X

Como usar micrômetro, afinal? Descubra o que ele mede

A área de mecânica da linha pesada possui diversas modalidades de assistência, pois o mercado de manutenção de caminhões oferece uma grande demanda de serviços. Normalmente, as oficinas que optam por trabalhar com um tipo específico de manutenção acabam limitando suas ferramentas de trabalho ao que é utilizado com frequência nas reparações. 

Por conta disso, o mecânico acaba não conhecendo outros recursos que, porventura, podem ser utilizados. Um exemplo disso é o micrômetro. Você sabe o que é esse aparelho e para que ele serve? É muito comum encontrar profissionais que sabem que ferramenta é, mas não fazem ideia de sua funcionalidade.

Pensando nisso, criamos este post contendo informações sobre como usar micrômetro. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é o micrômetro e para que serve esse instrumento de medida?

Antes de falarmos sobre como usar micrômetro, é fundamental falarmos sobre o que é. Essa ferramenta nada mais é que um instrumento utilizado para medir dimensões lineares de um objeto, como espessura, largura, diâmetro, altura e profundidade de componentes de pequeno porte, podendo ser encontrado em milímetros ou em polegadas.

Por conta da sua precisão da ordem de micrometros (que é a milionésima parte do metro) e eficiência na medição de dimensões menores, é bastante utilizado nas indústrias e na engenharia mecânica. 

Existem três categorias de micrômetro, interno, externo e de profundidade.

Como se diferencia do paquímetro?

É possível afirmar que o micrômetro e o paquímetro são dois instrumentos utilizados para a mensuração de pequenas peças, entretanto, o micrômetro garante uma precisão maior.

Basicamente, o micrômetro se diferencia a partir da sua possibilidade de medição com alto grau de exatidão, visto que se trata de um instrumento mais rigoroso. Desse modo, devido a essa característica, é mais utilizado dentro da indústria mecânica, oficinas e retíficas de motor.

Enquanto isso, o paquímetro é usado para conferir a medida de espessuras e a distância entre 2 lados simetricamente opostos em um objeto, com precisões menores do que as realizadas no micrômetro, tratando-se de pequenas peças como porcas e parafusos.

Como usar micrômetro na prática?

É hora de falarmos sobre como usar micrômetro. Seu funcionamento pode ser considerado relativamente simples de entender. Basicamente, opera por meio do deslocamento de um parafuso micrométrico em uma porca. Dessa forma, com o giro do parafuso para um dos lados, é possível regular a distância de apoio da peça a ser medida.

O item a ser medido é colocado entre o pistão e o suporte. Ao posicioná-lo e ajustar a peça com o pistão, deve-se ouvir três cliques, pois isso indica que a peça ficou devidamente encaixada no aparelho. Em seguida, adiciona-se a trava para não comprometer a eficiência na medição do item, podendo, logo após, remover o objeto do micrômetro para fazer a leitura. 

Essas foram as principais informações acerca do que é e como usar micrômetro. Percebe-se que essa ferramenta tem uma grande importância para o contexto de medidas lineares, sendo relativamente simples de ser operada. Caso você queira adquirir essa ferramenta, no mercado existem opções em escala de milímetro, centesimal e milesimal. Existe na rede de computadores vários cursos gratuitos para aprender a utilizar de forma correta o micrômetro.

Gostou do artigo? Então, aproveite para acessar o nosso site!

Posts Realacionados