Para o Motorista

Como saber quando é hora de fazer manutenção do veículo?

quando fazer a revisão do veículo

Se você ficou feliz ao realizar o sonho de comprar um carro, saiba que cuidar dele é essencial para manter esse sentimento. Afinal, ninguém gosta de enfrentar problemas — e prejuízos — com o automóvel. Por isso, é importante saber quando fazer a revisão do veículo para manter seu bom estado de conservação.

Você sabe qual é o momento ideal para buscar um mecânico? Muitas pessoas deixam para fazer isso apenas quando aparece um problema. Entretanto, a prevenção é o melhor caminho para prolongar a vida útil das peças e ter segurança ao dirigir. Então, que tal aprender de uma vez por todas qual o período certo para manutenção? Confira nossas informações!

Por que é importante fazer a revisão?

Antes de falar do tempo adequado para cuidar do seu carro, é fundamental que você saiba por que manter a revisão em dia é tão importante. Do contrário, ficaria difícil seguir uma regra quanto à frequência da manutenção sem estar convencido dos motivos para isso, não é?

Um dos grandes benefícios de realizar a revisão do veículo é manter a garantia de fábrica. As marcas estabelecem que um carro só conta com essa vantagem quando o proprietário faz todas as manutenções preventivas no tempo correto. Assim, se você ainda está dentro do prazo, precisa cumprir essa obrigação.

Mas as revisões são fundamentais mesmo quando o veículo já saiu da garantia de fábrica. Outra vantagem atrativa é a economia. Você pode se perguntar como economizará, já que é preciso pagar pelas manutenções. A resposta é simples: consertar um problema sai muito mais caro do que evitar que ele apareça.

Ou seja, levar o veículo para uma revisão de rotina é mais barato do que pular esse momento e chegar na oficina com o sistema em pane. Um cuidado básico como a troca do óleo lubrificante faz com que você não precise gastar com consertos grandes do motor no futuro.

Além desses benefícios, saber quando fazer a revisão do veículo promove segurança. Sem manutenção, as peças têm sua vida útil diminuída e não funcionam como deveria. Imagine enfrentar problemas no freio durante o trânsito? Isso ofereceria riscos não só para você, mas também para as outras pessoas.

Quando fazer a revisão do veículo?

Agora que você conhece a importância da manutenção preventiva, vamos saber em que períodos ela deve acontecer. Essa decisão depende de alguns fatores, que você verá a seguir.

Informações do manual

Não tem ninguém melhor para conhecer o funcionamento de um carro do que as pessoas que o produziram, certo? Por isso, cada veículo vem com um documento que reúne todas as informações importantes sobre ele: o manual do fabricante.

Um dos dados mais importantes é exatamente o período de revisões de cada sistema ou peça. A determinação desse tempo não é feita sem cuidados — ela é baseada nos processos de fabricação e nos testes realizados pela montadora.

Dessa forma, são feitas pesquisas sobre a vida útil de cada peça para que a segurança do carro se mantenha. Assim, quando esse período está chegando ao fim, é preciso fazer a manutenção ou substituição dos componentes do veículo.

Revisões obrigatórias

Lembra que falamos sobre a garantia do carro? Então, as concessionárias geralmente trabalham com um calendário de revisões obrigatórias para quem compra um carro com esse benefício. Portanto, o proprietário deve comparecer em alguma oficina da rede no período estipulado para não perder a garantia.

A revisão dos veículos com essa vantagem deve ser feita na própria concessionária onde ele foi comprado ou em algum lugar autorizado por ela. Se o motorista optar pode levar o carro em outra oficina, ele corre o risco de perder a garantia de fábrica.

Quilometragem

Uma das principais medidas para saber se a próxima revisão está chegando é a quilometragem rodada. Geralmente, o manual e os mecânicos indicam que o proprietário realize as manutenções a cada quantidade de quilômetros.

As revisões costumam começar a partir da marca dos 10 mil quilômetros rodados. Com o aumento da quilometragem, as manutenções geralmente se tornam mais complexas. Afinal, um veículo que tenha andado mais de 100 mil quilômetros, por exemplo, precisa de atenção especial.

Mas quando falamos desse assunto é importante fazer um alerta: o fato de você andar pouco no carro não significa que ele passará por menos manutenções. Na verdade, pode acontecer o contrário. Isso porque veículos que ficam muito tempo parados costumam ter problemas específicos. Por isso, o indicado é fazer uma revisão a cada seis meses, caso não tenha rodado 10 mil quilômetros desde o último check-up.

Viagens

Aqui temos outro cuidado essencial em relação a quando fazer a revisão do veículo. Mesmo que o proprietário realize todas as manutenções preventivas no período correto, é sempre importante consultar um mecânico antes de viajar de carro.

Isso porque a estrada coloca o automóvel em condições mais severas de uso. Além do fato de que você provavelmente vai rodar em locais pouco movimentados e com sinal de celular insuficiente. Enfrentar uma pane nesse momento é algo a se evitar! Por isso, alguns itens básicos devem ser checados antes de pegar a estrada.

Onde fazer as revisões?

Além de saber quando fazer a revisão do veículo, outra dúvida comum de muitos proprietários é em relação ao local das manutenções. Como dissemos, os carros na garantia precisam fazer o serviço na própria rede de concessionárias para manter o benefício.

Outro lugar disponível para esse serviço são as oficinas mecânicas. O mercado de oficinas é bastante amplo, por isso, a escolha requer alguns cuidados. É sempre interessante ter um mecânico de confiança, que conheça seu carro, trabalhe com qualidade e cobre valores justos.

Ser acompanhado sempre pela mesma oficina gera algumas facilidades, como ter um registro das suas manutenções e ser lembrado das próximas pelos profissionais do local. Para escolher uma boa equipe, procure indicações de amigos, avalie a estrutura oferecida e pesquise a reputação da mecânica entre os clientes. Esses cuidados promovem segurança e evitam problemas.

Agora você não apenas sabe quando fazer a revisão do veículo, como também aprendeu as vantagens de realizar as manutenções e descobriu onde elas podem ser feitas. Siga as nossas dicas para manter seu carro sempre em boas condições.

E então, gostou deste artigo? Então você vai curtir ainda mais nosso conteúdo sobre os serviços de manutenção que podem ser feitos por conta própria!

como trocar uma pastilha de freio a disco