Aprenda como escolher aditivo para radiador ideal para seu veículo
Para que o seu carro funcione corretamente, ele precisa de mecanismos para controlar a temperatura do motor. O principal deles é o radiador, que circula água pelo sistema e libera o calor produzido durante a combustão. E, para melhorar a eficiência desse sistema, é importante escolher um bom aditivo para radiador em seu veículo.
Utilizar o aditivo certo para o seu veículo contribui bastante com a vida útil do motor e melhora o funcionamento. Algo que vai te poupar vários gastos com manutenção a longo prazo. Porém, é importante se atentar a alguns cuidados antes de fazer a sua escolha.
Acompanhe e entenda mais sobre o aditivo para radiador, sua função e como escolher o melhor para o seu veículo.
O que é aditivo para radiador?
O sistema de refrigeração de um veículo, também chamado de sistema de arrefecimento, tem como função controlar a temperatura do motor de acordo com o especificado. Uma de suas atribuições é não deixar o motor superaquecer, especialmente em locais com altas temperaturas.
O sistema de arrefecimento precisa de um líquido para operar, uma vez que ele tem contato com partes quentes do motor e faz com que a peça resfrie e opere em condições adequadas. Assim, usar apenas água no sistema, há um risco significativo de ela evaporar em pouco tempo ou até mesmo oxidar e prejudicar o estado das peças internas do motor.
Por esse motivo, os veículos utilizam o aditivo para radiador, um líquido que ajuda a controlar sua temperatura, inibe a corrosão e a condução elétrica. Dessa forma, o motor pode trabalhar de forma mais eficiente, mas sem os mesmos riscos para o funcionamento do veículo.
Qual é a função do aditivo para radiador?
A principal finalidade do aditivo para radiador é elevar a temperatura de ebulição da água. Ou seja, quando a temperatura interna do motor passa a de 100° Celsius, ela ainda se mantém no estado líquido e cumpre com o seu objetivo de resfriar a temperatura.
Os aditivos para radiadores também evitam a corrosão de componentes do sistema de arrefecimento do veículo, sendo que o uso da água pode gerar a oxidação desses componentes. Além disso, alguns dos aditivos disponíveis hoje em dia no mercado usam substâncias que também são capazes de promover a lubrificação dos componentes internos a fim de melhorar o seu funcionamento.
Quais são os tipos de aditivo para radiador que existem?
Se você procurar por um fluido para radiador no mercado, vai encontrar três tipos de aditivos. Veja aqui quais são e suas principais características.
Aditivos orgânicos
Como o nome diz, esses são aditivos feitos com material orgânico, o que os torna biodegradáveis. Por esse motivo, eles apresentam bem menos risco para o meio-ambiente quando são utilizados ou descartados. Outra vantagem desse modelo é que ele apresenta maior durabilidade em comparação com outros tipos disponíveis no mercado. Ideal para evitar trocas ou reposições frequentes.
Aditivos sintéticos
Do outro lado, temos os aditivos sintéticos. Naturalmente, eles não são biodegradáveis, o que exige mais cuidado durante seu descarte. Sua composição envolve alguma quantidade de silicatos e fosfatos, substâncias que se degradam à medida que o motor trabalha. Isso diminui gradualmente a eficácia do produto. Em compensação, seu custo é mais baixo, podendo ser adequado para alguns tipos de motor ou pessoas que dirigem menos.
Aditivos híbridos
Se você quer um meio termo, pode optar por um aditivo para radiador híbrido. Ele possui componentes orgânicos biodegradáveis, mas também inclui silicatos e outros materiais sintéticos. Eles oferecem mais eficiência e durabilidade que os aditivos sintéticos, mas ainda são mais acessíveis que os orgânicos. Por conterem substâncias nocivas ao meio-ambiente, eles ainda precisam ser descartados da forma correta.
É bom colocar aditivo no radiador do carro?
Se você escolher o aditivo certo, de acordo com o especificado no manual do veículo, os benefícios para o motor do carro são bem notáveis. Mesmo que a água seja uma substância bastante eficaz para absorver calor, ela nem sempre é o suficiente. Por isso é importante misturar o aditivo com a água do radiador.
Esse é um dos fundamentos na mecânica automotiva. Como o motor gera muito calor a partir da combustão, você precisa de um sistema de resfriamento bastante eficiente. Como a água não é o suficiente, você utiliza aditivos para melhorar seu potencial.
Quanto tempo dura o aditivo no radiador?
Há dois critérios que você deve usar para saber quando é hora de trocar o aditivo no radiador: tempo e quilometragem. Por padrão, aditivos orgânicos e híbridos tem uma vida útil mais longa enquanto o sintético tem a vida mais curta. A periodicidade da troca do aditivo do radiador deve ser aquela recomendada no manual do veículo.
O que é melhor colocar no radiador: água desmineralizada ou aditivo?
A resposta rápida aqui é: ambos! A água desmineralizada é fundamental para manter o funcionamento do sistema. Qualquer substância, especialmente sais minerais, pode causar corrosão no sistema.
A função dos aditivos é complementar a capacidade da água em absorver e dispersar o calor do motor, evitar corrosão, inibir a condução elétrica, entre outros. O recomendado é manter uma mistura de 60% de água e 40% de aditivos. Porém, existem alguns modelos de carros e aditivos que pedem proporções diferentes.
Como o circuito do radiador é fechado, seu nível deve ser sempre o mesmo, sem precisar repor água ou aditivos. Caso contrário, é sinal de que há algum vazamento no sistema.
Posso utilizar água de torneira no sistema de arrefecimento?
A resposta é não, como já dissemos a água ideal para uso no sistema é a desmineralizada acrescida do aditivo.
Como escolher o aditivo para radiador?
Como mencionamos, escolher o aditivo para radiador certo é fundamental para o melhor desempenho do sistema de arrefecimento. Além de contribuir com sua longevidade.
A forma mais segura de escolher um aditivo é conferir o manual do fabricante do veículo. Ele inclui informações sobre os tipos de aditivos usados, sua proporção em relação à água desmineralizada e sua composição. Assim, você tem critérios mais claros para avaliar suas opções.
Agora você entende melhor como escolher seu aditivo para radiador. Se você dedicar algum tempo para encontrar o produto certo do seu veículo.
Quer mais dicas para dirigir com segurança e conforto? Então confira nosso checklist para revisão do carro antes de viajar.