X

Como saber se a embreagem está ruim? 6 sinais para avaliar

Saber se a embreagem está ruim é imprescindível para manter o bom funcionamento do seu veículo e, consequentemente, a sua segurança no trânsito. Isso porque, quando você não presta atenção nesse componente, podem ocorrer desgastes excessivos no sistema de transmissão, o que gera falhas mecânicas.
Não é necessário ser um profissional de mecânica automotiva para descobrir como identificar problema na embreagem, já que o automóvel apresenta diversos sinais perceptíveis que são resultado de defeitos neste conjunto de elementos.

Quer dirigir sem preocupações? Neste post, trazemos alguns dos principais sinais para avaliar a saúde das embreagens. Confira!

1. Dificuldade de engatar marcha

Está sentindo dificuldade na hora de engatar a marcha? Muito provavelmente, isso está acontecendo devido a um ponto de engate alterado na embreagem, que pode ser causado por desgastes em seus componentes.

Portanto, já sabe, se está tendo dificuldades constantes para passar a marcha, procure o suporte de um mecânico quanto antes. 

2. Pedal de embreagem fundo ou sem folga

Caso você pressione o pedal para baixo, , até o final de seu percurso, sem haver nenhuma resistência, é sinal de que ele está fundo. Geralmente, essa condição acontece quando a embreagem está desgastada ou cilindro danificado. 

Porém, se notar que o pedal não tem espaço livre quando não está sendo pressionado, é um indicativo de que está sem folga, o que é comum quando o sistema está com a vida útil esgotada.

3. Ruídos incomuns

Uma embreagem sem defeitos não emite nenhum tipo de som, se você está ouvindo ruídos incomuns enquanto dirige, preste atenção para identificar que tipo de barulho está sendo produzido.
Estalo ou chiado quando o pedal é acionado pode ser consequência de deterioração no rolamento ou em demais peças da embreagem. O problema deve ser corrigido rapidamente, antes que afete a caixa de câmbio, o que pode encarecer o conserto.

Outro ruído recorrente é uma espécie de ‘’arranhado’’, que surge quando você não pressiona o pedal até fim ao trocar de marchas, o que acarreta dificuldade no encaixe delas. Contudo, se o pedal for pressionado por inteiro e o som anormal permanecer, é um aviso de que o carro necessita de uma avaliação profissional. 

4. Cheiro de queimado

Do nada está sentindo um cheiro de queimado no automóvel? O superaquecimento do disco de embreagem, decorrente do seu excesso de deslizamento, ocasionado por desgastes ou condução inadequada, pode dar origem a esse cheiro indesejável e preocupante. 

5. Vibração no pedal da embreagem

O excesso de vibração no pedal da embreagem requer a sua atenção, pois pode estar associado a diversas causas, como a instalação incorreta dos discos e danos relevantes nos suportes de transmissão. 
Avarias no cubo de embreagem, restos de óleo também pode provocar deslizamento entre platô e disco o que impede o funcionamento regular do conjunto, fazendo com que o pedal fique trepidando na ativação do conjunto de engate. 

6. Fluido de embreagem baixo

O fluido de embreagem é crucial para o pleno desempenho do seu veículo. Afinal, ele é responsável por transmitir a pressão necessária para engatar e desengatar as marchas. Se o nível desse fluido estiver baixo, pode apontar um possível vazamento no sistema de embreagem, fator que acaba comprometendo a sua performance.

Para verificá-lo, você deve abrir o reservatório do compartimento do motor e checar se o nível do líquido está abaixo do marcador. Em caso de resposta positiva, é preciso complementar o produto. Na maioria dos veículos atuais o reservatório de fluido da embreagem é o mesmo do sistema de freio.

Viu só como é fácil saber se a embreagem está ruim? Degastes, danos e desajustes nesse sistema geram uma série de sinais que podem ser percebidos pelo motorista durante a condução do carro. Ao se deparar com qualquer uma das evidências citadas aqui, é indicado levar o automóvel até uma oficina mecânica de sua confiança. 

Quer cuidar dos freios do seu carro? Veja tudo o que você precisa saber sobre o sistema de frenagem automotivo!

Posts Realacionados