Gestão de Oficina Para o Mecânico

Cenário Econômico 2019: o que as oficinas mecânicas esperam nesse ano?

cenário econômico

Às vezes, acreditamos que o cenário econômico impacta somente as grandes organizações ou os investidores que trabalham na bolsa de valores. Entretanto, a verdade é que as resoluções da economia têm influência direta em nosso dia a dia. Inclusive na forma que devemos gerenciar uma oficina mecânica.

Seja o preço do dólar ou a taxa de inflação — entre outras coisas —, devemos estar de olho no desenvolvimento econômico do país. Desta forma, é possível fazer ajustes em nossa maneira de gerir o negócio, evitando perdas e maximizando lucros.

Neste artigo, fizemos uma lista sobre o que devemos nos atentar sobre o cenário econômico 2019. Veja a seguir como aproveitar as oportunidades e se precaver das ameaças do ambiente externo.

1. Reforma da previdência é a base de tudo

Diariamente vemos no noticiário as discussões sobre a reforma da previdência. A verdade é que, economicamente falando, essa reforma tende a ser a base do sucesso — ou do insucesso — da economia brasileira em 2019.

Isso porque é por meio da redução da dívida da previdência que o país poderá voltar a investir em diversos setores importantes. Entre eles, infraestrutura e educação. Na medida em que essas ações geram crescimento econômico, os investidores passam a olhar para o Brasil com mais atenção. Ao trazer mais investimentos, a economia cresce mais um pouco, criando um ciclo virtuoso.

PPor isso, apesar da reforma da previdência parecer só nos impactar no âmbito pessoal, pensando em nossa aposentadoria, essa não é a realidade. A verdade é que ela será fundamental para a economia do país. E, consequentemente, para o crescimento das micro e pequenas empresas. Ainda mais por elas representarem a maior parte dos negócios do Brasil

2. Dólar deve ter leve queda e depois permanecer estável

Considerando que a reforma da previdência seja aprovada, a tendência é que o dólar tenha uma leve queda. Os analistas acreditam que o valor deve ficar entre os R$ 3,80 e R$ 4,00. A queda não deve ser maior porque o dólar é influenciado sobretudo por fatores externos ao nosso país.

Mas o que o dólar tem a ver com uma oficina mecânica? A verdade é que se atentar às tendências de subida ou de queda em seu valor pode influenciar a maneira que gerimos nosso estoque nos casos de produtos importados.

Por exemplo: se temos a expectativa de aumento no valor do dólar, é possível comprar mais unidades de determinado item antes da alta. Desta forma, é possível manter ou até maximizar o lucro após a venda deste produto. Já se a expectativa é de queda, deve acontecer o contrário — comprar sempre o mínimo necessário para aproveitar a futura baixa.

Como a tendência deve ser de certa estabilidade, a dica é seguir o cenário de baixa. Comprar apenas o necessário para manter o estoque. Assim, não atrapalha o fluxo de caixa da empresa, mantendo o estoque saudável.

3. Inflação deve ficar controlada

Assim como em 2018, o cenário econômico 2019 aponta uma inflação controlada, entre 4% e 4,5%. Isso significa que os valores dos produtos não devem ter grandes altas, preservando, de certa forma, o poder de compra do consumidor.

Desse modo, a partir da retomada dos investimentos e da geração de empregos, é esperado que as pessoas passem a gastar mais. Isso pode impactar as oficinas mecânicas na medida em que a população passe a fazer mais manutenções nos seus veículos.

4. Crescimento ainda deve ser modesto

Apesar de tudo isso, as expectativas ainda são de crescimento econômico modesto em 2019, na faixa entre 2% e 3%. Isso porque algumas dessas ações, como a reforma da previdência, têm reflexo em médio e longo prazo.

Para uma oficina mecânica, entretanto, essa não é uma notícia necessariamente ruim. Mercados como o de veículos seminovos tendem a crescer nessas épocas em relação ao de carros novos. Esse tipo de automóvel tem maior necessidade de manutenção, o que favorece o crescimento do setor.

Como se diferenciar para aproveitar essas oportunidades?

Acima, descrevemos as expectativas do cenário econômico 2019. Mas saber o que esperar da economia é apenas a primeira etapa. O mais importante é fazer um plano de ação para estar um passo à frente da concorrência e aproveitar o que o mercado oferece como oportunidade. Para isso, mais do que entender a economia, é preciso entender sobre os hábitos do consumidor e a tendência de compras para o futuro.

Em relação aos hábitos do consumidor, o que vemos são clientes cada vez mais em busca de serviços de qualidade e que consigam se diferenciar dos concorrentes. Uma pessoa que precisa fazer alinhamento em seu carro ficará satisfeita não apenas com o resultado do serviço. Isso porque tende a ser bastante parecido em diferentes oficinas. Mas levará em consideração também como foi a sua experiência dentro do estabelecimento.

Nesse sentido, salas de espera confortáveis e com algum tipo de entretenimento (televisão, café, revistas etc.) são itens simples e que podem fazer a diferença. Disponibilizar o Wi-Fi para os clientes é outro ponto bastante importante nos dias de hoje. A própria limpeza do estabelecimento, tanto da sala de espera como da oficina, pode chamar atenção e fidelizar o cliente.

Antecipar-se às tendências

Em relação às tendências de compra, cada vez mais caminha-se sentido aos automóveis elétricos. Já há diversos modelos híbridos chegando ao Brasil e a expectativa é de que em poucos anos tenhamos modelos totalmente elétricos.

Por isso, começar a olhar o mercado e investir em equipamentos para esse tipo de veículo pode ser um grande diferencial. Ainda que diversos consumidores não tenham essa necessidade agora, saber que na sua oficina existe esse tipo de assistência técnica pode fazer com que esse futuro cliente guarde a sua marca na memória. Além disso, pode fazê-lo enxergar o seu estabelecimento como mais tecnológico e preparado que os outros.

Agora que você tem uma visão um pouco maior do cenário econômico 2019 e viu algumas dicas de hábito de consumo e da tendência de compras futuras, você acha que a sua oficina mecânica está pronta para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece? Se ainda tem dúvida de como fazer isso, sugerimos a leitura de um artigo que mostra como fazer uma análise SWOT da sua oficina. Confira!

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert