melhor marca de disco de freio

Como escolher a melhor marca de disco de freio para o veículo?

A manutenção de um veículo é feita para que se garanta o seu funcionamento regular, mesmo que não haja a quebra ou falha em um de seus componentes. Assim, a segurança é um dos principais fatores que levam os carros periodicamente para as revisões. Escolher a melhor marca de disco de freio é uma das medida que ajuda a preservar a integridade de todos no trânsito.

Diversos componentes de um veículo têm uma vida útil, que pode ser aferida pela quilometragem. Ou, ainda, ao apresentar sinais que, ao serem notados pelo motorista, merecem atenção. O disco de freio, por exemplo, deve ser trocado caso certo nível de desgaste seja identificado. Caso contrário, pode comprometer a segurança ou mesmo causar avarias a outros componentes do mesmo sistema.

Quer saber escolher a melhor marca de disco de freio para conquistar de vez a preferência do cliente? Selecionamos as principais dicas pra você saber fazer essa escola e oferecer as melhores na sua oficina. Confira!

Para que serve o disco de freio?

São componentes localizados nas rodas dos veículos, cuja função é atuar em conjunto com as pastilhas de freio, que, quando acionadas, geram o atrito apto a parar o carro. São componentes muito demandados, especialmente por quem viaja e utiliza o carro em locais como descidas de serras.

Qualquer tipo de utilização gera o desgaste dessa peça. Quando ele se dá de maneira irregular, pode ser eventualmente retificado. No entanto, isso não elimina a necessidade de substituição quando os discos estiverem muito finos. A não realização dessa troca pode comprometer a segurança dos ocupantes e de terceiros no trânsito e nas rodovias.

Por que utilizar discos de freio de qualidade?

Como são peças que atuam em temperaturas elevadas (tendo em vista que o atrito gera calor), quanto mais os freios forem exigidos, maior será a temperatura. Por isso, é importante optar sempre por peças de qualidade. Quanto melhor for a peça, maior será a eficiência dela. A durabilidade também será um diferencial de uma boa marca.

Quem gasta errado, não raramente terá que gastar duas vezes, por isso o preço não pode ser o único fator a ser considerado. Os discos de freio são peças sensíveis para a manutenção da segurança e são exigidos em todos os momentos em que o veículo estiver sendo utilizado.

Você já deve ter visto calotas que foram perdidas nas ruas. Isso pode acontecer em razão do calor gerado pela frenagem, que dilata os pontos de fixação dessas peças e faz com que elas se soltem. A temperatura é tão alta, devido ao atrito e esforço constante que é feito, que peças de qualidade inferior perderiam a eficiência e poderiam causar acidentes graves pela perda da frenagem ou mesmo iniciar incêndios.

Importância da manutenção

O sistema de freios utiliza componentes que precisam ser privilegiados durante as revisões e manutenções corretivas. Isso, porque a vida e integridade física dos ocupantes e terceiros pode ser severamente comprometida em razão do uso de peças de baixa qualidade, que não atendem aos padrões mais rigorosos e às especificações das montadoras.

Os freios de disco são, por si só, projetados para aguentar toda a massa do veículo durante a frenagem, em especial os dianteiros, que recebem aproximadamente 70% desse peso. Por essa razão, diversos modelos de veículos saem apenas com freios a disco na dianteira e sistema de tambor nas rodas traseiros. Essa é uma tecnologia mais antiga, mas que ainda equipa veículos mais leves ou mais baratos, como forma de reduzir os custos da fabricação.

A tecnologia dos freios a disco é tão superior aos sistemas mais antigos, que as motocicletas e até mesmo bicicletas passaram a utilizá-la. E a melhor forma de aproveitar todo o potencial desse sistema de freios é fazer revisões constantes e utilizar peças de qualidade. Também é importante que o prestador de serviço escolhido se responsabilize pela manutenção e pelo tipo de peça que será empregada na troca.

Quais são os tipos de discos de freios?

No momento da escolha dos discos, a primeira recomendação é optar por modelos que sejam compatíveis com aqueles que são recomendados pela montadora do veículo. Essa é a forma mais fácil de se encontrar o tipo de disco que deverá ser utilizado, pois atenderá ao projeto de engenharia desenvolvido pelo fabricante do modelo.

Disco sólido

É o tipo utilizado em modelos populares e de baixa potência, que não precisam de um sistema mais requintado para cumprir a função de frear o veículo. Em modelos mais potentes, eles são utilizados nas rodas traseiras, que não demandam a mesma eficiência exigida dos freios dianteiros. Como mencionado anteriormente, essas são as que recebem a maior parte da massa do veículo durante a frenagem.

Disco ventilado

É um sistema mais eficiente, formado por dois discos unidos por uma câmara interna. O pequeno espaço entre eles é responsável por gerar o resfriamento mais rápido da peça. É comumente utilizado em motores mais potentes do que os discos sólidos.

Disco ventilado perfurado e ranhurado

São tipos distintos, mas com resultados próximos, por isso serão tratados conjuntamente. No primeiro caso, o corpo do disco é semelhante ao ventilado, mas nas laterais há furos que potencializam a exaustão e geram maior resfriamento. Nesse caso, existe o risco de os conflitos entre temperaturas provocarem trincas nos discos.

O ranhurado, por sua vez, também consegue arrefecer o sistema com maior eficiência. Entretanto, esse atributo é perdido em relação à frenagem em si, por ter menor superfície de contato com as partilhas. Esse formato também provoca o desgaste acelerado das pastilhas de freio, em comparação aos outros tipos.

Como escolher a melhor marca de disco de freio?

Quem está no ramo automotivo há mais tempo certamente já sabe que há boas marcas disputando o mercado brasileiro, nacionais e internacionais. Dessa forma, o principal atributo a ser ponderado é o custo-benefício, a capacidade de oferecer a melhor solução por preço justo, e não necessariamente o mais barato.

Uma das marcas que melhor atendem ao mercado é brasileira e oferece tecnologia para as pistas de corrida e também para veículos de rua. A Fremax é uma das grandes referências em discos de freios, com produtos que atendem aos padrões mais exigentes e às especificações de variadas montadoras e modelos de veículos.

Quer ter a melhor marca de disco de freio na sua oficina? Entre em contato conosco e saiba como!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.