Gestão de Oficina Para o Mecânico

Decoração para oficina mecânica: como melhorar o visual da minha?

Oficina mecânica organizada

No dia a dia, você provavelmente já percebeu as mudanças no perfil dos clientes de uma oficina, não é mesmo? Esse modelo de empresa tem perdido aquele estereótipo de ambiente sujo e exclusivamente masculino, entre outras características. Por esse motivo, perguntamos: o que você acha da decoração para oficina mecânica?

Na realidade, junto aos novos consumidores, surgem novas necessidades. Apenas um serviço de qualidade técnica não é suficiente para fidelizar um cliente. Dessa maneira, o visual da oficina passa a ser importantíssimo na hora de causar uma boa impressão, garantindo a confiança da clientela sobre você e sua equipe.

Sendo assim, hoje nós recomendamos pensar nessa questão, destacando a importância de que sua oficina tenha um visual adequado aos futuros clientes, aumentando a presença de mercado. Acompanhe!

Qual a importância da decoração para oficina mecânica?

1. Impressão causada no cliente

Esse é o principal objetivo ao renovar o visual da sua oficina. Afinal de contas, você precisa dar ao seu cliente a garantia de ter deixado o veículo em um lugar limpo, responsável e profissional, sentimento que será transferido à equipe.

É bacana entender que toda maneira de consumo é fortemente influenciada pelo nosso instinto emocional. Ele pode ser ativado por meio de uma ordem de serviço bem realizada, por exemplo. No entanto, há clientes fazendo apenas um orçamento, não é mesmo?

Dessa forma, você precisa impactar o consumidor positivamente logo na primeira interação. Lembre-se: nem todos que entram no pátio da sua oficina vão com indicações de amigos ou conhecidos.

Além disso, renovar o seu estabelecimento também é uma excelente maneira de fidelizar os clientes. As pessoas se sentem felizes quando observam a prosperidade de um empreendimento que elas confiam.

2. Destaque sobre a concorrência

Lembra de quando falamos sobre tecnologia e capacitação para investir em seu empreendimento? Pois bem, aqui a lógica de mercado segue a mesma: ou você otimiza a sua oficina ou o concorrente melhora a dele!

Portanto, vale muito a pena investir em um visual profissional, bacana e coerente aos novos consumidores. Como já apontamos, você fideliza o seu público e ainda por cima ganha relevância frente à concorrência, que talvez por um posicionamento muito conservador a respeito da oficina perca a oportunidade de torná-la mais atrativa à clientela.

3. Conquista de novos consumidores

As consequências positivas desse investimento são iguais a uma queda de peças de dominó enfileiradas. Quando você ganhar o destaque regional pelo ambiente da sua oficina, passará a atrair mais consumidores gradativamente.

Isso ocorre pois o marketing boca a boca pode acontecer independentemente do serviço ser realizado ou não. Bastará ao cliente estar na sua oficina para ser impactado pelo ambiente bacana, aumentando a probabilidade de recomendação ou retorno.

O que fazer para melhorar a decoração da minha oficina?

Apesar das vantagens evidentes, entendemos que pode ser um tanto difícil ficar convencido a investir na estética do seu negócio. Afinal de contas, o termo decoração é mais próximo da sutileza da arquitetura do que do cotidiano da mecânica.

Contudo, podemos garantir que não serão necessários muitos gastos para alcançar um bom resultado. Confira!

1. Organização e limpeza

Logo de cara, algo gratuito e fundamental para a boa aparência de uma oficina mecânica. Entendemos que o cotidiano envolve a movimentação de peças, materiais, produtos e demais itens que possam sujar e bagunçar o local.

No entanto, não deixe que isso se torne uma desculpa para o funcionário não posicionar as ferramentas nos lugares adequados após o uso. Na realidade, você precisa contar com a colaboração de toda a equipe, tanto no descarte de lixos, quanto na organização dos itens.

Focar na disciplina em manter suas estações de trabalho limpas e organizadas será o primeiro passo para conseguir uma oficina mecânica mais espaçosa, limpa e fluida.

2. Padrão de cores

Aqui é preciso escolher algo que respeite as cores do seu logotipo e passe a imagem certa. O motivo é simples: você precisa construir uma identidade visual, de modo que qualquer motorista que passe em frente ao seu estabelecimento reconheça a oficina e identifique que se trata de um negócio de confiança.

Assim, mesmo um motorista que, inicialmente, não tinha a intenção de visitar uma oficina naquele dia poderá aproveitar a oportunidade para verificar um barulho específico no freio, por exemplo.

É assim que a publicidade funciona. Ela nos cria um senso de urgência, que, junto com a conveniência, resulta no consumo. Portanto, encontre uma paleta de cores bacana, entendendo o que elas causarão nos consumidores.

Um exemplo bem-sucedido é o McDonald’s. Suas cores vermelho e amarelo são capazes de transmitir fome e urgência de uma só vez.

3. Uniformes

Essas peças são fundamentais na construção da identidade visual da sua oficina, principalmente quando são coerentes às cores da sua marca. A padronização da vestimenta dos profissionais transmite a ideia imediata de profissionalismo e solidez empresarial, pois na cabeça dos consumidores os uniformes comunicam competência e confiabilidade dos mecânicos, excluindo a ideia de pessoas recém-contratadas ou pouco experientes.

4. Itens de decoração

Finalmente, a parte mais decorativa em si. É recomendado fazer uma boa pesquisa sobre itens que remetem ao ambiente do seu negócio. Confira alguns exemplos para oficinas mecânicas de:

  • carros antigos — pôsteres emoldurados com publicidades de veículos de outras épocas, como Opalas, Omegas e Mavericks;
  • carros importados — quadros com a descrição técnica de veículos como Audi, BMW, Mercedes-Benz, entre outros;
  • rodas e pneus — rodas de diferentes tamanhos expostas como quadros;
  • customizações — novamente, parte do estoque pode ser utilizado como decoração, a exemplo de volantes, manoplas de câmbio, adesivos, aerofólios etc.

Para além de todos esses exemplos, ainda ressaltamos a importância de uma mobília bacana na sala de espera da sua oficina. A mescla de um visual despojado pode angariar muitos clientes jovens, como ao transformar pallets com almofadas em um sofá, ou até mesmo velhos barris de óleo em apoiadores de revistas.

E então, já se sente preparado para dar mais um passo em direção ao crescimento do seu negócio investindo na decoração para oficina mecânica? Esperamos que sim! E lembre-se: receba mais conteúdos bacanas como este direto na sua caixa de entrada assinando a nossa newsletter!

Baixe o Ebook como abrir uma oficinaPowered by Rock Convert