Os cuidados com o meio ambiente vêm atingindo diversos segmentos de mercado, e com o mercado automotivo não é diferente. Sendo assim, o tema da sustentabilidade no caminhão e a utilização de materiais inteligentes é algo que passou a ser discutido no universo do transporte de cargas.
Uma vez que estes temas estão surgindo é preciso para e conhecer mais sobre cada um deles e descobrir formas de aplicação no dia a dia. Saiba aqui, como as montadoras veem se preparando para esta importante mudança de chave climática!
No mercado rodoviário, o fator sustentabilidade no caminhão está diretamente relacionado a necessidade de redução na emissão de gases poluentes que os caminhões soltam na atmosfera. A forma mais eficiente de combater esta via está consolidada na tentativa de reduzir o consumo de combustível por carga transportada.
Durante muitos anos, essa foi uma tarefa difícil. Contudo, atualmente, o mercado de montadoras observa de perto a existência de tecnologias e materiais inteligentes que tornam isso possível.
As preocupações com a sustentabilidade nos caminhões estão cada vez mais impositivas. E a grande questão está voltada as mudanças climáticas. Quando existe uma grande concentração de gás carbônico, a atmosfera retém mais calor. Impossibilitando assim, a liberação da energia gerada. Como consequência, temos o aumento das temperaturas a nível mundial. Por este motivo é preciso que todos trabalhem para que seja reduzida a emissão de poluentes.
Agora que você entendeu os benefícios da redução de poluentes em um caminhão em prol de um mundo sustentável, mostraremos como isso vem sendo colocado em prática.
O principal foco das montadoras visando a redução na emissão de poluentes oriundos do consumo exagerado de combustível está na redução de peso através da substituição de materiais. Considera-se a substituição de um componente específico, feito de um material pesado, por outro de densidade inferior e que atenda aos requisitos impostos.
Uma prática que vem sendo adotada por algumas montadoras de caminhões e implementos rodoviários é a utilização do alumínio no lugar do aço. Outra forma ainda mais disruptiva e funcional, e que vem crescendo exponencialmente, é a redução de peso do implemento com a utilização de materiais inteligentes. São exemplos os materiais compósitos, que têm propriedades mecânicas superiores, custos competitivos e redução de peso na casa dos 60% em determinados componentes.
Ao diminuir o peso do caminhão ele terá um consumo de combustível reduzido. Afinal, a motorização fará menos esforço para fazê-lo se movimentar. Quando o consumo é reduzido, também cai bruscamente a emissão de poluentes da atmosfera. Por exemplo, o perigoso CO². Basicamente, é um ciclo reverso que finaliza no aumento da sustentabilidade no caminhão.
É importante compreender que esse trabalho deve ser feito por fornecedores originais ou especialistas no tema, analisando sempre a aplicação do componente e os requisitos mecânicos do veículo.
O Acordo de Paris foi elaborado no ano de 2017. O foco principal dele é a redução do aquecimento global do planeta. Assim, o objetivo específico é fazer com que o aumento da temperatura média global não ultrapasse 2° até o ano de 2050.
Nesse sentido, inevitavelmente, os veículos automotores emissores de gases poluentes na atmosfera vão de encontro aos objetivos do Acordo de Paris. Pensando nisso, e na sustentabilidade no caminhão algumas montadoras globais já estão trabalhando em formas para reduzir a emissão de gases poluentes de seus automóveis e implementos. Para se enquadrar nessas novas exigências, é importante contar com fornecedoras que atuam com materiais inteligentes.
Como você pode perceber, a sustentabilidade no caminhão atrelada a redução do peso estrutural de veículos. Este é um tema atual e que se consolida como um aspecto fundamental da indústria automotiva. Essa preocupação vem se tornando cada vez maior com o surgimento de novas tecnologias, e a utilização de materiais inteligentes parece ser a grande solução para esse problema.
Gostou deste artigo? Deixe um comentário logo abaixo e nos conte um pouco mais sobre sua experiência em prol da sustentabilidade no caminhão e utilização de materiai inteligentes!