Calibragem do pneu: como calibrar de forma adequada?
A calibragem dos pneus é um dos principais cuidados que se deve ter com esses componentes. Afinal, além do desgaste natural que eles sofrem por estarem em contato direto com o solo, a pressão interna também se altera conforme os dias passam.
Rodar com pneus fora da calibragem ideal é uma prática não recomendável, já que isso pode trazer uma série de inconvenientes, e também por se tratar de uma tarefa bastante simples e que normalmente não tem custo para os motoristas.
Pensando nisso, decidimos mostrar neste post a importância de manter os pneus sempre com a calibragem correta e como isso deve ser feito. Acompanhe!
A importância de realizar a calibragem do pneu
Além de atenção aos sinais de desgaste, a calibragem do pneu de forma regular deve fazer parte da rotina de cuidados com o veículo. Essa é uma medida que aumenta a segurança do veículo e a durabilidade dos pneus e por isso, não pode passar despercebida.
Cada veículo foi desenvolvido para rodar com determinados níveis de pressão nos pneus. Como é natural que essa pressão diminua com o tempo e conforme o veículo é utilizado, a calibragem é uma forma de manter os pneus sempre nas condições ideais para as quais eles foram desenvolvidos.
Quando o motorista não tem esse cuidado, a tendência é que os pneus fiquem cada vez mais murchos e que seu desgaste aumente de forma considerável. Essa falta de cuidado aumenta o risco de surgimento de pontos fracos no pneu, como bolhas e rachaduras, que podem até mesmo fazê-lo estourar durante o uso.
Pneus mal calibrados também se tornam menos eficientes, dificultando a direção e causando sensação de insegurança. A aderência ao solo fica comprometida, o que aumenta os riscos de aquaplanagem em situações em que a pista esteja molhada. O tempo de frenagem também fica maior, obrigando o motorista a exigir mais do sistema de freios.
Além de tudo isso, podemos citar o aumento no consumo de combustível que ocorre quando os pneus não estão bem calibrados. Essa queda no rendimento reflete diretamente no bolso, especialmente diante dos elevados preços dos combustíveis atualmente.
Calibragem do pneu de forma correta
Como já dissemos, a calibragem dos pneus é uma tarefa fácil e que pode ser realizada por qualquer pessoa. A maioria dos postos de combustíveis disponibiliza calibradores gratuitamente aos motoristas, que podem utilizá-las por conta própria ou até mesmo solicitar o auxílio nesse processo.
O primeiro passo é configurar no equipamento a pressão necessária para seus pneus, que é expressa pela unidade de medida PSI. Em geral, esse valor varia de acordo com fatores como o modelo do veículo, o peso que será transportado e o tipo de terreno por onde ele trafegará.
Para descobrir a pressão de pneus correta para cada veículo, basta consultar o que diz o manual do proprietário. Também é possível encontrar essa informação em locais como a parte interna da tampa do tanque de combustível ou em uma etiqueta que fica próxima à porta do motorista. Em último caso, uma pesquisa rápida na Internet pode ser a saída para obter a pressão recomendada.
Uma dica importante é dar preferência a calibrar os pneus do veículo quando eles ainda estiverem frios. Isso porque, quando estão quentes, o ar interno se dilata e provoca oscilações na pressão. Para que as partículas estejam mais estáveis e a calibragem seja mais precisa, o ideal é realizá-la na primeira oportunidade assim que sair com o veículo.
Depois de escolher a pressão certa no calibrador, encaixe a mangueira na válvula de ar do pneu e confira na tela a sua pressão naquele momento. Se for inferior a que você escolheu, é só manter a mangueira conectada que a calibragem se iniciará. O equipamento apitará quando a pressão for atingida, indicando que o procedimento pode ser finalizado.
De forma geral, o ideal é conferir a calibragem dos pneus a cada 15 dias. No entanto, você pode fazer essa verificação sempre que achar necessário para garantir que seus pneus estejam nas melhores condições para rodar.
Lembre-se de calibrar o estepe
Muita gente se esquece, mas o estepe também deve ser calibrado regularmente. A razão para isso é que, mesmo que não seja de fato utilizado, ele sofre perda de pressão, que pode ser até maior do que nos pneus em uso.
Lembre-se que o estepe é um item de segurança, que deve estar em boas condições quando seu uso for necessário. Equipar o pneu reserva com a calibragem desregulada pode representar um fator de insegurança na direção, já que pode afetar o desempenho dos outros pneus e a estabilidade do veículo.
Então, aproveite o momento em que estiver calibrando os pneus para fazer o mesmo com o estepe do carro. Assim, você garante a segurança desse componente e fica sempre preparado para qualquer imprevisto.
Pneus de boa qualidade fazem toda a diferença
Tão importante quanto realizar a calibragem da forma correta é acertar na escolha dos pneus que você coloca no seu veículo. Além de se certificar de que as medidas são compatíveis com as indicadas para o seu modelo, optar por marcas de qualidade é mais um cuidado que aumenta a segurança e otimiza o desempenho dos mesmos.
Para oferecerem essas características, bons pneus devem ser fabricados a partir de uma borracha especial. Esse material deve ser composto por uma mistura que envolve borracha sintética e natural, além de derivados do petróleo. A fabricação ainda deve utilizar materiais como liga de aço, náilon e poliéster, que ajudam a conferir mais resistência ao produto.
Por isso, prefira sempre adquirir pneus de marcas reconhecidas e confiáveis, que ofereçam garantia e apresentem o selo do Inmetro. Lembre-se que pneus usados, também chamados de remold, não são boas opções, já que eles não apresentam mais as mesmas condições de uso dos componentes novos, podendo representar um grande risco para a segurança de um veículo.
Viu como não tem segredo na hora de realizar a calibragem do pneu? Sem dúvidas, vale a pena reservar alguns minutos para passar no posto mais próximo e garantir que os pneus do seu veículo estejam sempre com a pressão ideal.
Quer ficar por dentro das nossas próximas dicas para cuidar do seu carro? É só seguir as nossas páginas nas redes sociais!