Para o Motorista

Férias com a família: 5 coisas para se fazer antes de viajar

Férias com a família

Está sem tempo para ler? Agora você pode ouvir este post:

Nada como o recesso escolar para finalmente colocar em prática os planos de férias com a família, não é? Viajar com as pessoas que mais amamos é uma oportunidade para viver experiências incríveis e relaxar do trabalho e das obrigações cotidianas.

Entretanto, existem alguns cuidados necessários antes de pegar a estrada. E eles são essenciais para garantir que tudo ocorra bem e que não haja problemas durante a folga. Afinal, o que menos se deseja em uma viagem é lidar com dificuldades ou pendências.

Quer saber como deixar suas férias ainda mais prazerosas? Confira as nossas dicas e deixe tudo preparado antes de partir!

1. Faça uma revisão de segurança no carro

Quem vai viajar no próprio veículo precisa se lembrar de fazer uma revisão básica. O ideal é manter todas as manutenções preventivas em dia, mas há sempre algo para checar antes de encarar o caminho.

Em geral, é preciso se certificar de que os pneus estão em boas condições. Inclusive o estepe, que pode ser necessário em algum momento da viagem. Além disso, o carro deve passar por alinhamento e balanceamento para oferecer a segurança necessária na estrada.

Trocar o óleo do motor também é importante, mesmo que não esteja na marca dessa substituição ainda. Isso vale principalmente para viagens maiores, em que você pode rodar mais quilômetros do que o esperado.

Por fim, verifique todos os itens de segurança do veículo. Eles são indispensáveis e evitam problemas e acidentes. Dê atenção especial para os cintos de segurança, as luzes, o limpador de para-brisa e os freios.

Também vale a pena se informar sobre a situação do seguro do carro. Checar se a cobertura está em dia e até que distância você pode contar com o reboque, por exemplo. Por fim, use um GPS ou baixe um aplicativo com rotas offline, para ter o mapa da estrada disponível mesmo sem internet.

2. Planeje os detalhes da viagem

Há diversos pontos para definir antes de sair de férias com a família. O aspecto central é o estilo da viagem — que vai depender dos interesses do grupo. Quem viaja com crianças pode querer relaxar enquanto elas se divertem em um hotel com boa estrutura de lazer, por exemplo. Já para outras famílias o objetivo pode ser conhecer novas cidades e fazer diversos passeios.

Pensar em fatores como o número de pessoas, a idade e os gostos delas ajuda a planejar os detalhes da viagem. A partir daí, é possível decidir tudo: o destino, o hotel onde ficarão, a quantidade de dias, o itinerário e os programas que farão. A diversão das férias já começa nesse planejamento. Afinal, tem um gostinho especial organizar cada detalhe.

Se você precisa de ajuda nesse ponto, pode recorrer às listas. Anote as cidades que a família gostaria de ir e os pontos turísticos de cada uma. Depois de decidir, é possível montar um roteiro com as escolhas e coordenar o que o grupo fará a cada dia. Lembre-se de confirmar a previsão do tempo no local antes de fechar seus planos.

3. Prepare-se financeiramente

Uma das formas de evitar contratempos nas férias com a família é preparar as finanças para esse momento. Os maiores gastos costumam ser com o transporte e a hospedagem. Separe o dinheiro ou o limite do cartão de crédito para pagar esses custos com tranquilidade.

A escolha do hotel ou pousada precisa ser feita com muito cuidado, pois há diversas opções em várias faixas de preço. Para decidir, considere as necessidades do grupo. Será preciso reservar mais de um quarto? É importante estar em um local com piscinas e áreas de lazer ou vocês pretendem passar mais tempo fora do hotel?

Além dos custos maiores, é preciso se preparar para os gastos com alimentação e passeios. Conhecendo os hábitos da família é possível antecipar e calcular valores médios. Não deixe também de reservar uma quantia para emergências, no caso de surgir um imprevisto ou algum estabelecimento não aceitar cartão.

4. Organize malas e documentos

Quando o roteiro e a hospedagem estiverem fechados e a data da viagem estiver se aproximando é hora de pensar na mala. Não é raro as pessoas esquecerem um item importante ao sair de casa, por isso, fazer uma lista com coisas essenciais ajuda muito.

Outra dica é fazer as malas alguns dias antes. Dessa forma, você pode deixá-las abertas e ir adicionando objetivos à medida que for se lembrando deles. É interessante pensar nas roupas com antecedência, já que às vezes existe a necessidade de lavar algumas peças.

Medicamentos de uso rotineiro devem ser incluídos nas malas para evitar dificuldades com farmácias do local. Além disso, é útil comunicar o seu banco e empresa do cartão de crédito, pois medidas de segurança deles podem bloquear suas movimentações financeiras em outro país.

Em relação aos documentos, viagens nacionais são mais simples — basta levar o básico. Se você pretende ultrapassar alguma fronteira deve checar se são necessários documentos adicionais, como passaporte, visto ou mesmo cartão de vacina. Não se esqueça também de comprar a moeda estrangeira, quando for o caso.

5. Deixe a casa em ordem

Viajar por um período maior requer atenção com o imóvel que você está deixando fechado. Se toda a família está indo junto é preciso pensar em alguns detalhes. Por exemplo, converse com um vizinho de confiança e peça que ele entre em contato caso haja alguma urgência.

Se há animais ou plantas na casa, veja quem vai poder cuidar deles. Para os bichinhos existe a opção de deixar com algum familiar ou contratar diárias em um hotel especializado. Fique atento para deixar disponíveis todos os itens que eles precisam.

Outro cuidado importante é deixar a casa limpa, lavar a louça e colocar o lixo para fora. Esquecer algum desses pontos pode atrair insetos ou animais indesejados. Também é aconselhado consumir ou doar os alimentos perecíveis.

Lembre-se, ainda, de pagar antecipado todas as contas que vencem enquanto você ainda estiver fora de casa. Se for necessário, suspenda serviços, como a internet, feche os registros de água e gás e tire os aparelhos eletrônicos das tomadas.

Todas essas dicas são úteis para fazer você aproveitar o melhor das férias com a família sem preocupações. Faça essas 5 coisas antes de viajar e mantenha os problemas longe dos seus entes queridos no momento de relaxamento e diversão. Aproveite o descanso!

E então, os preparativos estão a todo vapor? Aproveite para continuar no blog e ler sobre o que revisar no carro antes de viagens longas!

Como trocar uma pastilha de freio