Uma viagem longa não exige apenas a disponibilidade do caminhoneiro: é preciso se preparar com bastante antecedência. A experiência não deve ser uma justificativa para que o profissional abra mão de cuidados essenciais ao organizar seu trajeto.
Os imprevistos são comuns e podem acontecer, mas é para se antecipar a eles que aconselhamos seguir checklists como o disponível neste artigo. Veterano ou iniciante, vale a pena conferir e aproveitar a oportunidade de curtir uma viagem mais tranquila. Confira!
1. Planeje sua viagem longa
Uma das consequências da falta de planejamento em uma viagem longa é o prejuízo financeiro e o desperdício de tempo, o que pode comprometer a qualidade da entrega e o serviço do profissional, principalmente se for uma demanda urgente.
Além disso, compromete também o descanso do motorista, que pode tentar compensar o atraso sacrificando suas horas de folga — causando acidentes e outros danos ao condutor.
Por isso, dias antes de pegar a estrada, o caminhoneiro deve planejá-la com atenção, se possível anotando o que levar, detalhes sobre o trajeto e o próprio serviço, para não ter despesas imprevistas no caminho.
2. Organize seu itinerário para uma viagem longa
Com um itinerário organizado, dá para se antecipar a imprevistos na estrada ao se deparar com vias em mau estado ou engarrafamentos. Um caminhoneiro que estuda a rota com antecedência dificilmente vai precisar lidar com situações adversas durante sua entrega.
Conhecendo o itinerário, é possível, inclusive, proteger-se contra ataques criminosos no percurso, comuns especialmente à noite. Com a experiência, o profissional passa a reconhecer as regiões e os horários com maior probabilidade de ocorrer algum incidente e previne-se com mais facilidade.
3. Cuide da alimentação
Considerando a rotina e o trabalho árduo de um caminhoneiro, se há algo com que ele deve ter cuidado é a alimentação. Afinal, em caso de intoxicação alimentar — tão comum para quem se alimenta com frequência em restaurantes no meio da estrada —, é mais complicado para obter ajuda. Principalmente, se o quadro avançar para algo mais grave.
Então, no dia que a viagem começar, opte por uma dieta rica em nutrientes. Tome um bom café da manhã, incluindo alimentos saudáveis, como a banana e o ovo. Ambos dão energia e força para o organismo resistir a longas horas na estrada. Na hora do almoço, do lanche e do jantar, seja cauteloso. Evite uma alimentação pesada.
Não exagere nos carboidratos nem em gordura. Lembre-se de que a boa saúde e a qualidade das refeições vai proporcionar um bom rendimento e possibilitar a finalização do frete em menos tempo.
4. Atente à postura
Ao passar tantas horas na direção, é normal relaxar a postura e ficar em uma posição mais confortável, mas isso é perigoso em longo prazo. O mau hábito pode comprometer a coluna e causar dores posteriormente, prejudicando a qualidade de vida e a rotina de trabalho. Logo, deve ser um ponto de atenção no dia a dia.
Se for preciso, ponha alarmes no seu celular para lembrar de se posicionar corretamente enquanto dirige. Com o tempo, vai ficar mais fácil lembrar e se reajustar. Esse cuidado também é relevante em casa, afinal, se já existe a prática de andar ou sentar-se incorretamente, é natural que se repita em outros lugares. Cuide da sua postura!
5. Faça pausas
A falta de sono em uma longa viagem é comum para caminhoneiros, mas esse descanso jamais deve ser comprometido. O sono é fundamental para a qualidade de vida e o bom rendimento no trabalho. Não dormir bem afeta o humor, a fome, o intestino etc. Uma boa forma de combater a prática é criar uma rotina e horários preestabelecidos para suas atividades.
Para lidar com o desconforto, sempre leve travesseiros e almofadas consigo para não apenas manter a boa postura no banco, mas para descansar com mais leveza nas horas vagas. As pausas são fundamentais. Se o sono estiver em dia, aproveite para comer com mais calma ou realizar outra atividade, como ler ou conversar com a família e desopilar.
6. Realize uma manutenção preventiva
Essa é uma das partes mais importantes do checklist. Muitos acidentes podem ser evitados quando o veículo, antes de percorrer uma viagem longa, é submetido a uma inspeção minuciosa por uma oficina mecânica de confiança. Para quem trabalha nessa área, então, é ainda mais indispensável, pois depende do automóvel não apenas para se locomover, mas para trabalhar.
Então, antes de pegar a estrada, leve o caminhão a uma oficina e realize uma manutenção preventiva. Certifique-se de que o veículo está em bom estado de funcionamento e tire todas as dúvidas com o profissional, inclusive sobre como agir caso algum sistema apresente falhas no meio do caminho.
7. Conheça a carga
Quem trabalha com frete sabe que é preciso conhecer o que está transportando. Afinal, é um requisito até para se manter dentro da lei. Ao conversar com o contratante, faça questão de averiguá-la, portar os documentos necessários e não ultrapassar o peso que seu veículo suporta, ou que a legislação permite.
Além disso, o motorista deve atentar também a possíveis particularidades que a carga exija. Precisa ser refrigerada? É frágil? Alguns materiais demandam manuseio específico, e isso faz parte do trabalho. Lembre-se de que estar atento a esses detalhes faz a diferença para o cliente.
8. Aproveite a viagem
Mesmo como ofício, viajar é uma oportunidade de conhecer lugares diferentes, fazer amizades e adquirir novas experiências. Durante o percurso, o caminhoneiro deve evitar o silêncio. Se não tiver a companhia de algum colega de trabalho para conversar, ponha seu CD favorito para tocar ou um podcast de um tema que ache interessante.
Se você se distrai com facilidade, talvez não seja uma boa ideia, mas, caso já tenha esse hábito, ele pode ajudar a afastar o sono (em horas inadequadas) e a manter-se alerta na estrada, além de tornar o trajeto mais dinâmico e menos cansativo.
Depois de seguir as recomendações deste checklist, você vai aproveitar a viagem com maior tranquilidade. Faça sua parte para tornar o trajeto mais seguro e produtivo!
O que achou das nossas dicas de como se preparar para uma viagem longa? Deixe aqui o seu comentário.