Gestão de Oficina Para o Mecânico Tecnologia

Tecnologia automotiva: veja quais são as principais para o mecânico

Tecnologia automotiva

Está sem tempo para ler? Você também pode ouvir este post:

Os avanços tecnológicos dos últimos anos vêm mudando a forma como vivemos e trabalhamos. De uma forma ou de outra, todas as profissões acabam sendo impactadas pelas mudanças. A tecnologia automotiva, por exemplo, obrigou as oficinas mecânicas a se adaptarem aos novos tempos.

Afinal, ignorar as novidades significa estagnar e perder clientes. Se os carros estão cada vez mais tecnológicos, como o mecânico pode se manter no mercado sem o conhecimento necessário para lidar com os sistemas modernos? É impossível. Além disso, a tecnologia facilita muito o dia a dia na oficina.

Por isso, você precisa se organizar. Confira as informações que trouxemos e saiba como modernizar a sua oficina e continuar crescendo!

Conheça as principais tecnologias disponíveis para mecânicos

Scanner automotivo

A injeção eletrônica é uma das maiores conquistas tecnológicas na indústria automobilística. Hoje, todos os veículos são produzidos com esse sistema. Ele é capaz de monitorar o funcionamento do carro por meio de módulos e sensores, proporcionando um controle mais preciso e eficiente.

Quando os sensores identificam algum problema, a luz da injeção eletrônica acende no painel, e o motorista deve levar o veículo até uma oficina. Lá, o mecânico precisará utilizar um aparelho de scanner para ler os dados do sistema, conhecer o erro e saber como resolvê-lo.

Esse equipamento otimiza o trabalho na oficina e o torna mais fácil e rápido. Afinal, um sistema de computador realiza a função de varrer todas as informações à procura do erro. Assim, o scanner automotivo se tornou uma ferramenta essencial nas oficinas — mas é preciso capacitar os mecânicos para operá-lo.

Reprogramação eletrônica

A reprogramação é outra tecnologia automotiva ligada à injeção eletrônica. Ela também é conhecida no mercado como chip de potência, pois tem o objetivo de melhorar o desempenho do motor. Isso é possível pela modificação dos parâmetros originais do sistema do veículo, fazendo com que ele opere com outras características.

Muitos proprietários estão procurando esse serviço. Além de deixar o carro mais potente, as atualizações trazidas pela reprogramação eletrônica promovem melhor dirigibilidade, mais conforto e maior segurança para o motorista. Por isso, vale a pena trabalhar com a tecnologia e aproveitar esse nicho do mercado.

Catálogos online

Outra opção tecnológica disponível para as oficinas diz respeito à relação delas com os fornecedores de autopeças. Antes essa parceria demandava muito mais esforço. Atualmente, várias ferramentas podem ser utilizadas para economizar tempo e dinheiro. Os catálogos de papel, por exemplo, foram substituídos por versões digitais.

Dessa forma, os proprietários de oficinas conseguem pesquisar produtos e fechar orçamentos de maneira muito mais rápida. Além disso, os manuais técnicos também podem ser consultados na internet. Assim, os mecânicos esclarecem dúvidas sobre componentes e peças sem diminuir sua produtividade.

Software para gestão da oficina

A tecnologia automotiva não visa apenas o trabalho dos mecânicos. O empreendedor também tem muito a se beneficiar das soluções tecnológicas desenvolvidas atualmente. Exemplos muito úteis são os softwares para gestão de oficinas. Cada vez mais os empresários têm reconhecido as vantagens desses programas.

O sistema de gerenciamento por computador auxilia no registro e no controle das suas funções no negócio. Acompanhar as entradas e saídas de dinheiro, por exemplo, fica muito mais fácil. Gerir os fornecedores e as compras também é uma função que pode ser passada para o programa.

Dessa maneira, você gasta menos tempo com tarefas técnicas e pode investir mais energia em planejar diferenciais para a sua empresa. É possível comprar um software de gestão já formatado ou contratar um profissional para montar um programa personalizado que considere as particularidades do negócio.

Canal de atendimento online

Os clientes também aproveitam os pontos positivos da tecnologia. Aliás, eles sabem fazer isso como ninguém. É difícil encontrar alguém que não pesquise online antes de escolher onde comprar determinado produto ou em que oficina levar seu carro para consertar. Por isso, a internet é uma das principais ferramentas de divulgação de serviços hoje em dia.

Os consumidores também utilizam os mecanismos de busca online para entender melhor sobre determinado problema do veículo. Assim, é interessante que as oficinas percebam essa oportunidade. Montar um site da sua empresa e publicar conteúdos interessantes, por exemplo, é uma ótima estratégia para atrair clientes.

Além de utilizar a internet para divulgar seu serviço, também é útil criar um canal de comunicação com os clientes. Trocar mensagens por e-mail, chat virtual ou aplicativos de conversa é uma boa opção para estreitar os laços com o consumidor — que nem sempre pode fazer ou atender ligações para se atualizar sobre o veículo.

Saiba por que investir na tecnologia automotiva

Até aqui nós apresentamos algumas alternativas tecnológicas e suas vantagens. Mas será que, de fato, é válido agregar a tecnologia ao dia a dia da sua oficina? Sem dúvida, essa decisão gera grandes resultados para o seu negócio.

O primeiro deles é a satisfação dos clientes. Investir em tecnologia automotiva mostra para o consumidor que o seu negócio está preocupado em se modernizar e oferecer sempre soluções atuais para ele. Dessa forma, isso se torna um importante diferencial da sua oficina em um mercado cada vez mais competitivo.

As soluções tecnológicas promovem duas características muito valorizadas pelo cliente: eficiência e rapidez. O proprietário sempre deseja receber o carro de volta no menor tempo possível, não é mesmo? Realizar essa expectativa é mais fácil quando você conta com equipamentos que poupam o tempo da equipe.

Em locais com pouca tecnologia, a economia de tempo pode trazer muita dor de cabeça, já que, algumas vezes, significa que o mecânico se dedicou pouco ao serviço. Mas isso não ocorre quando você investe em aparelhos modernos — a qualidade é garantida pelos sistemas utilizados.

Além da satisfação dos clientes, o proprietário da oficina ganha com padronização dos processos na empresa, eficiência no gerenciamento e economia. A partir do auxílio da tecnologia, é possível diminuir a margem de erros e de retrabalho. Assim, muitos prejuízos podem ser evitados.

Reconhecer as oportunidades trazidas pela tecnologia automotiva é uma necessidade para quem quer se manter no mercado de oficinas mecânicas. Os consumidores procuram as vantagens tecnológicas, selecionando as empresas mais modernas. Então, seja uma delas!

Este post foi útil? Aproveite para continuar no blog e ler sobre as 5 ferramentas que não podem faltar em uma oficina mecânica.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert