Gestão de Oficina Para o Mecânico

Análise SWOT de uma oficina mecânica: qual a importância e como fazer?

Análise SWOT

Está sem tempo para ler? Você pode ouvir este post:

Seja pela exigência crescente dos consumidores, pelo aumento da concorrência regional ou por inúmeros outros motivos. A verdade é que ter uma oficina é sinônimo de trabalho duro e constante adaptação. Mas, afinal de contas, como proteger seu negócio da competitividade natural do setor? Pois essa é a principal razão para realizar uma análise SWOT em sua oficina mecânica.

Assim como todos os demais empreendimentos do mercado, as oficinas estão sujeitas a obstáculos. Por essas e outras, é muito importante estar atento tanto aos pontos altos como aos pontos baixos da empresa. Além disso, é preciso considerar essa autocrítica como passo fundamental para a sobrevivência do negócio.

Acompanhe os próximos tópicos para conferir tudo o que você precisa saber sobre a análise SWOT de uma oficina mecânica!

O conceito por trás da sigla

Antes de mais nada, é preciso entender o termo: originalmente criado em inglês, SWOT é sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Traduzindo para o português, temos, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A análise em si consiste em reconhecer os pontos fortes e fracos do estabelecimento. Acredite: apesar de soar bastante simples, essa investigação guiará os caminhos que o negócio precisa percorrer.

Além disso, devemos destacar que existe uma grande diferença entre saber quais são os obstáculos existentes e efetivamente reconhecer cada um deles. Afinal de contas, quanto mais dificuldades você identifica, mais facilidade terá em superá-las!

O diagrama da análise SWOT

O diagrama consiste em uma tabela simples, que será organizada por colunas referentes aos ambientes (interno e externo) e aos fatores correspondentes. Fique de olho para entender melhor.

Os ambientes

Os ambientes correspondem aos meios em que os fatores são manifestados, sejam eles positivos ou não. Na linha que representa o ambiente interno, portanto, destaque as características da sua oficina mecânica. Já na linha do ambiente externo, elenque aspectos do mercado no qual a empresa está inserida.

Os fatores

Os pontos positivos são todas aquelas características benéficas ao funcionamento da sua oficina. Já os negativos representam suas vulnerabilidades — basicamente tudo aquilo que pode fazer sua empresa fracassar.

O diagrama

Para ficar mais didático, este é um modelo de diagrama da análise SWOT. Perceba no quadro abaixo como os fatores estão elencados:

AmbientesFatores positivosFatores negativos
InternoForças

(S)

Fraquezas

(W)

ExternoOportunidades

(O)

Ameaças

(T)

Mas não é só isso! Nós realmente gostaríamos que você dedicasse um momento para a realização desse diagrama. Que tal fazer uma tentativa inicial? Logo mais, vai entender a importância dele em sua oficina.

Um dono e gestor da Oficina Mecânica

Vamos agora usar um exemplo prático para preencher o diagrama da análise SWOT, ok? Digamos que essa oficina mecânica tem uma boa cartela de clientes e está bem localizada. Inclusive, pelo fato de o bairro ter atraído muitos aposentados, tem o potencial de aumentar sua clientela.

Em contrapartida, a equipe não tem qualificação técnica para lidar com carros importados. Além disso, o ferramental é antigo e inadequado aos veículos mais tecnológicos. Para complicar, o dono ficou sabendo que, em breve, uma filial de uma grande franquia poderá abrir as portas a 2 quadras de distância do seu estabelecimento.

Nesse cenário, como fica o diagrama SWOT da oficina mecânica?

AmbientesFatores positivosFatores negativos
Oficina Mecânica
  • boa cartela de clientes;
  • ​excelente localização.
O mercado
  • possibilidade de conseguir uma nova carte de clientes com bom poder aquisitivo.
  • surgimento de um novo concorrente​.

Está vendo? Em um rápido exercício, já foi possível identificar os pontos de fraqueza a serem trabalhados na oficina mecânica. Agora, seu dono e gestor já pode reconhecer as forças (S), resolver as fraquezas (W), atacar as oportunidades (O) e combater as ameaças (T)!

O caminho para uma boa análise SWOT

Um aspecto importante a se considerar é que uma análise SWOT de qualidade está diretamente relacionada ao quão rica em informações ela é. Apesar do exemplo acima nos ajudar na resolução dos problemas daquela oficina, ele tem caráter meramente ilustrativo, sendo muito breve e simples.

Nossa dica primária é: dedique um tempo generoso à elaboração da análise SWOT do seu negócio. Inevitavelmente, quanto mais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças você identificar, mais preparado estará em relação aos concorrentes.

Confira a seguir alguns fatores que devem ser considerados durante o esboço do diagrama SWOT da sua oficina!

