Fremax Gestão de Oficina

Cuidados essenciais na compra de peças automotivas online

compra de peças automotivas online

Não é novidade para ninguém que uma das principais tendências mundiais acerca de mercado é a digitalização dos serviços. Essencialmente aqueles que estão ligados com a venda de algum tipo de produto. As empresas fornecedoras de peças para o setor automobilístico também se encaixam nesse contexto, visto que a demanda pela compra de peças automotivas online cresceu consideravelmente nos últimos anos.

Entretanto, mesmo se tratando de uma prática bem comum e acessível, adquirir uma peça de carro de forma online requer certos cuidados por parte dos clientes. Isso porque a falta de atenção durante essa prática pode trazer vários problemas, desde os que envolvem uma má experiência com a empresa vendedora até prejuízos financeiros.

Afinal: você já sabe as vantagens de optar pela compra de peças automotivas online e quais precauções precisamos tomar? Saiba mais a seguir!

Vantagens de fazer a compra de peças automotivas online

Veja quais são os benefícios que os clientes têm quando optam por realizar a compra de peças para o seu carro de forma online.

Preços mais vantajosos

Os custos de uma loja virtual, seja ela de qual ramo for, costumam ser inferiores em relação à uma loja física. Isso porque gastos como conta de água e luz, insumos, aluguel do local e impostos municipais não existem ou são reduzidos ao máximo.

Desse modo, por ter menos gastos atrelados aos seus serviços, o lojista do e-commerce consegue entregar para seu cliente produtos de mesma qualidade com preços bem menores.

Maior comodidade

Comprar online nos permite mais comodidade e praticidade. Podemos verificar com calma as fotos das peças, ter acesso com mais facilidade à descrição técnica do produto, pesquisar pela reputação da empresa, etc. Tudo isso pode ser feito em casa, dispensando a visita às lojas físicas.

Maior tempo para pesquisar

Além dos preços menores, essa vantagem é, sem dúvidas, uma das principais. Não importa a complexidade da peça que será comprada, todo o processo de pesquisa de preço, análise das fotos, verificação da reputação da empresa e prazos de entrega podem ser realizados no tempo do cliente, de acordo com sua própria pressa.

Cuidados que devemos tomar durante a compra online

Agora que já destacamos as vantagens desse tipo de aquisição, confira a seguir algumas das medidas preventivas que são necessárias durante a compra de peças automotivas online.

Pesquisar a reputação da empresa

É simplesmente inimaginável nos tempos atuais realizar uma compra online sem ter a certeza da reputação da empresa vendedora. E, se tratando de peças automotivas, essa verificação passa a ser ainda mais necessária, já que isso envolve o desempenho do veículo e a segurança das pessoas.

Gestão de oficina e tecnologiaPowered by Rock Convert

Sendo assim, antes de finalizar a compra, é prudente pesquisar na internet (tanto em redes sociais quanto em fóruns de compartilhamento de opiniões) os feedbacks dos clientes que já fecharam negócio com o vendedor.

Pode parecer pouco eficaz, mas práticas como essa reduzem consideravelmente eventuais problemas, como:

  • demora no prazo da entrega da peça;
  • compra de peças que não condizem com o que está sendo exposto no site;
  • produtos de qualidade inferior, que comumente são de origem duvidosa;
  • cobrança de valores adicionais, que a princípio não estavam na página de descrição da peça.

Avaliar a confiabilidade do site

Outra importante precaução é avaliar a confiabilidade do site, atestando se é seguro informar, por exemplo, os seus dados pessoais (essencialmente o cpf) e do cartão de crédito. Um bom parâmetro nessa avaliação é verificar se no site há spams , links duvidosos, propagandas e imagens inapropriadas.

Verificar a URL do site

Uma das principais táticas utilizadas pelos golpistas cibernéticos é o de redirecionar a página ao clicar no botão “comprar”. Essa ação faz com que o cliente digite seus dados para a compra em um site paralelo, que não pertence à empresa original.

Para não cair nesse golpe, é imprescindível ter atenção à URL do site na página da compra, garantindo que o nome seja condizente com o nome da empresa. Além disso, é importante sempre verificar o símbolo de um cadeado fechado (indicando que o site que você está navegando é, de fato, pertencente aquela URL).

Pedir nota fiscal

A nota fiscal é um documento oficial que atesta a compra do produto mediante os parâmetros legais de tributos. Com isso, o cliente tem o direito de contestar o produto caso surjam eventuais problemas, facilitando a troca e a validação/comprovação do período de garantia da peça.

Conferir as formas de frete

Durante o processo de compra online, é dever do fornecedor informar quais são as possibilidades e o prazo do frete. Portanto, é relevante que o cliente fique atento com esse tipo de informação para não ser surpreendido, após a compra, com fretes demorados, o que pode representar um sério problema caso a peça seja essencial para o funcionamento do carro.

Pesquisar pelo SAC da empresa

Por fim, antes de finalizar a compra online, é válido pesquisar sobre o Serviço de Atendimento ao Cliente daquela empresa. Esse estudo precisa analisar pontos como:

  • facilidade de acesso acerca das informações da peça que foi comprada;
  • canais de comunicação disponíveis (redes sociais, telefones, aplicativos de mensagens e entre outros);
  • qualidade do suporte pós-venda;
  • velocidade com que a empresa responde aos seus clientes.

Onde encontrar peças de qualidade

Muitas vezes, a marca ou produto desejado contam com um canal próprio para vendas ou uma loja oficial em marketplaces. É sempre válido considerar incluir estas opções na sua pesquisa, pois costumam se tratar de canais verificados, que oferecem maior segurança a quem está adquirindo as peças.

Como você pôde perceber, mesmo se tratando de uma atividade vantajosa e cômoda, a compra de peças automotivas online requer certos cuidados. Essas medidas preventivas são simples e fáceis de serem adotadas, o que torna o processo de compra virtual acessível para todos e ainda com os melhores padrões de segurança digital.

Está procurando por peças automotivas? Então verifique também o conteúdo que fizemos sobre como avaliar os fornecedores de autopeças certos para a sua oficina. Assim, você estará mais próximo de garantir sucesso nas vendas e serviços da sua oficina.

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert