Conheça os benefícios do atendimento personalizado em oficinas mecânicas

A tecnologia representa um mar de possibilidades para quem se arrisca a utilizá-la, e muitos são os benefícios de quem ousa inseri-la na rotina do próprio negócio. O atendimento personalizado é uma dessas coisas que podem ser aperfeiçoadas com o uso da internet. Dessa forma, aumenta a satisfação da sua clientela e a fidelização à sua oficina mecânica.

Mas é necessário que você saiba como trabalhar com ela, e também transitar entre o virtual e o presencial, para que consiga prestar um serviço e atendimento de excelência. Isso significa que você terá de dominar outras ferramentas, e o mesmo ocorrerá com a sua equipe, para que tudo aconteça da melhor forma.

Quer saber mais sobre como prestar um atendimento personalizado e de alta qualidade? Selecionamos as principais dicas sobre o assunto para você implementar na sua oficina. Continue a sua leitura e confira!

Qual a importância de oferecer atendimento personalizado na oficina mecânica?

Nem sempre as pessoas vão procurar pelos seus serviços em seus melhores dias. Em especial quando se trata de um defeito ou quebra no veículo, sabemos que dificilmente os ânimos se manterão serenos. Saber trabalhar a sua abordagem e resposta da melhor maneira possível, independentemente do cenário, é fundamental para que você conquiste a confiança do cliente.

É a flexibilidade que você cria para atender aos mais diversos perfis de clientes, bem como suas peculiaridades, que fará com que a sua oficina se torne uma referência e transforme isso em uma quantidade crescente de trabalho e, também, de rentabilidade.

Por outro lado, dificilmente as pessoas vão até você em momentos como o mencionado se a impressão passada na sua oficina for de hostilidade e desdém. Enfrentar estresse em um momento que já costuma ser delicado não é uma opção para ninguém, e isso é compreensível.

Quais os benefícios do atendimento personalizado em oficinas mecânicas?

A relação entre oficina e cliente é de pura confiança, da mesma forma que a relação entre um médico e o seu paciente. Nos seus serviços, a sua clientela entrega a segurança e a integridade de toda a família e também a de terceiros, e ser digno dessa credibilidade exige muito cuidado e profissionalismo.

Além de um trabalho muito bem executado, é o atendimento ao cliente na oficina que aproximará o seu público de você. E essa aproximação permitirá que seja construída uma relação que por consequência também se expandirá para novos clientes, por meio das recomendações feitas.

Um serviço bem feito envolve muitas questões, e são elas que levarão ao sucesso da sua oficina, por isso, não negligencie nenhuma.

Se dedicar a essa tarefa é fundamental para que o primeiro contato seja sempre positivo. Se você gerar essa impressão, até mesmo os pequenos deslizes poderão ser relativizados. Por exemplo, uma mancha de graxa que ficar na lataria não será o fim do mundo para o seu cliente, se por meio de um bom tratamento você despertar uma boa noção de respeito e empatia.

Como realizar o atendimento personalizado em oficinas mecânicas?

Antes de qualquer coisa, é importante apontar que as dicas que serão passadas aqui já são adotadas em grandes concessionárias, que buscam a excelência constantemente. Tenha atenção à sua leitura e veja o que você pode fazer para aplicar as melhores práticas no seu serviço.

Agendamento virtual

Ter a tecnologia como uma aliada é fundamental para quem quer prestar um ótimo atendimento. Especialmente porque economiza idas desnecessárias até a sua oficina e a negativa de pegar um novo trabalho caso o seu pátio já esteja cheio. Utilizar ferramentas que possibilitem o atendimento online é unir o útil ao agradável.

Isso pode ser feito por meio da página da sua oficina no Facebook, pelo Instagram ou pelo WhatsApp, por exemplo. Caso queira investir um pouco mais, é possível criar o seu próprio site e colocar um campo destinado a esse contato.

Mas saiba que não basta criar tais mecanismos se não houver uma boa gestão sobre os contatos. No primeiro momento, é possível utilizar mensagens automáticas para informar que o atendimento será feito na primeira oportunidade. Mas, após isso, será necessário que a sua equipe apresente todas as informações, como data e horário disponível.

Com exceção dos finais de semana e horários após o expediente, em que é razoável deixar de atender a uma solicitação, jamais deixe de dar atenção ao seu cliente por mais de 24 horas. Bem verdade, o ideal é que responda sempre quanto antes!

Qualifique a sua equipe

Adquirir conhecimentos sobre a mecânica e a elétrica de automóveis em cursos é comum para os profissionais do setor. Mas também é recomendável que a sua equipe se qualifique sobre outros temas, e o atendimento é um deles. Seus colaboradores ajudam a construir a sua oficina, e a imagem dela também depende da forma como eles tratam os seus clientes.

Nas concessionárias, por exemplo, é cada vez mais comum que os próprios mecânicos façam o atendimento dos clientes, expliquem os serviços que serão feitos e apresentem o respectivo orçamento. Esse é o tipo de cultura organizacional que também pode render bons frutos em oficinas multimarcas.

Trabalhe com o pós-venda

Quem presta serviços também realiza vendas, e ter uma noção da satisfação do cliente após a conclusão do serviço é uma das tarefas destinadas ao pós-venda. Nele você manterá o contato com o seu cliente, aproximando ele da sua oficina e fazendo algumas perguntas.

Uma das mais importantes é saber qual a nota que ele dá para a experiência que teve e se recomendaria a sua oficina para colegas, amigos e familiares. Por meio do grau de satisfação e das eventuais críticas, você alinhará a sua equipe para oferecer um serviço melhor, comemorando os seus acertos e reconhecendo as suas falhas.

Por que contar com a Fremax?

Parte de um bom serviço e de um atendimento personalizado depende diretamente da forma como ele é feito e das peças com que você trabalha. Pois, também contarão pontos ao seu favor no quesito confiança e credibilidade. Ter uma referência como a Fremax na sua oficina é um dos diferenciais que você terá à inteira disposição da sua clientela.

Quer saber como criar uma parceria com uma das principais marcas do mercado automotivo? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.