Elencando as forças

Destaque tudo aquilo que você tem como diferencial no mercado. Lembre-se de que são as particularidades que tornam sua oficina única regionalmente. Alguns exemplos seriam:

  • preços;
  • publicidade efetiva;
  • disponibilidade de peças;
  • qualificação dos profissionais;
  • ambiente organizado, limpo e com espaço adequado para recepção dos clientes;
  • rapidez na execução dos serviços.

Reconhecendo as fraquezas

É importante buscar constantemente a excelência, certo? E especialmente com a dinâmica atual, é preciso se atualizar sempre. Aí entra o reconhecimento dos pontos fracos, que pode ser o primeiro passo dessa caminhada.

Basicamente, as fraquezas são todas as suas vulnerabilidades que, se resolvidas, serão transformadas em forças. Como exemplos podemos citar:

Identificando as oportunidades

As oportunidades englobam tudo aquilo que você pode transformar em forças ou benefícios para sua oficina. Entenda melhor com alguns exemplos:

  • capacitação profissional;
  • alterações na legislação;
  • mudanças no mercado regional;
  • qualificação das parcerias com fornecedores;
  • investimentos capazes de solucionar fraquezas mapeadas.

Observando as ameaças

Seja por experiência, por convivência no ramo ou por puro instinto, as ameaças costumam ser rapidamente identificadas. Geralmente são situações de:

  • novos concorrentes;
  • alterações na legislação;
  • perda de parceiros e fornecedores estratégicos;
  • novas tecnologias para as quais você ainda não está preparado.

Vale aqui o destaque para a dupla menção às mudanças na legislação, seja como oportunidade, seja como ameaça. Isso porque qualquer alteração tributária, fiscal ou municipal pode prejudicar ou melhorar seu faturamento.

A importância da análise SWOT

Nesse ponto da leitura, a relevância da análise já deve ter ficado bem mais clara. Como avaliamos, trata-se de um exercício simples de autoquestionamento. Conhecendo bem o cotidiano da sua oficina, você certamente será capaz de preencher o diagrama sem maiores dificuldades.

Esse sistema funciona até mesmo na hora de planejar tomadas de decisão! Está lembrado da oficina mecânica do nosso exemplo? Pois a análise permitiu entender que, ao investir na capacitação dos funcionários e em maquinário, pode ser possível conquistar aqueles novos clientes de bom poder aquisitivo da região.

Percebe como o gestor pode solucionar as fraquezas com os investimentos certos e conquistar oportunidades com uma nova clientela? Por fim, pode também combater a ameaça, destacando-se frente ao novo concorrente? Além do mais, pode fidelizar sua principal força, os antigos clientes, que não terão motivos para abandonar os serviços da oficina, que estarão ainda melhores.

Para concluir, podemos entender que a capacidade de adaptação será a principal virtude dessa geração profissional.

O alinhamento com o planejamento estratégico

A essa altura, você já deve ter percebido que fazer a análise SWOT da sua oficina mecânica vai ajudar na elaboração do planejamento estratégico do negócio, correto? E perceba: isso não só pode como deve ser feito mesmo que a empresa já esteja no mercado há muitos anos! É preciso, cada vez mais, apostar na profissionalização para se manter competitivo.

Assim, ao fazer a avaliação dos seus pontos fortes e fracos, forças e fraquezas, será preciso alinhar as observações a seu planejamento estratégico. Como tudo isso pode ser adequado à missão, à visão e aos valores da oficina? Aliás, você já parou para pensar mais a fundo sobre esses fatores? Se não, essa é uma boa hora.

Na prática, essas análises serão muito úteis para você conseguir ter uma ideia melhor do que precisa ser feito. Desta forma, possibilitando que sua empresa se fortaleça, conquiste mais clientes, mantenha satisfeitos os que já estão em sua carteira e não sofra com as possíveis mudanças no cenário econômico da região onde atua.

As oportunidades do mercado automotivo

Agora que você já fez sua análise SWOT e alinhou todas as observações sobre sua oficina mecânica à missão, à visão e aos próprios valores, reforçando seu planejamento estratégico, podemos passar para o próximo passo. É importante ter conhecimento sobre o mercado em geral. Assim, é possível identificar eventuais oportunidades que possam ser aproveitadas em seu negócio, fazendo com que ele cresça de forma sustentável, mantendo a rentabilidade.

Sabia, por exemplo, que a frota de veículos cresceu 1,2% em 2017? Para você, no entanto, mais importante ainda é saber que a idade dos veículos em circulação no Brasil também aumentou: uma média de 9 anos e 7 meses. Nem precisamos dizer que isso representa uma excelente oportunidade para as oficinas mecânicas, não é mesmo? Afinal, carros usados exigem mais cuidados com manutenção preventiva e com a troca de peças.

Segundo o Sindipeças, sindicato nacional que reúne as empresas de autopeças, o faturamento líquido de janeiro a junho de 2019 foi 10,4% superior ao faturamento do mesmo período de 2018. As vendas para montadoras aumentaram, assim como as intrassetoriais e para o mercado de reposição, por exemplo. O que tem de bom aí para você? Como se beneficiar? É preciso ficar atento a esses dados, utilizá-los como oportunidades para agarrar logo qualquer brecha promissora que o mercado sinalize.

De olho nas movimentações do setor, pense: o que é preciso para que seu negócio acompanhe essa dinâmica, trazendo para si um maior número de clientes? É justamente o que veremos a seguir.

As tendências a acompanhar

Se sua oficina mecânica já está no mercado há muitos anos, você certamente percebeu que muita coisa mudou desde o dia em que abriu as portas pela primeira vez. E não estamos falando apenas do uso de novas tecnologias. Mas também da forma como o atendimento aos clientes é feito, bem como das exigências que eles impõem à empresa.

O fato é que sempre há mais a ser feito. Se você fizer a análise SWOT como propusemos neste conteúdo, logo identificará que outras mudanças podem ser incorporadas a seu negócio. A boa notícia é que algumas tendências já podem ser apontadas, exatamente o que vamos fazer agora. Acompanhe!

Otimização dos espaços

Não é segredo algum o fato de que, na maioria das vezes, o crescimento de uma empresa demanda investimentos maiores. No caso da oficina mecânica, isso não precisa significar, por exemplo, que você deve se mudar para um imóvel maior a fim de conseguir atender mais clientes. É preciso buscar soluções inteligentes para aproveitar melhor o espaço que já tem disponível, evitando aumentar os gastos com o imóvel.

Saiba que o mercado já oferece alguns equipamentos que ajudam nesse sentido, como os duplicadores de vagas. Eles permitem que as áreas de fluxo dos veículos não fiquem bloqueadas, possibilitando assim uma maior movimentação na oficina. Seria uma boa solução para seu espaço?

Qualificação dos profissionais

Uma oficina mecânica que pretende se manter no mercado sem ser atropelada pela concorrência deve apostar na capacitação contínua de seus profissionais. Afinal, é preciso acompanhar a movimentação das montadoras, que estão investindo fortemente em novas tecnologias para melhorar o desempenho dos veículos.

Seus mecânicos precisam aprender a lidar com peças mais modernas, acessórios inteligentes e equipamentos cada vez mais tecnológicos usados nos carros. Esse pode até mesmo ser um grande diferencial para o seu negócio, ampliando as oportunidades de conquista de novos clientes.

Sabemos que nem sempre é possível atender a todas as demandas e ficar a par de cada pequena novidade apresentada pelo mercado. Mas você também não precisa recusar um serviço por não ter o profissional qualificado para executá-lo, ok? Uma alternativa é buscar parcerias para terceirizar esse atendimento. Assim, você não perde o cliente, que pode precisar da sua oficina em outros momentos para serviços que já oferece.

Personalização do atendimento

Com características distintas, cada cliente gosta de ser atendido de forma diferenciada. Você sabe como é: ao entrar em um restaurante que já conhece há anos, percebe como é bom quando o garçom já conhece suas preferências, como a mesa preferida ou os pratos e as bebidas de sempre, não é verdade? Isso deve funcionar de forma semelhante na sua oficina mecânica!

Crie o hábito de cadastrar os clientes, montando um banco de dados sobre eles. Você pode incluir informações sobre o veículo, quais foram as peças trocadas na última visita, quando ele deve retornar para fazer a troca de óleo, entre outros dados. Isso o ajudará a prestar um atendimento proativo, o que pode surpreender positivamente o cliente, fidelizando-o.

Uso da tecnologia

Assim como as montadoras buscam cada vez mais inovações para melhorar o desempenho dos carros, o mesmo deve acontecer com as oficinas mecânicas em relação à tecnologia. Hoje, muitas já contam com algumas dessas novidades, como alinhadores computadorizados com conexão bluetooth, por exemplo.

Mantenha-se atento às inovações que podem ajudar sua empresa a atender com mais agilidade e a oferecer um serviço diferenciado. Isso tudo pode interferir no preço cobrado, com o aumento dos seus lucros, bem como na redução de custos.

Mas preste atenção: todas essas tendências serão mais bem aproveitadas em seu negócio se você souber fazer um bom planejamento. O uso da análise SWOT na sua oficina mecânica o ajudará a identificar quais opções são realmente adequadas a seu modelo de atendimento e em que momento as mudanças poderão ser aplicadas na empresa.

Agora sim, você tem todas as ferramentas necessárias para realizar a análise SWOT da sua oficina mecânica! Que tal começar a fazer a sua agora mesmo? Então aproveite e baixe o nosso ebook gratuito para expandir as suas vendas! Nele, você vai encontrar dicas valiosas para a sua empresa — mesmo que ela já esteja no mercado há muitos anos.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert