Saiba como atender bem o cliente em sua oficina mecânica

Já aconteceu de você desistir de um produto ou serviço (por melhor que seja) ou decidiu não voltar mais à empresa porque recebeu um atendimento ruim? Se já viveu essa experiência, você sabe que um atendimento de qualidade é crucial na fidelização do consumidor. Portanto, saber como atender bem o cliente é essencial para o sucesso da sua oficina.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que a sua empresa disponha de diferenciais que sejam capazes de proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente. Nesse caso, investir em um bom atendimento é essencial para aproximar o consumidor e estabelecer um relacionamento mais próximo com ele.

Como você bem sabe, um atendimento ruim é suficiente para afastar o consumidor e afetar a imagem da empresa. Isso porque uma crítica negativa referente ao seu atendimento divulgada na internet, por exemplo, pode afastar outros potenciais clientes, já que a indicação de um consumidor tem mais poder de convencimento que qualquer campanha de marketing.

Por esse motivo, elaboramos este artigo com dicas de como atender bem o cliente na sua oficina mecânica. Acompanhe a leitura!

Por que investir na experiência dos consumidores ?

Você sabia que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um serviço ou produto para obter uma boa experiência de compra? Quando o cliente está satisfeito com os serviços prestados pela empresa, ele não mede esforços para manter sua fidelidade, pois sabe que o retorno valerá a pena.

Por esse motivo, é essencial que você invista em um bom atendimento desde o primeiro contato. Quando as interações do consumidor com a marca se tornam uma experiência positiva, não importa o que a concorrência ofereça — esse cliente permanecerá sendo fiel à sua oficina. 

Isso porque ao longo da sua jornada, foi desenvolvido um relacionamento de confiança que vai além do consumo de um serviço ou produto.

Dessa forma, ao investir na experiência do cliente, você obtém vantagens como as seguintes.  

Aumento da base de clientes

Diante de tantas opções disponíveis no mercado, o consumidor não está apenas atrás de um produto ou serviço. Seu objetivo é conseguir solucionar a sua necessidade e se sentir satisfeito no final da sua jornada de compra. Quando esse propósito é alcançado, o cliente se torna fiel à marca e passa a ser um promotor da empresa.

Isso significa que ele divulga e indica seu trabalho, atraindo assim mais consumidores e aumentando a sua base de clientes. Tenha em mente que a indicação de um cliente tem uma grande influência na decisão de compra de outros consumidores. Por isso, vale a pena investir em um atendimento que satisfaça o seu público, de modo a retê-lo.

Maior satisfação

Como mencionamos, um atendimento eficaz, personalizado e próximo aumenta a satisfação do consumidor. Por isso, acompanhar o cliente em todas as etapas da sua jornada de compra é essencial para entender a dor do cliente e oferecer a solução que ele precisa no momento.

Mais confiança na empresa

Quando o cliente se sente satisfeito com os serviços prestados pela empresa, ele se mantém fiel à marca, porque foi gerado um relacionamento de confiança no qual ele sabe que não será deixado na mão quando precisar. Portanto, essa é uma das vantagens de investir em um atendimento profissional de qualidade.

Como atender bem o cliente na oficina

Dispor de um atendimento que gere satisfação e fidelize o cliente requer ações simples que podem ser colocadas com facilidade em prática. Por isso, não há desculpa para uma assistência ruim. Sendo assim, para melhorar o atendimento, coloque em prática as dicas a seguir.

Seja educado e respeitoso

Pode parecer um conselho óbvio, mas muitas empresas pecam na hora de oferecer um atendimento respeitoso. Nesse caso, a falta de profissionalismo por parte do colaborador é uma das principais razões de um atendimento desrespeitoso. 

Ainda mais em se tratando de oficinas mecânicas. Provavelmente você já ouviu histórias de clientes que, ao procurarem um serviço, se depararam com uma abordagem rude e em alguns casos desrespeitosa, principalmente quando quem procura são mulheres.

Sendo assim, é essencial educar e conscientizar a sua equipe sobre a importância de prestar um atendimento profissional, independentemente do cliente que o procura. 

Atendimento eficiente

Não precisa ser um guru em gestão para saber que o cliente não gosta de retornar duas vezes à empresa para solucionar o mesmo problema. Além de gerar retrabalho para a oficina, esse problema deixa o consumidor frustrado e, dependendo da situação, pode afetar o seu relacionamento com a oficina.

Sendo assim, ao investir em uma experiência positiva, as chances de deixar um cliente insatisfeito são mínimas, pois há uma preocupação em manter a qualidade e a eficiência dos serviços prestados. 

Explique os procedimentos com clareza e entenda o que o cliente precisa

Para solucionar a dor do cliente, não existe outra forma que não seja conversar com ele e entender o que precisa. Por esse motivo, antes de bombardear o consumidor com propostas que ele não tem interesse, procure saber qual a sua necessidade para identificar a solução que ele precisa.

Nesse caso, ser claro e objetivo faz toda a diferença na construção desse relacionamento, pois não deixará dúvidas sobre o que foi discutido e negociado. Aliás, disponibilizar um espaço adequado para negociar com o cliente é ideal para tornar sua interação com a empresa ainda mais positiva.

Vale ressaltar que durante esse diálogo é importante que todo o procedimento seja explicado com clareza, a fim de conquistar a confiança do consumidor.

Disponibilize atendimento online

Sabemos que, hoje, quase tudo pode ser resolvido pela internet. Então, para acompanhar esse novo comportamento do consumidor, é crucial que você invista em atendimento online. Nesse caso, é ideal ter um profissional responsável apenas por responder as mensagens que são enviadas para a empresa. Assim, é possível agilizar o atendimento, evitando que o cliente fique aguardando retorno por muito tempo.

Ficou claro ao longo deste artigo que não precisa de muito para saber como atender bem o cliente, pois basta buscar meios de conhecê-lo e investir em soluções que atendam às suas necessidades. Além disso, disponibilizar um atendimento humanizado e cordial é essencial para criar uma boa imagem da empresa e ampliar a quantidade de clientes.

Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa