Entenda a importância do cliente recorrente para seu negócio

O cliente recorrente aumenta a lucratividade da oficina mecânica, razão pela qual vale a pena investir em fidelização. Esse tipo de cliente costuma consumir mais serviços e produtos devido ao relacionamento e à confiança estabelecida. Ele geralmente faz a publicidade boca a boca do estabelecimento assim que percebe que as suas expectativas foram atendidas.

Um consumidor fidelizado indica a oficina para os seus parentes, amigos e conhecidos. Neste post, vamos explicar a importância de ter uma estratégia focada na fidelidade dos clientes para o crescimento financeiro de uma oficina. Além disso, mostraremos como uma boa gestão pode aprimorar a fidelização e aumentar a sua renda.

Gostaria de obter dicas de como criar uma boa gestão para garantir o retorno dos clientes? Acompanhe a leitura!

Saiba o que são e qual a importância do cliente recorrente

Um cliente recorrente é aquele consumidor que considera o seu estabelecimento como referência na hora de fazer o conserto de veículos. Ele se recordará da sua oficina mecânica sempre que tiver um problema ou dificuldade com o automóvel e procurará o auxílio dos seus profissionais. Para conseguir esse efeito, é necessário ir além do que o consumidor espera.

A oficina que surpreende positivamente as pessoas que chegam até a sua estrutura física tem mais chances de ter clientes recorrentes. Algumas atitudes simples podem ajudar o seu negócio a crescer, como a excelência no atendimento ao público, a oferta de água ou café para o consumo. Uma sala de espera confortável para quem precisa aguardar o atendimento etc.

Se você deseja ter clientes recorrentes, descubra como manter o público interessado e inove para que eles se sintam especiais. Os negócios que mais crescem são aqueles que são gerenciados por profissionais dedicados e criativos. Esses gestores conseguem aplicar ideias inovadoras, aprendem na prática como atrair o público e investem em fidelização.

Compreenda como uma boa gestão pode aprimorar a fidelização

A gestão pode aumentar a fidelização da oficina mecânica utilizando práticas que já foram testadas e que funcionaram em outros locais. Por exemplo, a realização de pesquisas para saber o que as pessoas pensam sobre o estabelecimento ou uma avaliação do atendimento recebido pode motivar os seus clientes. Essa é uma ótima maneira para medir o desempenho e aprimorar serviços.

Ao ouvir a opinião dos clientes, você conseguirá ter uma noção de todos os efeitos do atendimento, produtos e serviços prestados e criar planos de melhorias. Com isso, será possível melhorar os resultados e desenvolver um relacionamento mais positivo com o público. As avaliações são ferramentas essenciais para que o gestor consiga elevar as possibilidades de ter clientes recorrentes.

Confira as dicas para uma gestão que favorecem a recorrência de clientes

Depois de entender o que é um cliente recorrente, é necessário criar estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Existem dicas que ajudam a equipe de colaboradores a ganhar a confiança das pessoas mais exigentes. Basta prestar atenção nas informações registradas neste conteúdo.

Veja a seguir as melhores práticas de atendimento para conquistar clientes recorrentes!

Pratique a escuta ativa

A comunicação eficiente acontece sempre que duas pessoas estão interagindo com clareza e objetividade. Treine os colaboradores da oficina automotiva para que eles comecem a praticar a escuta ativa. Os profissionais devem olhar para os clientes enquanto estiverem conversando e ouvir o que eles têm a dizer com tranquilidade. É necessário transmitir ao público a importância das informações ouvidas.

Um dos segredos para ter mais clientes recorrentes em seu estabelecimento é a humanização. Desse modo, oriente os colaboradores a observar o perfil de cada consumidor para saber como oferecer o melhor atendimento. Existem pessoas que permitem conversas informais e outras não. A maioria faz a leitura do movimento corporal e entende inclusive o que não foi dito.

Organize a oficina

Invista na organização da oficina para que os clientes cheguem e tenham a sensação de estar no lugar certo. Se o ambiente está bagunçado, as pessoas podem acabar saindo em busca de outro estabelecimento, já que o cenário bem organizado é um pilar de qualidade. O local pode interferir no atendimento ao público e também na decisão de compra.

A organização conta muito no atendimento ao consumidor, embora seja difícil manter o estabelecimento completamente limpo. Entretanto, as ferramentas, peças e equipamentos podem ser bem cuidados e organizados. Crie um cronograma para que os colaboradores consigam organizar o espaço da oficina e oferecer um bom ambiente — além da execução de outros serviços de qualidade, claro.

Higienize os veículos

Os clientes estão com novos hábitos de higienização e eles vão permanecer válidos no decorrer do tempo. Uma grande parte da população está mais preocupada com saúde e não considera interessante permanecer em locais que não são higienizados. Mantenha o uso das máscaras, se necessário, e disponibilize o álcool 70% em sua oficina mecânica.

Fique distante das pessoas que se aproximarão se sentirem necessidade e promova ações de higienização dos carros antes de entregá-los aos clientes. É indicado o uso de lenço umedecido com desinfetante ou cloro para evitar o ressecamento de partes do automóvel. Deixe o cliente acompanhar esse processo para aumentar a segurança e a credibilidade do estabelecimento.

Use Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

EPIs são essenciais para a proteção dos profissionais que trabalham nas oficinas mecânicas. É obrigatório fazer uso desses equipamentos No entanto, os clientes observam se o estabelecimento tem esse cuidado e entendem que o serviço e os produtos oferecidos são regularizados. Por outro lado, essa atitude mostra o profissionalismo e o comprometimento da empresa.

Envie promoções

O envio das promoções de peças e de serviços é um atrativo para o público consumidor. As informações devem ser enviadas apenas para os clientes da oficina que estão incluídos no cadastro para gerar a sensação de exclusividade. Ofereça ainda serviços ou produtos complementares sempre que um cliente entrar no estabelecimento.

Entendeu a importância do cliente recorrente para seu negócio? A oficina pode oferecer para o público uma versão completa de um serviço ou produtos para a limpeza do carro, como odorizadores ou tapetes.

Saiba que a Fremax tem centros de distribuição logística no Brasil, Holanda e Argentina, países onde comercializa autopeças para diversas marcas e modelos de veículos.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa