Como escolher oficina mecânica? Descubra aqui 6 boas dicas!

Escolher oficina mecânica de qualidade? Muitas vezes, essa não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso encontrar um profissional que preste um bom serviço para que a solução de um problema não se transforme em um aborrecimento ainda maior.

Por essa razão, é importante que o proprietário do veículo adote determinados cuidados antes de deixar o seu carro nas mãos de um profissional desconhecido. Se você tem interesse pelo tema, vamos apresentar aqui algumas boas dicas de como escolher oficinas mecânicas. Não perca!

1. Faça uma pesquisa prévia

O primeiro passo é realizar uma pesquisa prévia para saber quais são as oficinas que existem em sua localidade, qual é a procedência de cada uma delas, entre outros fatores importantes. É possível, por exemplo, buscar por licenças de operação e pelo CNPJ da oficina mecânica, a fim de verificar se o estabelecimento não é clandestino.

Também é bom ficar de olho se o seu veículo necessita de um reparo muito específico. O mesmo cuidado é válido quando se trata de um modelo importado, pois, nesses casos, o mais recomendado é buscar por uma oficina que também seja especializada.

Mas não para por aí! É relevante fazer pesquisas de possíveis protestos sobre o local no Procon e em sites de reclamações e feedbacks. Até as redes sociais são fortes aliadas nessa tarefa. Lembre-se de verificar ainda os custos e as vantagens em mais de uma oficina antes de escolher em qual delas o serviço será realizado.

Questione sobre o prazo de garantia e outras informações que considerar relevantes para que seja possível comparar os estabelecimentos de forma mais detalhada.

2. Peça indicações

Antes de iniciar reparos ou revisões, é sempre bom tomar informações de mais de uma oficina antes de realizar o serviço, certo? Mas, além das pesquisas, outra coisa que ajuda bastante é a busca por indicações confiáveis.

É recomendado pedir indicações de amigos, parentes ou vizinhos que já conhecem uma oficina, que fizeram negócio com o estabelecimento e gostaram do serviço prestado. Nessa situação, com certeza, o local ganha uma credibilidade a mais.

Contudo, nos casos em que você não tem uma pessoa conhecida para ajudar em sua escolha, o recomendado é procurar por recomendações na web. Atualmente, todas as empresas estão presentes na internet, então, fica fácil descobrir sua procedência por meio de clientes e usuários.

Até mesmo os estabelecimentos que não contam com um site ou página oficial podem ser localizados na internet. Existem outras maneiras de encontrar depoimentos e reclamações sobre oficinas mecânicas tanto em redes sociais quanto em sites de pesquisas.

Apesar de parecer um procedimento trabalhoso e demorado, a realidade é que ele pode ajudar você a encontrar um bom serviço, com preço justo. Lembrando que os consumidores que optam por ir a qualquer local sem indicações podem enfrentar prejuízos, como valores acima do padrão e realização de serviços desnecessários.

3. Valorize o bom atendimento

Ao escolher oficinas e se deparar com um estabelecimento que presta um bom atendimento, valorize tal atitude. Isso porque é imprescindível que o cliente tenha acesso a informações referentes aos serviços prestados.

O bom atendimento é caracterizado, primeiramente, pela boa infraestrutura interna. Por essa razão, fatores como instalações adequadas para clientes e profissionais, canais de atendimento e prazos para a prestação dos serviços devem ser levados em consideração.

Observe ainda se a oficina é higienizada, com os serviços padronizados e se apresenta uma boa conservação. Isso, especialmente no que diz respeito à qualidade dos equipamentos e peças, pois é fundamental que estejam em bom estado para a correta utilização.

4. Solicite orçamentos

Antes de fechar com uma oficina mecânica para fazer o reparo do seu carro, é preciso solicitar um orçamento formal, que apresente todos os serviços que serão prestados. Aqui, inclusive, entram as peças que devem ser substituídas e o valor de cada item, bem como preços de mão de obra.

É válido ressaltar que, ao pedir um orçamento, é importante verificar se ele é sem compromisso. Assim, enquanto possível cliente, você não precisa se comprometer em aceitá-lo logo de cara. O ideal é solicitar orçamentos em diferentes oficinas para que seja possível compará-los.

5. Veja se as certificações e documentações estão em dia

Para não cair em uma cilada, é relevante verificar se a oficina apresenta os documentos necessários para prestar serviços. Um bom estabelecimento que é comprometido com a seriedade do trabalho e com a boa prestação do serviço deve ter toda sua documentação em dia, como o alvará de funcionamento da prefeitura.

As certificações também são uma garantia de que o cliente está escolhendo uma oficina mecânica confiável e qualificada. Dessa maneira, busque por estabelecimentos que apresentem, por exemplo, o certificado do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

O IQA é uma certificação criada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e validada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que funciona como um indicativo de qualidade.

Assim, vale procurar saber se o estabelecimento escolhido conta com o devido registro e se recebeu um certificado para operar com tranquilidade em determinado nicho automotivo. Veja também se o profissional que vai mexer em seu veículo tem a devida qualificação mecânica.

6. Observe os equipamentos utilizados antes de escolher oficina

Dependendo do serviço que precisa ser feito no veículo, existem determinados equipamentos que são imprescindíveis. Isso acontece muito em pintura e funilaria, por exemplo. Para saber essa informação, o recomendado é solicitar uma explicação dos métodos e processos envolvidos nos reparos e cuidados com o carro.

Com uma breve apresentação do mecânico, já é possível perceber se a oficina conta com equipamentos adequados, como soldas, cabine de pintura de pressão positiva (estufa), bancada de estiramento, entre outros.

Agora que você já conhece estas dicas de como escolher oficina mecânica, lembre-se de que optar pelo estabelecimento correto ajuda até a economizar com a manutenção do veículo. Quando boas peças são usadas e um serviço de qualidade é prestado, a tendência é que novos problemas não apareçam com frequência.

Gostou das dicas que apresentamos? Então, assine nossa newsletter para receber atualizações sobre novos posts diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.