Você já deve ter ouvido pelo menos uma pessoa dizer, em uma conversa entre amigos, que comprar carro do ano não compensa. Mas será que isso é verdade? Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens de tirar da loja um veículo zero-quilômetro?
Claro que só aquele “cheiro de novo” que sentimos ao entrar no carro já parece fazer tudo valer a pena, não é mesmo? Garantia de fábrica, menor possibilidade de surgimento de problemas mecânicos e, até mesmo, o status são importantes fatores envolvidos nessa decisão. Mas há algumas questões que precisam ser consideradas antes de bater o martelo.
Trouxemos este artigo para ajudar você a ter mais argumentos antes de comprar o carro do ano — ou mudar de ideia, optando por um seminovo. Vamos entender melhor o assunto? Acompanhe o post!
Quando comprar carro do ano faz sentido?
A resposta pode parecer simples: um carro do ano é novo e tem o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Mas muita gente acha que justamente isso pode ser um problema. O argumento é que as novidades podem ainda não ter sido testadas suficientemente e, em consequência, dar problemas de manutenção.
Essa situação até era mais comum antigamente, mas hoje, com o avanço das tecnologias, é mais difícil que você tenha problemas desse tipo na compra do carro zero. Vamos apresentar, agora, as vantagens de comprar o carro do ano, para ajudar na sua decisão.
Menos manutenção
Esse é o principal motivo que leva as pessoas a querer adquirir um veículo zero. Dificilmente você terá problemas mecânicos, e seu carro estará com a lataria intacta, pneus novinhos, desempenho 100%, ou seja, nada de surpresas desagradáveis no orçamento.
Garantia de procedência e cobertura de fábrica
Na hora de comprar seu carro, você não vai precisar se preocupar com quem foram os antigos donos, se há multas ou impostos em atraso, burocracia com a transferência, entre outros problemas. Ele vai para a rua com a documentação em dia e a segurança de ter passado por todos os processos de credenciamento e certificação necessários para circular com tranquilidade.
Além disso, você poderá contar com a garantia de fábrica, um recurso difícil de ser obtido com seminovos. Isso significa que, se houver algum defeito, a montadora fará a troca sem custos para você.
Seguro mais barato
Dificilmente você vai comprar o carro do ano sem fazer um seguro automotivo, certo? Saiba que o veículo zero é mais bem-avaliado pelas administradoras; com isso, você poderá obter preços melhores.
Menos danos ao meio ambiente
Como dissemos, a tecnologia evolui a cada ano, e uma das grandes preocupações das fábricas, atualmente, tem relação com a emissão de poluentes. Ao comprar o carro do ano, certamente, você terá em mãos um modelo mais moderno e eficiente, provocando menos danos à atmosfera.
Revenda facilitada
Quanto mais novo o veículo, mais facilmente você conseguirá passá-lo para frente. Portanto, se você gosta de comprar o carro do ano, trocando periodicamente de automóvel, essa é uma excelente escolha.
O que observar na hora de decidir?
Mesmo com todas as vantagens que apresentamos, é preciso considerar mais algumas situações antes da decisão pela compra do carro do ano. Para começar, vale responder o que motiva você a fazer essa aquisição:
- preço;
- status;
- as duas alternativas acima.
Mas esses não são os únicos fatores que devem ser observados. É preciso, por exemplo, entender qual é o seu perfil de motorista, que uso você faz do veículo, quais as suas prioridades em relação à escolha etc.
O orçamento previsto para a compra do carro também deve ser levado em conta. Veículos mais novos, em geral, são mais caros. Ao optar por um seminovo, dependendo de quanto tem para gastar com a aquisição, você poderá ter mais adicionais e comodidades, como bancos de couro, ar-condicionado, motor mais potente e outros itens que podem ser importantes para você.
Por fim, você deve avaliar se está fazendo a compra no momento certo. Por exemplo, ao comprar um carro no fim do ano, você poderá pagar mais por um modelo que, no ano seguinte, já estará desvalorizado. Às vezes, nesse caso, pode valer a pena esperar mais um pouco para fazer essa aquisição.
Quais as principais dicas para a compra do carro ideal?
Comprar o carro do ano é uma escolha que depende das suas necessidades, do seu gosto pessoal e do orçamento disponível, entre outras questões. Mas há algumas dicas que podem ajudar você a tomar uma decisão mais certeira, sem que haja arrependimentos futuros. Confira quais são elas:
- veja quanto dinheiro você tem disponível: considere, por exemplo, quanto vale o seu carro atual e se ele servirá para dar como entrada, em caso de financiamento;
- preste atenção às formas de pagamento: converse com o vendedor sobre desconto, vantagens na compra à vista, taxas de juros de financiamento etc.;
- pense no futuro: não se esqueça de fazer o planejamento financeiro para manutenções preventivas e considerar todas as despesas que terá com o carro;
- avalie o valor de revenda: veja se o carro do ano hoje não será aquele modelo abandonado pela montadora amanhã ou se ele costuma desvalorizar demais na hora da troca;
- faça comparações com seminovos: muitas vezes, comprar carro do ano anterior pode valer a pena financeiramente;
- faça o test drive: na foto e nas avaliações, o carro pode parecer perfeito, mas cada pessoa tem um estilo de dirigir; por isso é tão importante conhecer o veículo de perto antes de comprar;
- não tenha pressa de comprar: aquisições de impulso não combinam com a negociação de bens como um automóvel; portanto, pesquise muito, avalie bem todos os fatores e pense antes de fechar negócio.
Como você pôde perceber, a decisão sobre comprar o carro do ano não pode ser simplista, ou seja, ser tomada a partir do senso comum de que essa será sempre a melhor opção. É preciso aliar seus desejos e necessidades a uma análise do orçamento que você tem previsto para a aquisição e se realmente vale a pena fazer essa escolha.
Achou este post útil? Aproveite para seguir nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e acompanhar nossos conteúdos feitos especialmente para você!