Como ampliar a oferta de serviços automotivos na sua oficina?

A oferta de serviços automotivos teve um crescimento significativo durante a pandemia do novo coronavírus, chegando a um aumento de 89% em algumas especialidades. Além disso, outro levantamento aponta que as oficinas particulares são ainda a principal referência para manutenções de carros no mercado brasileiro, ganhando inclusive de concessionárias autorizadas.

Então, como aproveitar esse cenário positivo para os donos de oficinas e auto centers e ampliar as ofertas de serviços automotivos de qualidade em seu estabelecimento?

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a iniciar um negócio com o pé direito ou, simplesmente, aprimorar as possibilidades de sua loja. Sendo assim, vamos direto às dicas.

Boa leitura!

Quais serviços automotivos existem e podem ser trabalhados em sua oficina?

O mercado automotivo é bastante amplo e especializado. Por isso, há uma infinidade de oportunidades a serem trabalhadas e em diferentes segmentos. Aliás, essa questão da especialização é o segredo para diferenciar o seu estabelecimento em um mercado tão competitivo.

E também vale ressaltar que não há uma receita pronta, ok? Ou seja, essas dicas são apenas para inspirar e ajudar você a direcionar melhor o seu negócio. No entanto, é unicamente o gestor que pode estudar e entender o mercado de sua região.

Logo, antes mesmo de se especializar em uma ou outra atividade mecânica, considere os seguintes fatores:

  • O que falta na sua região?
  • O que os clientes mais precisam, mas tem pouca oferta?
  • Qual o nível de capacitação profissional que você vai precisar?
  • Qual o investimento necessário e o retorno esperado?

Feito isso, agora dá para ir às dicas de algumas especializações. Então, anota aí:

  • manutenções preventivas;
  • reparos mecânicos;
  • balanceamento e alinhamento;
  • estética automotiva;
  • revisões e vistorias;
  • auto elétrica;
  • manutenção de embreagens, freios e outros itens.

E como ampliar a oferta desses serviços automotivos em seu estabelecimento?

Uma coisa que todo mecânico precisa saber é que os consumidores estão mais exigentes. Logo, eles querem mais opções de serviços e resultados mais satisfatórios.

Não à toa, diversas oficinas têm expandido sua gama de serviços automotivos para agregarem mais valor ao negócio e oferecerem soluções mais diversificadas no mercado. E como vimos no tópico anterior, isso requer um certo planejamento antes de apostar em qualquer estratégia.

Reforçada essa questão, podemos considerar alguns fatores básicos para ampliar seus serviços automotivos na oficina. Veja!

Invista no atendimento ao cliente

Como sua oficina atende o cliente? Simplesmente o aguarda bater na porta e apresentar um problema em seu veículo? Se sim, vale muito rever esse conceito! Afinal, como qualquer outro negócio, uma oficina mecânica pode oferecer muito além dos serviços básicos da manutenção corretiva. E isso se inicia no bom atendimento.

Ou seja, recepcionar o cliente de forma adequada, facilitar a comunicação, padronizar o atendimento e trabalhar sempre com transparência são alguns exemplos que já fazem toda a diferença ao negócio.

Mas, além disso, é possível agregar outros diferenciais. Por exemplo, que tal cadastrar dados pessoais para campanhas de marketing, oferecer facilidades como aplicativos, chats e atendimento online, e notificar sobre novos serviços automotivos disponíveis em sua oficina?

Capacite a sua equipe

Não adianta ampliar os serviços automotivos de sua oficina, se não apresentar os resultados satisfatórios no final. Por isso, muito além de uma gama completa de ofertas, foque a qualidade do trabalho de sua equipe. Isso requer estudos, treinamentos e capacitações.

Em outras palavras, fique atento a cursos de especialização, promova treinamentos, workshops e eventos voltados ao mercado. Um funcionário capacitado é o maior patrimônio que uma oficina profissional pode conquistar e, sem dúvidas, o cliente valoriza isso.

Cuide da infraestrutura da oficina

Como complemento do último tópico, sua equipe precisa contar com ferramentas adequadas e equipamentos profissionais em suas rotinas na oficina.

Logo, elevadores automotivos, rampas, alinhadores, balanceadores, desmontadoras de rodas, entre outros inúmeros maquinários são fundamentais em um estabelecimento que preza por segurança, produtividade e qualidade.

Além disso, investir na infraestrutura contribui para melhorar a imagem de sua oficina, a segurança das pessoas e até mesmo a organização e a limpeza do ambiente.

Trabalhe com peças de qualidade

Além de todas as dicas citadas acima, ampliar os serviços automotivos com qualidade requer um trabalho profissional e com garantias para o consumidor.

Em outras palavras, imagine investir em equipamentos de última geração, mecânicos altamente capacitados, atendimento perfeito, mas a manutenção deixar a desejar por economias desnecessárias.

Isso vale, principalmente, para a indicação e o uso de peças automotivas de qualidade. Evite sujar o nome de sua loja usando materiais duvidosos e de segunda linha nos veículos do cliente. Tente sempre convencer o consumidor pelo custo-benefício e não pelo preço de determinada peça.

Por que investir na qualidade dos serviços automotivos?

Com todas as dicas que vimos até aqui, já é possível ter uma ideia de como o mercado automotivo é amplo e como existem inúmeras oportunidades a serem trabalhadas. Para isso, antes de finalizar o post, preparamos uma pequena lista com algumas sugestões e vantagens de se investir na qualidade de seu trabalho. Confira!

  • padronize seus produtos, com fornecedores de referência e renome no mercado; 
  • foque a fidelização do cliente e não a solução temporária de problemas;
  • busque se diferenciar da concorrência, seja com serviços automotivos específicos, seja com outros fatores, como atendimento, comunicação e preço;
  • trabalhe sempre com o máximo de transparência com o público;
  • aprenda a calcular mão de obra e ofereça serviços ainda mais vantajosos;
  • passe uma imagem profissional, técnica e especialista;
  • se atualize sobre novidades e tendências do mercado automotivo.

Em resumo, essas são algumas dicas de como ampliar os serviços automotivos em sua oficina. Como bem vimos, não importa o tamanho ou atuação de seu negócio. É sempre possível crescer e agregar novos valores ao estabelecimento, desde que você perceba as necessidades do mercado e aposte, antes de tudo, na sua qualidade e no seu potencial de trabalho.

Gostou do post e quer começar agora mesmo a diferenciar sua oficina no mercado? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça a variedade de soluções em peças automotivas de nossa empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.