Gestão de Oficina Para o Mecânico

Como fazer a fidelização de clientes dentro da oficina mecânica?

atendimento e fidelização de clientes

Atrair novos consumidores é ótimo para um negócio, mas fica difícil se destacar no mercado se você não alcança bons índices na fidelização de clientes. O que isso quer dizer? Que é fundamental conseguir manter o interesse das pessoas que contratam seus serviços.

É importante considerar que o usuário de oficinas mecânicas necessita desse atendimento pelo menos uma vez por ano. Assim, o ideal é que você conquiste uma boa cartela de clientes fiéis, que se lembrem da sua marca sempre que o carro precisar de algo.

Um bom relacionamento com os consumidores gera mais satisfação para eles, além de aumentar seu retorno financeiro e agilizar os serviços. Quer saber como aproveitar essas vantagens na gestão da oficina? Veja as nossas dicas!

Treine a equipe para o bom atendimento

Imagine o que faz você ter vontade de contratar novamente determinado fornecedor. Sem dúvida, a simpatia e a boa comunicação estão entre os fatores principais. Fica difícil querer voltar em um local onde você foi mal atendido ou tratado com frieza, não é mesmo?

Quando se trata de clientes de oficina mecânica, o acolhimento é ainda mais importante. Afinal, eles estão se dirigindo à sua empresa para cuidar do veículo ou resolver um problema. Muitas vezes, podem estar nervosos, irritados ou frustrados com a situação. Encontrar funcionários hostis definitivamente não é o que o seu público precisa.

Portanto, tenha o cuidado de capacitar sua equipe para um atendimento de excelência — desde o recepcionista, até os mecânicos e funcionários responsáveis pela entrega do carro. E a cortesia não é a única habilidade importante. Seus clientes também precisam de pessoas preparadas para prestar todas as informações sobre o serviço de maneira clara e honesta.

Um dos aspectos mais delicados da relação entre cliente e oficina é a confiança. Muitas pessoas são aconselhadas a duvidar de mecânicos. O seu papel é dar à clientela motivos para se sentir à vontade. Por isso, converse com seus funcionários sobre a importância da boa comunicação.

Conheça as necessidades dos clientes

Uma dica muito interessante para criar diferenciais competitivos para sua empresa é investir no pós-venda. Se o seu atendimento presencial já é excelente, que tal desenvolver mais intimidade com os clientes depois da realização do serviço? Entrar em contato pedindo que eles avaliem a empresa, por exemplo, é uma boa estratégia.

Outra dica é montar um perfil de cada proprietário no seu sistema e enviar mensagens personalizadas lembrando-os de datas de manutenção do carro ou vencimento de impostos. O cliente vai adorar essa atenção a mais e certamente aproveitará a utilidade dessa ajuda.

Também é essencial conhecer o que cada público necessita. As mulheres, por exemplo, estão cada vez mais interessadas no mundo automobilístico. Elas são uma importante parcela do mercado consumidor de carros e, claro, procuram as oficinas para realizar a manutenção. Infelizmente, poucos locais sabem como garantir a fidelização de clientes desse grupo.

Muitas mulheres se sentem pouco à vontade no ambiente da oficina. Pensar em diferenciais que sejam relevantes para as pessoas desse gênero vai ajudar a destacar a sua empresa no mercado e atrair mais clientes. Uma das principais demandas, nesse caso, é desenvolver confiança. Ter um histórico da consumidora e ajudá-la a acompanhar as necessidades do carro é um bom começo.

Para descobrir do que os clientes precisam, nada melhor do que escutá-los. Faça pesquisas de satisfação com as pessoas atendidas e analise os dados regularmente. Assim, você consegue filtrar boas sugestões e identificar aspectos positivos e negativos da sua empresa pelo ponto de vista dos usuários.

Monte programas de fidelidade

Fica mais fácil se tornar fiel quando você conta com alguns benefícios, não é? Uma das estratégias mais eficientes na hora de fidelizar clientes é oferecer vantagens para que eles voltem a procurar a oficina. A mais comum é o oferecimento de descontos no retorno ou na indicação de amigos.

Preparar campanhas promocionais ou programas de pontos também são boas ideias. Por exemplo: ofereça um cartão fidelidade e conceda serviços gratuitos para quem atingir determinada pontuação. Ou, ainda, dê um brinde para quem gastar acima de um valor médio na oficina — como um vale higienização ou abatimento na compra de acessórios.

Entregar itens com o nome da empresa também é uma ótima técnica para fazer as pessoas se lembrarem de você. Se elas estiverem olhando constantemente para sua marca na lixeira do carro, no chaveiro ou na flanela, por exemplo, certamente vai ser mais fácil decidir onde consertar o carro da próxima vez.

Invista em estruturação dos ambientes

Esse é um cuidado que nem todos os donos de oficina tomam, mas que é essencial para a fidelização de clientes. Se você tinha o pensamento de que um espaço para serviços mecânicos precisa ser apenas funcional, saiba que essa ideia está ultrapassada. Agora, é preciso também oferecer conforto para os clientes.

Ter uma recepção limpa e agradável, assim como uma sala de espera bem equipada e confortável, se tornou indispensável. Afinal, o barulho e a sujeira não deve tomar conta de todos os ambientes da oficina. Aliás, até mesmo a área de trabalho precisa ser organizada — não se esqueça de que muitos clientes vão até lá.

Profissionalize seus serviços

Se você quer oferecer cada vez mais qualidade para seus consumidores, adote um bom sistema de padronização dos serviços. Isso deixa a oficina mais profissional e facilita os processos, agregando rapidez. O primeiro passo é ter uma checklist de entrada dos veículos, registrando todas as informações importantes.

Além disso, desenvolva um bom meio de comunicação com os proprietários. Entregar ordens de serviço, mandar histórico das manutenções por e-mail e emitir notas fiscais corretamente aumenta a confiança no seu trabalho. Nesse ponto, leve muito a sério os prazos repassados para o consumidor. Evite criar expectativas irreais e seja honesto e claro quando for preciso atrasar a entrega.

Por fim, investir em equipamentos tecnológicos também traz mais retorno. Ao fazer isso, você passa a imagem de modernidade e profissionalização. Os clientes gostam de pesquisar locais que tenham formas mais rápidas e eficazes de realizar os serviços.

A fidelização de clientes não é uma tarefa difícil. Basta ter sensibilidade para conhecer as necessidades do seu público e criar oportunidades de resolvê-las. Aqui, você viu uma série de dicas para aperfeiçoar sua relação com o público e aumentar a taxa de retorno da oficina.

E então, gostou deste post? Que tal seguir nossos perfis nas redes sociais? Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!

Baixe o Ebook como abrir uma oficinaPowered by Rock Convert