Gestão de Oficina Para o Mecânico

Missão, visão e valores de uma oficina mecânica

Oficina Mecânica

Ouça este post no player abaixo:

Quando você ouve falar nos gestores de grandes negócios, você também costuma escutar coisas como “a missão da nossa empresa é…”, “nossa visão é…”, “os valores que cultivamos são…” e outras frases do tipo. Para quem olha de fora, pode não parecer algo tão relevante, mas todo negócio deveria levar esses fatores em conta. Saber a missão, visão e valores de uma oficina mecânica é tão importante quanto em qualquer empresa.

Porém, como você já deve ter percebido, essas palavras não costumam ser tão bem explicadas. Ao menos, não com a mesma frequência que são usadas. Se você não entender o que realmente significa a sua missão, visão e valores, então será bem mais difícil criá-los e colocá-los em prática.

Quer entender a importância desses conceitos e como pode estabelecer os seus? Então acompanhe e veja tudo que precisa saber.

O que são “missão, visão e valores” e por que são importantes?

Antes de pensar em estabelecer a missão, visão e valores de uma oficina mecânica, você precisa entender o que cada um desses termos representa. Usá-los sem entender seu propósito é pior do que ignorá-los.

Veja aqui o significado de cada um e sua importância para a empresa.

Missão

Uma missão, como o nome já diz, é aquilo que sua empresa se propõe a fazer, além do produto ou serviço entregue. Deve ser algo mais profundo e abrangente, que ajude a destacar como é seu negócio e como você deseja que ele seja no futuro. É a “razão de ser” do seu negócio.

Pense nisso como os objetivos da empresa como um todo. No curto prazo, você tem a entrega do produto e o nível de qualidade desejado para o cliente. No médio prazo, objetivos de manutenção e aprimoramento. Já no longo prazo, suas metas para crescimento ou para gerar estabilidade.

Visão

Você já passou por um momento da sua vida onde teve um sonho que parecia impossível? Algo como se tornar astronauta, um músico lembrado ao longo da história ou mesmo competir com as maiores oficinas mecânicas do mundo? Se esse foi o caso, então você teve uma “visão”, um objetivo de prazo estabelecido ou não em direção ao qual você sempre está caminhando.

Essa visão de futuro deve ser a principal guia para suas demais decisões na empresa. Afinal, é o grande objetivo do negócio e, talvez, seu próprio objetivo pessoal. Mesmo que ele seja, para todos os efeitos, impossível, ainda é algo benéfico para a empresa, pois dá a todos os membros um objetivo claro.

Valores

Assim como as pessoas, uma empresa também precisa cultivar valores em seu dia a dia. Em geral, tais valores dialogam diretamente com sua missão e sua visão, refletindo esse objetivo ou mesmo contribuindo com seu cumprimento. Além disso, eles também refletem os comportamentos, opiniões e atitudes que você deseja dentro do seu negócio.

Ter valores bem definidos dentro de uma empresa é mais que uma questão de ética e consistência de ações. É também outra maneira de guiar suas decisões ao longo do tempo. Digamos, por exemplo, que sua empresa escolheu “disciplina” como um de seus valores. Isso significa que você valoriza aqueles que cumprem bem seus prazos e horários, não se desviam do plano sem motivo e alcançam objetivos bem determinados com segurança.

Como você pode estabelecer a missão, visão e valores de uma oficina mecânica?

Levando em conta as explicações dadas acima, o que você pode fazer para definir sua missão, visão e valores? Na realidade, há incontáveis possibilidades para isso, mas também existem alguns métodos comuns que você pode seguir caso esteja em dúvida. Veja, a seguir, alguns exemplos.

Avaliação interna e autocrítica

O primeiro passo para definir visão, valores e missão em sua oficina mecânica é avaliar seu negócio, seus planos e ser o mais realista possível. Muitos empreendedores acabam colocando características genéricas em seus valores, como “ser inovador e correr riscos”. Entretanto, pode ser que sua gestão dificilmente envolva qualquer coisa que não seja segura. Nesse caso, um valor melhor seria “consistência e segurança para todos”.

Não entenda errado, não é que um valor seja intrinsecamente melhor ou pior que outro. Porém, no contexto de um negócio, você precisa saber quais desses componentes realmente fazem parte da sua empresa. Se, no fundo, o que você busca é construir um negócio estável que sustente sua família com conforto e ainda traga alguma satisfação, não há nada de errado em considerar essa a sua visão.

Defina suas prioridades

A missão, visão e valores de uma oficina mecânica são reflexo direto das suas prioridades enquanto gestor. Como já dissemos, se o seu objetivo é estabilidade, então essa é a prioridade da sua empresa. Desta forma, todas as outras decisões seguindo sendo tomadas de acordo. Se você não tem princípios bem estabelecidas, é mais difícil saber para onde você quer levar sua empresa.

Enquanto você faz sua autoavaliação, pergunte-se quais aspectos você prioriza em um negócio. Além disso, considere se sua equipe age ou não de acordo com isso. Ter essa resposta primeiro vai ajudar a tomar várias outras decisões difíceis com relação à gestão da sua oficina.

Incentivo a sua aplicação no dia a dia

Se você já escolheu sua missão, descobriu quais são seus valores e definiu uma visão, ainda falta um aspecto muito importante desta tarefa: a incorporação de todos esses aspectos no seu dia a dia. Como também já dissemos, não basta colocar “inovação” em uma lista e achar que já é o suficiente. Você precisa exercitar isso diariamente e fazer com que sua equipe faça o mesmo.

Há muitas formas de nutrir esses aspectos do seu negócio, desde a contratação de pessoas que também carregam valores similares até sua própria influência na equipe. Mesmo objetivos simples do dia a dia, como a conclusão de um serviço, podem carregar um pouco desses valores, missão e visão.

Claro que esses são apenas alguns aspectos do que forma a missão, visão e valores de uma oficina mecânica. É impossível dizer quais serão os seus, a menos que você mesmo os busque.

Quer mais dicas para colocar que seu negócio tenha sucesso? Então baixe nosso e-book sobre como abrir uma oficina e veja exatamente o que precisa saber sobre o tema.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert