Programa Rota 45: conheça a capacitação para mecânicos

Não há dúvidas de que o setor automotivo vive um momento de grandes transformações. Para ajudar nosso mercado a acompanhar essas mudanças, o Programa Rota 45 surge como uma importante iniciativa para a capacitação das empresas.

O assunto, no entanto, ainda é uma novidade para muitas pessoas. Se você não sabe do que estamos falando ou quer conhecê-lo melhor, continue lendo este post para descobrir tudo sobre o Programa Rota 45!

O que é o Programa Rota 45?

O Programa Rota 45 está inserido na estratégia das instituições que encabeçam o setor automotivo nacional para fomentar o seu desenvolvimento. Ele foi idealizado com o objetivo de preparar para as novas demandas as empresas que integram o aftermarket — ou seja, o mercado de peças e reparação em geral.

Para isso, o programa atua na capacitação, qualificação e certificação de oficinas e lojas de autopeças do varejo. Dessa forma, é esperado que elas aumentem a qualidade dos serviços prestados e ganhem em competitividade.

Ponto de Partida

O ponto de partida para esse projeto foi o programa federal Rota 2030, que já indicava as direções das mudanças no setor e o impacto desse fenômeno nas empresas. 

Lideram essa iniciativa o Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios) e o Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos). Eles contam, ainda, com o apoio direto do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Com tantas instituições envolvidas, a intenção é que o Programa Rota 45 se estabeleça como uma verdadeira política setorial para orientar a atuação das empresas integrantes do mercado automotivo.

Como funciona esse programa?

Para atingir o maior número de empresas e alcançar bons resultados práticos, o Programa Rota 45 busca impactar diversos aspectos importantes do dia a dia dessas companhias. Entre muitos outros pontos, o suporte contempla questões como a adequação às normas legais, as boas práticas de gestão e o relacionamento com o cliente.

Quando uma empresa começa a participar do programa, o primeiro passo é realizar um diagnóstico sobre sua situação. Em seguida identifica-se seus pontos fortes e fracos — assim como é feito na análise SWOT para oficina

De acordo com as informações levantadas, os gestores são orientados a respeito das ações necessárias para viabilizar a melhoria dos processos. Basicamente, esse será o caminho que a empresa terá de percorrer para receber a certificação oferecida.

A consultoria prestada pelos agentes do Programa Rota 45 também é de grande ajuda para que os resultados sejam atingidos de forma rápida e eficaz. Profissionais experientes auxiliam o gestor na implementação das transformações, garantindo que elas se incorporem às práticas da empresa de forma definitiva.

O foco do programa são as micro e pequenas empresas que atuam na reparação, prestando serviços mecânicos e elétricos em geral. Também estão incluídas no público-alvo as lojas de autopeças, componente fundamental dessa cadeia de assistência aos motoristas. 

Gestão de oficina e tecnologia

Contudo, a ideia é que os efeitos positivos dessas melhorias sejam propagados por todos os mercados relacionados, como indústrias de autopeças, montadoras, concessionárias e até seguradoras.

Quais os benefícios de participar do Programa Rota 45?

As inovações que surgem a cada ano no setor automotivo têm transformado a forma como vemos e nos relacionamos com os veículos. Conceitos como conectividade, integração com os meios digitais e uso de motores elétricos são apenas alguns dos que passarão a fazer parte da rotina das empresas dentro de muito pouco tempo.

Por isso, o principal benefício proporcionado pelo Programa Rota 45 é a oportunidade de manter esses negócios competitivos e preparados para lidar com os novos desafios. A certificação oferecida pelo programa contribuirá para conferir mais credibilidade ao empreendimento, que é um grande diferencial para conquistar a confiança dos consumidores.

Após adotar as providências recomendadas, esses pequenos negócios passarão a operar com mais eficiência e qualidade. Isso traz uma série de benefícios práticos, melhorando desde a gestão administrativa até as atividades operacionais.

Gestão de pessoas

Em relação à gestão de pessoas, por exemplo, a empresa poderá se atualizar em temas importantes, como as mudanças na legislação trabalhista decorrentes da reforma da Previdência Social. Nas demandas logísticas, os processos otimizados permitem tornar as tarefas mais rápidas e reduzir perdas. Com menos desperdício e mais sustentabilidade, dá até para alcançar uma considerável redução de custos no orçamento.

Melhoria contínua

Tudo isso estimula o desenvolvimento de uma cultura de gestão organizacional voltada para a contínua melhoria dos processos. O resultado inevitável é o aumento da produtividade, da satisfação dos clientes e do bom relacionamento com os parceiros comerciais.

Diante da competitividade do mercado e da necessidade de se habilitar para as inevitáveis mudanças no setor automotivo, essa é uma grande oportunidade para as empresas que se enquadram no público-alvo. 

Afinal, é preciso ter em mente que a população também tem se tornado mais exigente, preferindo consumir serviços automotivos em empresas com capacitação e qualidade reconhecidas. Por isso, é tão importante se atualizar constantemente por meio de cursos para mecânicos e programas desse tipo.

Como participar do Programa Rota 45?

Se você é gestor de uma empresa do aftermarket automotivo, como uma oficina mecânica, certamente já pensou sobre melhorias que poderiam ser implementadas no seu negócio, não é mesmo? O Programa Rota 45 pode ser a chance que você esperava para transformar sua atuação e se tornar uma verdadeira referência no que faz.

Para participar do programa como empresa de reparação, basta entrar em contato com o Sindirepa-SP. A instituição apresentará o processo de capacitação realizado pelo Sebrae-SP e pelo IQA, que será a primeira etapa nessa certificação.

O processo é o mesmo para revendedores de autopeças, mas, nesse caso, o contato deve ser feito com o Sincopeças-SP. Para facilitar a vida dos interessados, foi criada uma página com as principais informações sobre o programa e os passos para participar.

O ritmo das inovações faz com que o processo de profissionalização e aperfeiçoamento do mercado de reparação automotiva seja constante. Por isso, o Programa Rota 45 é uma iniciativa muito importante para que as empresas se mantenham prontas para atender a qualquer demanda com alta qualidade.

Já conhecia essa iniciativa? Aproveite a seção de comentários e conte para a gente o que achou do Programa Rota 45!

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.