servicosprestados

O que significa oferecer a garantia de serviços prestados em oficinas mecânicas?

Quem é empreendedor sabe muito bem que, devido ao alto número de ofertas de serviços disponíveis hoje no mercado, ter um bom relacionamento com o cliente faz toda diferença na hora de fidelizá-lo e de aumentar as vendas.

Para garantir uma relação que satisfaça os dois lados, a empresa precisa conhecer o seu público e adotar atitudes e estratégias que despertem a confiança e a satisfação do consumidor. Sendo assim, um dos diferenciais que a sua oficina mecânica deve ter é a disponibilização de uma garantia eficiente dos serviços prestados.

Além de ser um direito do consumidor assegurado por lei, a garantia dos serviços é uma forma de contornar a insatisfação do cliente e manter o relacionamento ainda intacto. Afinal, é preciso estar ciente que pode acontecer de, por algum motivo, o serviço ser entregue incompleto ou imperfeito e provocar uma decepção por parte do cliente.

Para conduzir a situação, é preciso saber quais são os direitos de cada um e, sobretudo, ter uma equipe preparada para lidar com esse tipo de desentendimento da melhor forma possível. O objetivo é manter a fidelização do consumidor e evitar prejuízos para a empresa. 

Sabendo da importância desse tema, preparamos este artigo para explicar como oferecer a garantia dos serviços da sua oficina mecânica com qualidade e eficiência sem ficar no prejuízo. Acompanhe a leitura!

A prestação de serviços

Não precisa ter muita experiência como empreendedor para saber que nenhum cliente gosta de gastar mais de uma vez com tentativas de solução de um mesmo problema. Além disso, para a empresa, esse tipo de situação também não é vantajoso, pois, além de não ser remunerada pelo serviço, ainda gera retrabalho.  

No entanto, há formas para resguardar o consumidor de possíveis prejuízos. O CDC (ou Código de Defesa do Consumidor) assegura o direito de ter uma garantia dos serviços contratados. No caso de uma oficina mecânica, é uma forma de garantir que o cliente não tenha problemas com o carro após a finalização do trabalho. Caso contrário, ele pode alegar que não recebeu o trabalho pelo qual pagou.

Como evitar falhas nos serviços da sua oficina

Para evitar que falhas aconteçam, é muito importante que a sua oficina mecânica preze pela qualidade dos serviços prestados. E, sobretudo, busque agir com honestidade. Caso a sua oficina não trabalhe com peças originais, por exemplo, é muito importante deixar isso claro para o consumidor logo no início. Assim, ele contrata o serviço com total consciência.

Outro exemplo: ao perceber que o problema do veículo se trata de algo mais complexo e que demandará mais tempo e investimentos. Neste caso, o ideal é informar a situação ao responsável do carro e propor uma solução que garanta a resolução total do problema. Agir com transparência é essencial, pois gera confiança e fortalece a relação entre ambos.

Por isso, jamais entregue um veículo sabendo que o serviço não está completo sem o conhecimento do proprietário. O problema vai persistir, e seu cliente pode solicitar que refaça o trabalho dentro de um período de 90 dias. Saiba que, após o pedido da segunda manutenção, ele tem um prazo de 30 dias para confirmar a eficiência do serviço solicitado.

Caso a sua empresa não assuma a sua parte na negociação e negligencie as solicitações do consumidor, você poderá ter problemas sérios. Ressaltamos que, mesmo ele estando coberto pela garantia, a sua oficina mecânica pode ser processada por isso e ser obrigada a pagar uma indenização. Além de perder um cliente, você obtém prejuízos, e ainda corre o risco de ter a imagem da empresa manchada.  

A importância de serviços prestados de qualidade

Para que sua empresa continue gerando lucros, é preciso vender cada vez mais, certo? É necessário, então, investir em recursos e em ferramentas que atraiam o consumidor e conquistem a sua fidelização. Nesse contexto, a qualidade dos seus serviços torna-se uma característica primordial para garantir que seu cliente continue contratando os seus serviços. 

Gestão de oficina e tecnologia

Afinal, a manutenção de um veículo está diretamente ligada à segurança dos seus usuários. Logo, é de se esperar que o cliente busque realizar as revisões automotivas em uma oficina que proporcione confiança e qualidade na prestação de seus serviços. Ao atender às expectativas do consumidor, fica mais fácil conquistar a sua fidelização e promover a imagem da empresa, pois um cliente satisfeito torna-se um promotor da marca. 

Isso significa que ele divulgará feedbacks positivos sobre os seus serviços, atraindo ainda mais clientes à sua empresa. E, acredite, a indicação de um consumidor convence mais do que qualquer propaganda de marketing. Por isso, não deixe de investir na qualidade dos seus serviços. 

O que significa oferecer a garantia dos serviços prestados

Como já mencionamos, oferecer a garantia dos seus serviços significa que o cliente pode (e deve) contatar a sua empresa caso o serviço contratado por ele não tenha sido bem-feito. Ele pode procurar sua empresa caso apresente falhas no período de 90 dias. 

Sendo assim, sempre que finalizar um trabalho, disponibilize para o seu cliente uma nota fiscal de prestação de serviços informando o reparo realizado. Esse documento é o que assegura a garantia e o direito do consumidor de retornar à oficina caso o mesmo problema volte a ocorrer dentro desse prazo. 

Esse tipo de conduta transmite seriedade e profissionalismo e, consequentemente, faz com que seu cliente tenha mais confiança e segurança sempre que solicitar os seus serviços. Afinal, ele sabe que, caso ocorra um problema, não será deixado na mão pela sua oficina.

Como oferecer a garantia de serviços prestados

Uma das principais dúvidas de um gestor de oficina é saber como oferecer a garantia dos serviços sem obter prejuízos. O primeiro passo é implantar uma gestão de serviços eficiente, que consiga manter a agenda e os horários da sua empresa bem-organizados para evitar atrasos. Sem isso, aumenta-se o risco de entregar um trabalho ruim porque foi finalizado às pressas. 

Além disso, mantenha o registro de todos os serviços prestados. Pois, essa é uma forma de comprovar que o trabalho foi feito da maneira correta, utilizando ferramentas específicas. A nota das peças que você utiliza também deve ser guardada para recorrer a um reembolso do seu fornecedor, caso seja comprovado que a falha não surgiu devido à má utilização do cliente ou erro na realização do serviço. 

Essas dicas são uma forma de assegurar que você não tenha prejuízos com a disponibilização da garantia dos seus serviços. No entanto, para oferecer esse recurso de maneira eficiente, é preciso que a sua oficina disponha de:

  • mecânicos bem-preparados e capacitados para realizar o serviço;
  • estrutura de ponta;
  • ambiente organizado;
  • equipe de atendimento especializada, que saiba ouvir a opinião do cliente e apresentar uma solução rápida.

Escolha das peças utilizadas nos serviços

Outro fator que merece destaque diz respeito à disponibilização de peças de qualidade. Embora seja comum oferecer acessórios paralelos por causa do baixo custo, essa opção não gera lucros em longo prazo. A durabilidade e a qualidade do serviço são diretamente afetadas por isso. 

O investimento em peças originais fortalece a imagem da empresa. Já que, oferecem a mesma durabilidade e confiabilidade dos acessórios instalados pela fábrica. Logo, são mais seguras e apresentam maior resistência. Esses fatores garantem que o serviço prestado tenha mais qualidade e satisfaça o cliente. 

Portanto, se você deseja dispor de um portfólio composto apenas com peças originais fabricadas por uma empresa de confiança, saiba que pode contar com a gente. Para conhecer os nossos produtos, basta dar uma olhada na loja da Fras-le.

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.