Gestão de Oficina Para o Mecânico

5 dicas de organização e produtividade para sua oficina

dicas de organização para oficina

Um dos principais propósitos entre os donos de oficinas mecânicas é conseguir aumentar a produtividade e o número de clientes do estabelecimento. Para isso, é necessário bastante dedicação e cuidados com relação ao ordenamento da empresa e à gestão das atividades internas.

Quando, por exemplo, o mecânico não se preocupa em realizar suas operações de manutenção dispondo de planejamento e de organização do ambiente de trabalho, há a perda de eficiência em suas tarefas, além de aumento no prazo de entrega do serviço.

Isso porque as condições do local dizem muito sobre a qualidade e as condições de atendimento. Dessa forma, quando o consumidor encontra bastante desorganização, superfícies sujas e ferramentas espalhadas ao entrar na oficina, certamente haverá uma experiência negativa.

Por isso, é sempre bom estar atento aos fatores que trazem maior produtividade e geram performance para o serviço mecânico. Neste artigo, vamos dar importantes dicas de organização e de produtividade para você colocar em prática em seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Dicas de organização

Aqui vamos dar 3 dicas sobre organização na oficina mecânica. Esse aspecto é um dos principais requisitos para agregar valor ao estabelecimento e possibilitar que a empresa se destaque frente à concorrência. Confira agora alguns passos importantes!

1. Tenha uma área de inspeção

A primeira medida para melhorar a organização do ambiente é por meio do implemento de uma área de inspeção. Ou seja, um espaço exclusivo para os produtos e serviços acabados ou que não estão com o processo em andamento.

Essa medida é necessária, pois evita que os colaboradores da oficina tenham problemas de identificação quanto aos itens que permanecem em manutenção e aqueles que só precisam da aprovação do cliente.

Com isso, também se consegue minimizar a desorganização e a sujeira ocasionadas por partículas de óleo, graxas ou demais fluídos utilizados nas reparações. Se, por acaso, você não dispuser de um espaço suficiente para realizar esse projeto, há como otimizar o local por meio de estratégias de disposição dos objetos. Um exemplo é o uso de duplicadores de vaga: por meio de um elevador automotivo, é possível alocar dois veículos na mesma área.

2. Otimize espaços

Como já mencionado, realizar a otimização de todo o ambiente de trabalho da oficina mecânica é fundamental não só para melhorar a eficiência do trabalho, mas também para gerar uma imagem mais positiva da sua empresa aos consumidores.

Além dos duplicadores de vagas, você pode inovar o modo de uso do espaço por meio de configurações estratégicas de armazenamento de ferramentas, de equipamentos e de produtos.

Há no mercado diversos itens guarda-volumes que podem ser facilmente instalados e que poderão contribuir bastante com a liberação do ambiente de trabalho, deixando o estabelecimento com mais áreas livres. Assim, você terá um lugar físico mais agradável.

Gestão de oficina e tecnologiaPowered by Rock Convert

3. Faça o etiquetamento dos objetos

Outra medida que contribui bastante para a organização em sua oficina é realizar o etiquetamento de todos os objetos, como caixas, gavetas e ganchos. Tudo deve ser feito para ter uma boa noção de onde está cada equipamento, ferramenta e produto da oficina. Esse método é tão importante que faz parte das estratégias da organização 5S, seguida por laboratórios e por grande parte das montadoras de veículos em todo o mundo.

Vale ressaltar que, apesar de ser uma atividade econômica e inteligente, muitas vezes ela pode apresentar algumas dificuldades de implementação. Isso porque os funcionários terão que ser educados a seguir as instruções e depositar os itens nos locais previamente estabelecidos, o que pode, no início, não ser totalmente seguido. Então, é preciso construir essa cultura organizacional dentro da oficina.

Dicas de produtividade

Confira agora 2 dicas que podem favorecer muito a produtividade — grande fator para o crescimento do negócio. Acompanhe!

4. Aperfeiçoe os processos internos

É importante buscar formas de aperfeiçoar os processos internos da sua oficina. Nesse sentido, o primeiro ponto no qual pensar é a qualidade da sua gestão. Empresas que não têm um planejamento eficiente de execução de tarefas, indicadores de desempenho ou planos de ação acabam não obtendo rendimento em suas operações. Isso tudo pode acarretar a diminuição dos lucros e até mesmo a estagnação do negócio.

Por isso, estude novas formas de melhorar sua produção e sempre busque inovar seus serviços. Seja por meio de novas estratégias de trabalho e atendimento, ou pela inserção de ferramentas tecnológicas para a realização do serviço.

5. Invista em treinamento dos funcionários

A segunda forma de elevar a produtividade interna é investindo na capacitação técnica dos seus colaboradores por meio de cursos para mecânico, por exemplo. Esse ponto é de suma importância não somente para aumentar a produtividade, mas também para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Além do mais, os profissionais da área da mecânica automotiva devem sempre estar atualizados quanto às novas tecnologias empregadas nos veículos, pois esse mercado a todo momento exige mais habilidade e conhecimento desses profissionais.

Importância da rotina de processos

Estabelecer uma rotina de processos significa ter bem definidos todas as atividades e procedimentos que serão trabalhados dentro da empresa. A esse respeito, é fundamental delegar bem as tarefas. Ou seja, evite, por exemplo, atribuir uma enorme lista de tarefas para o mesmo funcionário. Profissionais extremamente carregados de serviços não conseguem obter eficiência na execução de suas funções, além de aumentar o estresse e a ansiedade.

Seguindo essa ideia, é válido criar uma agenda de prazos e datas de entrega para que você tenha um bom controle de reparos em andamento. Ao manter um excelente funcionamento interno, haverá a elevação da produtividade, o que também contribuirá para uma boa experiência do cliente, como comentamos no início deste artigo.

Essas foram as principais dicas de organização e de produtividade para você melhorar os serviços da sua oficina mecânica. Percebe-se que, ao definir procedimentos e estratégias específicas, é possível otimizar bastante os trabalhos e aumentar consideravelmente os resultados produtivos.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre a importância de efetuar uma análise SWOT em sua oficina mecânica e fique por dentro de mais assuntos relevantes para você!

Estoque para oficina mecânicaPowered by Rock Convert