Gestão de Oficina Para o Mecânico

Como montar uma sala de espera incrível na oficina mecânica?

oficina mecânica

Dependendo do tipo de serviço que você oferece e do tamanho da sua oficina, pode ser que você precise de um espaço para receber seus clientes e deixá-los esperando durante algum processo. Para isso, você precisa de uma sala de espera na oficina mecânica. Ela tem muito mais relevância para seu relacionamento com o cliente do que você imagina!

Em primeiro lugar, essa sala já ajuda a comunicar o quanto você se preocupa com a satisfação do seu público. Se você souber como montar um local desse tipo em sua oficina mecânica corretamente, logo verá como alguns de seus clientes sairão do seu negócio bem mais satisfeitos e tranquilos.

Quer descobrir como criar uma sala de espera na oficina mecânica? Então veja estas dicas!

1. Use cadeiras e sofás bem confortáveis

A primeira função de uma sala de espera, como o próprio nome já diz, é dar um espaço para que seus clientes aguardem até serem atendidos, falar com o responsável para agendar um serviço ou receber seu carro de volta logo após a manutenção. Porém, se você ficar esperando em pé por alguns minutos, logo vai se sentir desconfortável.

Sendo assim, o ideal é que você invista em cadeiras e sofás confortáveis e em número suficiente para o total de clientes que você costuma deixar em espera da cada vez. Evite móveis de tecido, que acumulam muita poeira, e deixe também uma mesa de centro para que eles coloquem alguns objetos.

2. Tenha uma TV, rádio ou revistas no local

Ter um lugar confortável para sentar é útil, mas quando há várias pessoas em uma sala, o silêncio pode se tornar um pouco constrangedor, além de incômodo. Como você não quer clientes entediados na sala de espera na oficina mecânica, vale a pena colocar algumas opções para passar o tempo.

Uma TV que esteja sempre ligada ou mesmo um rádio podem ser bem úteis para preencher o silêncio e ajudar o tempo a passar mais rápido. Revistas também podem ser muito úteis, já que nem todo mundo tem o hábito de assistir TV. Se possível, disponibilize uma rede de Wi-Fi para que seus clientes acessem a internet também.

3. Água e café são sempre importantes

Dependendo do tipo de serviço que o cliente está aguardando, do nível de movimentação no dia ou da temperatura ambiente, certamente as pessoas na sala de espera vão ficar com sede. Se elas tiverem que sair para buscar água, pode ser que você perca um pouco mais tempo esperando por elas ou até eu desistam de ficar lá. Além da água, oferecer uma xícara de café pode deixar o cliente mais tranquilo e paciente.

As melhores cortesias que você pode oferecer nesse caso são um copo de água e uma xícara de café. Há várias máquinas de filtro e garrafas térmicas que tornarão sua sala de espera muito mais acolhedora para seus visitantes. Sem mencionar que, para a maior parte do público, isso é algo já esperado em todo negócio.

4. Climatize o ambiente

Mais uma vez, o conforto dos seus clientes faz uma boa diferença na hora de preparar sua sala de espera na oficina mecânica. Especialmente em um país como o Brasil, em que as temperaturas são bem altas o ano inteiro. Além disso, em um negócio como uma oficina mecânica, costuma sair bastante calor do espaço de trabalho.

Investir em climatização, com um ar-condicionado proporcional ao tamanho do local, será muito bom para manter o conforto dos seus clientes enquanto aguardam que seus pedidos sejam atendidos. E, quando não houver muita movimentação, a sala climatizada pode ser usada para outras finalidades, como a confraternização da equipe.

5. Invista em isolamento acústico

Na maioria das oficinas, não é incomum ouvir o som de parafusadeiras, motores, elevadores, entre outros equipamentos pesados. Junte isso ao barulho da rua e qualquer sala de espera tende a causar muita dor de cabeça em qualquer pessoa. Se esse for o seu caso, então vale a pena usar um isolamento acústico.

Mas você não precisa pagar por alguma tecnologia de ponta que silencie completamente o ambiente. Basta que a maior parte do som que vem de fora seja abafada, seja por vidros especiais ou revestimento nas paredes. Lembre-se de isolar o espaço visualmente, também. Luz direta, por exemplo, pode atrapalhar bastante o conforto de quem está aguardando.

6. A limpeza deve ser frequente

Quem faz a manutenção de carros sabe como esse trabalho pode ser sujo, literalmente falando. Apenas as manchas de graxa e cheiro impregnado de gasolina deixam isso mais evidente. Porém, dentro da sala de espera na oficina mecânica, esse não deve ser o cenário esperado. Tudo deve estar o mais limpo possível quando os clientes chegarem.

Para garantir a organização, é importante estabelecer algumas regras simples. Primeiro, rotinas de limpeza bem frequentes, retirada do lixo, etc. Isso já contribuirá muito para a qualidade do ambiente. Além disso, é uma boa ideia restringir a entrada dos mecânicos enquanto estão trabalhando, para não sujarem o local sem necessidade.

7. Deixe a marca do seu negócio

Por fim, mas não menos importante, você também deve pensar na decoração do local. Pode parecer algo desnecessário a primeira vista, mas o visual da sua sala de espera também contribui com as suas chances de retenção de clientes. Além disso, pode melhorar a imagem que sua oficina constrói diante do público. Tudo isso de forma sutil, mas ainda visível e eficaz.

A regra aqui é deixar no ambiente alguma marca de que ele faz parte do seu negócio. Se você trabalha com alguma cor na sua fachada ou interior, por exemplo, coloque-a aqui também. Se utiliza alguma forma ou estilo em seus materiais de divulgação, incorpore um pouco disso na decoração. Quadros com a história da empresa também são bem-vindos, especialmente para os clientes mais curiosos.

Agora que você entende melhor como montar uma sala de espera na oficina mecânica e conseguir o maior aproveitamento possível dela, é hora de colocar esses conceitos em prática no seu projeto. Quer mais dicas para contribuir com a imagem do seu negócio? Então veja nosso artigo sobre a importância da fachada de oficina mecânica e descubra exatamente o que precisa saber.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert