Trânsito e cidadania: entenda como esses conceitos se relacionam
Em todos os locais e espaços onde circulamos e interagimos no cotidiano, é exigido o comprometimento da nossa postura como cidadãos. Essa organização social entre trânsito e cidadania é muito importante para trazer segurança e harmonia à população.
Sobre esse ponto, é muito comum deixarmos de ser coerentes quanto à postura de cidadãos que cobramos do próximo, pois não praticamos a autoanálise de nossas ações. E esse fato é ainda mais visível no trânsito. Desse modo, podemos levantar uma questão: como se relaciona trânsito e cidadania? A resposta é bem simples.
Essa relação pode ser explicada quando nos tratamos com cooperação, para que todos tenham um trânsito seguro, por meio do cumprimento das normas fundamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ficou com interesse pelo assunto e quer saber mais sobre esse tema? Então, confira o artigo completo sobre como esses dois conceitos interagem na sociedade!
Quais são os direitos e deveres de um cidadão no trânsito?
Ao tomar como norte o CTB, podemos encontrar detalhes bastante simples que pontuam quais são os direitos e deveres do condutor no trânsito brasileiro. A princípio, podemos dizer que todo cidadão tem direito de utilizar as vias seguras e sinalizadas. Ou seja, quando o indivíduo perceber que o percurso está mal iluminado ou que há a falta de semáforos, por exemplo, ele tem o direito de cobrar das autoridades competentes. Além do mais, é possível destacar outros direitos, como:- acesso à assistência médica em casos de acidentes de trânsito;
- atendimento digno e respeitoso pelos órgãos que administram o trânsito;
- orientação e instruções adequadas por meio de programas e campanhas referentes à legislação de trânsito.
- utilizar sempre o cinto de segurança, bem como os demais equipamentos de segurança do veículo;
- manter o automóvel sempre em boas condições de uso;
- não conduzir o veículo cansado, com sono ou sob efeito de bebida alcóolica;
- prevenir situações de risco e ser capaz de evitar acidentes, adotando uma direção defensiva.