Gestão de Oficina Para o Mecânico

Como ter qualidade nos serviços da oficina mecânica?

Prestação de serviços da oficina mecânica

Quem é dono do próprio negócio precisa sempre pensar em formas de agradar o cliente e garantir sua fidelização. Para isso, oferecer qualidade é essencial. Assim, uma das principais tarefas do proprietário é pensar em como melhorar os serviços da oficina mecânica.

A satisfação de quem procura o seu trabalho é o motor para que a empresa continue caminhando bem e para que você consiga crescer no mercado. Mas como ter certeza de estar promovendo ótimas experiências para os consumidores?

Acompanhe as dicas que trouxemos neste post e saiba o que você pode fazer para melhorar o serviço e potencializar os ganhos do seu empreendimento!

Venda peças de qualidade

A primeira dica para fortalecer o seu nome no mercado e aumentar o número de clientes é trabalhar apenas com materiais que tenham boa procedência. Algumas oficinas oferecem equipamentos ou serviços de baixa qualidade, cobrando menos por isso e atraindo pessoas que consideram apenas o preço na hora da necessidade.

Entretanto, essa prática não se sustenta por muito tempo. Os donos dos veículos logo percebem que pagar mais barato pode trazer uma série de dores de cabeça e prejuízos bem maiores. Por isso, vale a pena insistir na qualidade desde o começo. Compre somente peças originais e procure explicar para o cliente as vantagens de fazer isso.

O consumidor precisa confiar na sua experiência. Portanto, é seu papel filtrar os fornecedores e contratar os que oferecem qualidade e suporte. Dessa maneira, é possível deixar o cliente mais contente com o resultado das manutenções e, assim, evitar o retrabalho.

Esse cuidado também previne prejuízos para a oficina. Afinal, se o carro volta a dar problema no componente trocado e o consumidor fica insatisfeito, o nome da sua empresa receberá uma avaliação ruim. Isso gera marketing negativo e pode fazer você perder uma parte significativa do público.

Quem tem o objetivo de aperfeiçoar os serviços da oficina mecânica deve adquirir seus equipamentos e peças em lojas confiáveis. Procure conhecer os fornecedores e só feche contratos com aqueles que oferecem nota fiscal, garantia e suporte de fábrica. Além disso, fique atento aos componentes que precisam de certificados do Inmetro.

Capacite os profissionais

A experiência do cliente com a sua empresa depende de todos os profissionais que o atendem. Logo, é indispensável que você mantenha sua equipe alinhada e capacitada para oferecer simpatia e diferencial no contato com o consumidor. Ter uma recepção acolhedora, por exemplo, é um aspecto positivo no mercado atual.

Mas não adianta treinar a equipe de recepcionistas se os seus mecânicos não se comunicam com os clientes ou conversam com frieza. Em geral, o proprietário gosta de conhecer o profissional que vai mexer no seu veículo. Por isso, é importante que o mecânico também seja simpático e explique seu trabalho de maneira simples para o cliente.

Essas atitudes são básicas e fazem com que as pessoas se sintam à vontade na oficina, além de aumentar a confiança em quem trabalha por lá. Proporcionar esses sentimentos aos clientes é o primeiro passo para que eles voltem a procurar sua empresa na próxima necessidade que surgir. Esse é um dos segredos para fidelizar a clientela.

É interessante conversar com a equipe para saber lidar, principalmente, com quem chega nervoso ou irritado. Enfrentar um problema no carro pode estragar o dia de alguém. Além disso, muitas pessoas são aconselhadas a desconfiar de oficinas, o que as deixa ainda mais nervosas nessa situação. Isso exige paciência da equipe, que tem o desafio de mudar a visão trazida pelo cliente.

E, claro, não podemos deixar de lado o treinamento técnico. A cada ano são lançadas novidades no mercado, e é importante manter sua oficina atualizada. Assim, vale a pena oferecer cursos para os mecânicos aumentarem sua capacitação. Fazendo isso, você conquista mais confiança dos clientes.

Tenha infraestrutura de ponta

A tecnologia mudou as condições de trabalho, e quem não aproveita os benefícios dela fica para trás. Para evitar esse erro, não deixe de investir em equipamentos e infraestrutura para seu local de trabalho. Essa é uma das maneiras para melhorar os serviços da oficina mecânica.

Muitas pessoas procuram uma oficina moderna para ter soluções mais efetivas e rápidas. A maioria dos processos mecânicos já conta com o auxílio de equipamentos tecnológicos. Para dar a certeza da qualidade do seu trabalho, é importante agregar esse diferencial.

Além da modernização da estrutura e dos equipamentos, também é interessante investir em novos processos na administração e na divulgação. Aproveite, por exemplo, a ideia de utilizar softwares de gestão na oficina. E para aumentar o marketing, nada melhor do que usar as redes sociais e outras ferramentas da internet.

Organize os ambientes da oficina

Esse é um ponto que, por muitos anos, foi deixado de lado. Como os serviços mecânicos costumam envolver barulho e sujeira, o espaço da oficina se torna, muitas vezes, desagradável para o cliente. Esse não é o cenário ideal. Ao contrário, você deve se organizar para oferecer conforto para as pessoas.

Ter uma recepção e uma sala de espera organizadas e aconchegantes, por exemplo, é essencial. Além disso, lembre-se de controlar a bagunça no espaço dos mecânicos. Muitos clientes vão até lá para tirar dúvidas ou ver o seu carro.

A organização ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários, que não precisam perder muito tempo procurando materiais. Ela também evita acidentes e prejuízos, trazendo mais segurança para todos. Garantir a saúde dos trabalhadores é um fator relevante na qualidade da oficina.

Escute a opinião do cliente

Se você quer melhorar o serviço que oferece na oficina mecânica, não existe estratégia melhor do que escutar os principais interessados: os clientes. Fazer uma pesquisa de satisfação permite que você conheça a opinião do motorista, identifique pontos positivos e negativos do seu trabalho e aumente as chances de fidelização.

Escutar a opinião das pessoas também ajuda você a perceber as necessidades do seu público e a pensar em novos diferenciais que destaquem o seu negócio no mercado. Essa é, sem dúvida, uma técnica muito vantajosa para o empresário.

Viu como algumas dicas simples fazem toda a diferença na hora de oferecer qualidade nos serviços da oficina mecânica? Saiba quais são as expectativas dos consumidores, identifique oportunidades e ofereça experiências que ficarão na memória. Assim, sua empresa se destaca e melhora o retorno financeiro.

E então, este post foi útil? Se você quer continuar aperfeiçoando seu negócio, veja também como fazer a precificação de serviços da oficina!

Baixe o Ebook como abrir uma oficinaPowered by Rock Convert