Cuidados com o carro: conheça, agora, 5 dicas essenciais!

Adotar estratégias de cuidados com o carro é essencial para ter um veículo em bom estado de funcionamento ao longo dos anos. Afinal, estamos tratando de um bem durável e que tem um alto valor agregado.

Descuidos com um veículo podem fazer com que ele tenha uma vida útil menor que o esperado. Mesmo quando se trata de carros resistentes e de alto desempenho, esses cuidados ainda são necessários.

Portanto, se você quer ter um veículo que dure mais, está no lugar certo. Neste artigo, mostraremos algumas dicas simples de cuidado com carro. Acompanhe!

Quais são os benefícios de adotar cuidados com o carro?

Antes de mostrar os cuidados que você deve ter com o seu carro é importante entender os benefícios dessas práticas. São eles!

Menor desvalorização opte por cuidados com o carro

Uma das vantagens de adotar cuidados com o carro é a menor desvalorização. Ao longo do tempo, os veículos perdem o seu valor, não há como fugir disso. Entretanto, um carro que não é bem cuidado pode ter um preço ainda menor.

Menor custo com manutenções

Outro benefício interessante é o menor gasto com manutenção. Veículos bem cuidados rodam por anos sem precisar de oficina. Obviamente, ela será necessária para alguns reparos de desgaste, como troca de correia dentada, fluidos, pastilhas de freio etc.

Facilidade na revenda

Um carro bem cuidado, naturalmente, é vendido mais rapidamente. Portanto, outro benefício que podemos destacar é a facilidade na hora de passar o veículo para outra pessoa.

Menos chances de ser deixado na mão

Se você tem cuidados com o seu carro dificilmente ele o deixará na mão. Não há nada mais constrangedor que fazer uma viagem, por exemplo, e ser surpreendido com um problema no veículo. A manutenção no tempo certo e os cuidados com o carro evitam que esse tipo de coisa aconteça.

Como ter cuidados com o carro?

Entendidos os benefícios que você terá ao adotar os cuidados com o carro, passaremos a demonstrar quais são eles. Acompanhe!

1. Faça a manutenção preventiva

Um dos principais cuidados que você deve ter é a manutenção preventiva. Ao comprar um carro 0 km a montadora exige que esse processo seja feito. Caso contrário, o comprador pode perder a garantia do veículo.

Entretanto, quando finaliza o período de manutenções exigidas, muitos esquecem desse processo tão importante. Justamente nesses momentos que os problemas começam a aparecer.

A manutenção preventiva é capaz de detectar problemas de forma rápida. Assim, as soluções são mais simples de serem aplicadas. Consequentemente, o custo para o proprietário será menor. Por outro lado, negligenciar a manutenção pode gerar danos mais graves no veículo — logo, com um custo financeiro maior.

2. Tenha atenção ao combustível utilizado

Os cuidados com o carro podem ser feitos com procedimentos simples do dia a dia. Um deles é o cuidado na hora de abastecer. Utilizar combustíveis de baixa qualidade pode gerar danos graves no sistema de alimentação do motor do carro — principalmente, em mangueiras e bico injetor.

Acredite, o custo de reparo no sistema de injeção é consideravelmente maior que a eventual economia com combustíveis mais baratos. Portanto, prefira postos de confiança, de preferência, aqueles que têm bandeira conhecida.

3. Verifique a troca de óleo no prazo correto

Outro cuidado importante é executar a troca de óleo nos momentos adequados. Quando esse produto passa do tempo de substituição, o motor do carro entra em grande risco. A lubrificação fica prejudicada, reduzindo o tempo de vida útil do seu carro.

Além de fazer esse serviço no tempo correto, é preciso ter cuidado quanto ao tipo de lubrificante que o seu carro exige. Essa informação pode ser encontrada no manual do carro. Também é preciso avaliar a qualidade do óleo utilizado. Isso evita que ele tenha um tempo de vida útil reduzido no motor do seu carro.

4. Pratique a direção defensiva, esta prática aumenta os cuidados com o carro

Outro ponto importante é a prática da direção defensiva. Esse elemento é crucial para evitar acidentes nas estradas e cidades. No entanto, ela também pode ser benéfica para evitar problemas no seu veículo.

Isso ocorre no momento que você é capaz de ter atenção aos obstáculos que podem existir em uma via, tais como, buracos, pedras e outros itens que danificam a suspensão do carro.

A direção defensiva faz com que você tenha mais atenção a esses percalços no caminho. Assim, você evita bater o seu veículo contra esses itens. Em alguns casos, um único impacto não causa prejuízos grandes ao veículo. Porém, com o passar do tempo, eles se acumulam e geram problemas mais graves.

5. Tenha atenção à troca de marchas

A transmissão é uma parte do carro que merece muito cuidado. Reparos nesse item, geralmente, podem ser muito custosos. Nos veículos manuais, é preciso ter atenção quanto ao momento correto de fazer as trocas de marchas.

Errar constantemente nesse aspecto causa um desgaste desnecessário na transmissão. Consequentemente, o seu tempo de vida útil é reduzido. Entretanto, se você tem um veículo com câmbio automático e acredita que essa preocupação não se aplica ao seu caso, está muito enganado.

Esses carros merecem ainda mais atenção. Apesar de você não controlar a troca de marchas, é preciso ter atenção ao funcionamento do sistema. Qualquer tipo de barulho ou dificuldade para engatar marchas deve ser considerada.

Procure um mecânico da sua confiança

Assim que perceber alguma coisa estranha no câmbio é preciso procurar um mecânico imediatamente. Problemas na transmissão de carros automáticos podem gerar grandes transtornos se não resolvidos rapidamente.

Os problemas mais comuns são dificuldade de engatar algumas marchas, quando o carro pula de uma marcha para outra mais longa, ré não funcionando, entre outros. Logo, tanto os carros automáticos quanto manuais precisam de cuidados nesse aspecto.

Por fim, concluímos que se você seguir todas essas dicas de cuidados com o carro não terá problemas com seu veículo. Assim, desfrutará de todos os benefícios que ele pode proporcionar, aumentando seu tempo de vida útil e se mantendo bem longe das oficinas mecânicas por um bom tempo.

Se você gostou das dicas deste artigo compartilhe-o em suas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas terão conhecimento desse assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.