Segurança do trabalho em oficina mecânica: veja como evitar acidentes?

Na atualidade, é possível perceber os grandes avanços da tecnologia em favor da segurança do trabalho em oficina e mecânica e no ambiente empresarial como um todo. Por meio de recursos e ferramentas de trabalho, a equipe de colaboradores é capaz de obter grandes benefícios, como o aumento da produtividade, a diminuição de erros e uma maior satisfação do público consumidor em virtude da melhor qualidade do serviço.

Além do mais, os avanços tecnológicos também se fazem presentes nos acessórios e itens de uso de uma empresa, como cadeiras, mesas e equipamentos, melhorando a ergonomia e a segurança dos trabalhadores. No caso de oficinas mecânicas, os gestores devem estar atentos aos EPIs necessários e ao manuseio correto das ferramentas de trabalho. Preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual é a importância de investir na segurança do trabalho em oficinas mecânicas?

No passado, a segurança do trabalho em oficina mecânica, e por boa parte das empresas, era um tema negligenciado. Isso porque a pretensão principal dos empreendedores era obter lucros cada vez maiores por meio da mão de obra intensiva dos funcionários. Por conta disso, a situação encontrada no ambiente interno era bastante desfavorável à qualidade de vida dos colaboradores, já que não tinha uma política sólida voltada à segurança do trabalho.

Por esse motivo, os casos de acidentes e problemas de saúde dentro das fábricas e empresas de oficina mecânica eram bastante recorrentes, o que prejudicava o rendimento e a eficiência dos serviços e da saúde dos colaboradores. Para modificar esse cenário, foram criadas várias regulamentações visando padronizar determinadas tarefas segundo procedimentos de trabalho considerados seguros.

Com isso, houve uma redução significativa desse problema na atualidade. Além do mais, o funcionário tem nos dias atuais direitos e deveres que contribui para efetuar a tarefa com agilidade e eficiência, mas sem comprometer sua segurança.

Quais são as normas de segurança do trabalho no Brasil?

Aqui, temos as Normas Regulamentadoras (NR) que estão relacionadas à segurança e Medicina do trabalho. Elas são obrigatórias para as atividades empresariais tanto públicas quanto privadas. Dessa forma, o não cumprimento dessas obrigações pode acarretar em penalidades previstas pela legislação.

Quando pensamos nas regulamentações de trabalho focadas na segurança do trabalho em oficina mecânica há algumas NRs principais, entre elas estão:

  • NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
  • NR 09 – Programas de Prevenção de Riscos Ambientais;
  • NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
  • NR 12 – Máquinas e Equipamentos;
  • NR 17 – Ergonomia;
  • NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;
  • NR 23 – Proteção contra incêndios.

Essas e outras normas de segurança visam organizar o ambiente de trabalho de modo a proteger os colaboradores de eventuais acidentes no ambiente de trabalho. Por conta disso, os gestores de oficinas mecânicas devem estar atentos às regulamentações que se encaixam com suas atividades e colocá-las em prática.

Quais são os acidentes mais comuns em oficinas mecânicas?

Os serviços de oficina mecânica exigem dos profissionais dessa área várias habilidades quanto ao manuseio de ferramentas e na prática dos trabalhos de reparação para que a qualidade do serviço e a saúde do profissional sejam garantidos. Isso porque há vários problemas que podem surgir na rotina de trabalho do mecânico. Veja agora os acidentes mais comuns em oficinas mecânicas!

Queimaduras por meio de agentes químicos

A manutenção de veículos envolve tratamento e uso de vários compostos e substâncias químicas que podem ser nocivas à saúde de uma pessoa. Logo, é muito comum relatos de acidentes envolvendo queimaduras por meio de agentes químicos.

Gestão de oficina e tecnologia

Elétricos

Além de produtos químicos, a eletricidade é outro meio causador de acidentes dentro de oficinas mecânicas. Por contar com máquinas e equipamentos de grande porte para as manutenções mecânicas, bem como o uso contínuo de ferramentas elétricas, há um maior potencial de acidentes, já que muitos profissionais acabam não atentando à manutenção e uso correto desses equipamentos.

Líquidos e superaquecidos

Lidar com líquidos tóxicos e superaquecidos também é uma atividade que faz parte do trabalho do profissional mecânico. Materiais de manutenção como soldas e sistemas mecânicos de arrefecimento são alguns exemplos de assuntos da oficina que podem gerar acidentes relativos a queimaduras.

Acidentes devido ao manuseio de ferramentas

Como já citado, os serviços de manutenção mecânica exigem que o profissional trabalhe com diversas ferramentas. Algumas são bastante simples de serem operadas. Já outras exigem uma maior atenção e cuidado. Podemos citar como exemplo, alicates hidráulicos, elevadores, prensa hidráulica.

Esses e outros equipamentos, se não utilizados de forma correta, podem acabar gerando acidentes sérios, comprometendo a integridade física dos trabalhadores.

Como esses acidentes podem ser evitados?

Agora que você já sabe quais são os acidentes mais comuns dentro de uma oficina mecânica, é necessário falarmos sobre como esses entraves podem ser evitados. Confira agora algumas medidas essenciais!

Uso de EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual são bastante importantes em qualquer tipo de trabalho que necessite de proteção física. Podemos citar como exemplo de EPIs botas, óculos, roupas especiais e capacetes. Como o próprio nome sugere, eles têm a função de proteger o indivíduo contra possíveis acidentes no ambiente de trabalho.

Organização do trabalho

A organização do espaço de trabalho também é um requisito fundamental para minimizar os problemas e acidentes dentro da oficina. Isso porque essa estratégia permite evitar contratempos, como equipamentos dispostos em lugares inadequados, equipamentos em funcionamento sem o consentimento do profissional etc.

Treinamentos adequados

Por fim, não podemos deixar de citar a importância de investir no treinamento da sua equipe de trabalho. A depender dos serviços que serão trabalhados dentro da oficina é necessário qualificar o time para melhorar as técnicas e habilidades. Isso, além de melhorar a performance dos serviços, contribui para minimizar os acidentes internos.

Portanto, estas foram as principais informações acerca da segurança do trabalho em oficinas mecânicas. Percebe-se que ao seguir alguns passos e recomendações é possível reduzir bastante os riscos de acidentes, além de melhorar a eficiência e produtividade dos profissionais mecânicos.

Gostou do artigo, mas ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa