Gestão de Oficina Para o Mecânico

Carreiras do futuro: quais as perspectivas para o mercado daqui a uma década?

mecânico

O mundo do automobilismo tem mudado consideravelmente nos últimos anos, afetando a forma como diversos profissionais da área trabalham, desde os motoristas até os mecânicos e técnicos. Diante de tudo isso, pode ser que as carreiras do futuro sejam um pouco diferentes daquelas que estão em alta hoje. Saber quais funções serão mais valorizadas na próxima década dará uma grande vantagem em relação aos concorrentes.

Pode ser um pouco difícil identificar quais são essas carreiras, já que existem tantos fatores influenciando seu crescimento. Mas, se você tiver um pouco de conhecimento sobre as mudanças do mercado e como elas afetam o dia a dia da sua oficina, pode tirar suas conclusões sem muita dificuldade.

Quer uma ajuda para encontrar as carreiras do futuro no setor automotivo? Então acompanhe e descubra tudo que precisa saber!

Como o mercado está mudando?

Antes de falar em carreiras, você precisa entender melhor quais são essas mudanças no ramo automotivo. É bem provável que elas já afetem o trabalho na sua oficina, quer você esteja ciente delas ou não. Veja aqui alguns exemplos.

Cada vez mais ênfase na conectividade

A tecnologia digital está se infiltrando em praticamente todas as áreas de conhecimento e promete melhorar tanto o trabalho do mecânico quanto a experiência do motorista. Sistemas de GPS embutidos, alarmes, monitoramento do motor, entre outras ferramentas, devem se tornar fundamentais para prestar o melhor serviço.

Além disso, a alta conectividade também pode ser usada para melhorar o desempenho da sua equipe. O acompanhamento em tempo real das atividades e compartilhamento de dados, por exemplo, têm um efeito muito mais positivo nas suas tarefas do que você imagina.

Carros autônomos

Um dos resultados dessa maior conectividade e da tecnologia digital como um todo é a possibilidade de criar carros que se dirigem sozinhos, dadas as condições certas. Não serão iguais aos veículos de filmes, que podem manobrar no meio do trânsito caótico por conta própria, mas já é um grande avanço.

Uma aplicação desses automóveis é em espaços fechados, onde toda a circulação é feita por outros veículos autônomos. Se todos estiverem conectados entre si, essa rede de informações permite que cada um deles decida qual é o melhor caminho para alcançar seu respectivo destino. Alternativamente, alguns veículos podem ser programados, por exemplo, para frear por conta própria quando há um sinal claro de colisão.

Veículos leves

Carros mais pesados certamente estiveram na moda por um bom tempo. Entretanto, você deve saber bem como eles costumam gastar bastante combustível. Certamente, mais do que a maioria das pessoas está disposta a pagar a cada dia. Por isso, muitos modelos de veículos estão entrando em uma “dieta” para os próximos anos.

A ideia das fabricantes é bem simples: diminuir a carga base dos carros sem sacrificar a performance desejada. Isso leva a várias outras coisas, como a mudanças na tecnologia aplicada nos motores, compactação de certos componentes e diferentes escolhas de material. E cada uma dessas decisões também afeta as demandas que chegam em sua oficina.

Sustentabilidade e economia de combustível

Por fim, antes de falar das carreiras do futuro, é bom lembrar que a indústria está cada vez mais voltada para a sustentabilidade e rentabilidade dos veículos mais recentes. Com mudanças climáticas cada vez mais aparentes e preocupação com o preço dos combustíveis nos próximos anos, os motoristas e as fabricantes estão buscando veículos que tenham menor consumo e menor impacto ambiental.

Dentre as principais consequências desse pensamento, podemos destacar, por exemplo, a maior presença dos carros flex. Eles funcionam com qualquer proporção de mistura de combustível. Dessa forma, o motorista pode escolher a opção que estiver mais em conta a cada momento.

Quais carreiras devem crescer nesse cenário?

Diante de tantas mudanças e inovações, algumas carreiras devem estar em alta demanda nos próximos anos. Se você quer se preparar para acompanhar tal crescimento, é bom investir nos seguintes pontos.

Técnico de informática veicular

Como já mencionamos, a tecnologia digital e a conectividade são cada vez mais presentes na engenharia de veículos e em sua manutenção. Com isso, é importante ter um profissional dedicado e especializado na área de informática e tecnologia digital para suprir tais demandas do mercado. É aí que entra o técnico de informática veicular.

Como o nome já diz, esse é um especialista na parte computadorizada de carros, principalmente no que diz respeito às centrais de controle, automação e conectividade. Com ele, você pode prestar serviços voltados para esses componentes ou mesmo desenvolver soluções de software para veículos.

Mecânico de veículos híbridos

Assim como os carros flex, os modelos híbridos possuem mais de um tipo de combustível, permitindo maior rentabilidade e economia. Porém, diferente dos primeiros, eles possuem um motor elétrico que complementa a potência do motor a combustão. Esses ainda não são tão difundidos no Brasil, mas devem ganhar bastante alcance nos próximos anos.

Naturalmente, uma das carreiras do futuro aqui será a de mecânico especializado. Como esse sistema é muito diferente daquilo que a maioria dos profissionais de hoje em dia está acostumada, você terá uma grande vantagem se tiver o conhecimento certo na sua oficina.

Mecânico elétrico

Por fim, mas não menos importante, a maior presença de carros elétricos e componentes digitais para veículos no mercado leva também ao aumento na demanda por mecânicos elétricos. Ou seja, profissionais que compreendem como tais motores funcionam e como fazer sua manutenção adequadamente.

Mais uma vez, é um tipo de especialização pouco comum atualmente, mas que deve ser muito solicitada nos próximos anos, com a chegada dos carros elétricos, conectividade digital e afins. Capacitar sua equipe para lidar corretamente com essas novas tecnologias será fundamental para ter um negócio bem competitivo. Especialmente quando esses novos modelos ganharem mais alcance e aceitação do público.

Agora que você entende um pouco mais sobre as possibilidades do mercado automotivo para a próxima década e quais devem ser as carreiras do futuro nesse novo contexto, é hora de usar essa informação para se prepara o quanto antes! E se quiser continuar acompanhando nossas novidades, curta nossa página no Facebook e receba tudo em primeira mão.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert