Carro puxando quando freia, e agora? Saiba o que pode ser
Os automóveis são um dos principais meios de transporte, tanto no Brasil quanto em outras localidades. Isso se deve aos seus vários benefícios, como o maior conforto, principalmente se comparado a veículos menores, como as motocicletas. Por conta disso, certamente, você tem ou deseja, algum dia, comprar um automóvel.
No entanto, mesmo sendo popular, muitos motoristas não possuem noção sobre os assuntos de direção e mecânica automotiva. Um exemplo é o carro puxando quando freia. Essa avaria é frequentemente notada pelos motoristas, mas muitos não fazem nenhuma ideia do que possa ter relação com isso.
Sendo assim, preparamos este post com as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro de tudo.
O que pode ser o carro puxando quando freia?
Antes de mais nada, é importante comentar que esse evento pode ser provocado por fatores externos ou condições no carro que não são classificadas como defeito. Alguns exemplos disso podem ser andar com o veículo com os pneus com calibragens diferentes ou, até mesmo, passar em uma pista em que a superfície, de um lado, está com aderência diferente da do outro.
Esses e outros fatores podem contribuir para que o carro puxe para um dos lados. Caso não seja esse tipo de problema, será preciso inspecionar mais de perto o sistema de freio do veículo. Veja agora alguns dos principais motivos que podem originar esse defeito!
Problema nos freios
Quando acontece esse tipo de problema, um dos primeiros fatores considerados pelo condutor é uma avaria no sistema de freio.
Isso está correto, pois qualquer tipo de problema que provoque a frenagem desigual entre as rodas vai fazer com que o carro tenha a tendência de ir para um dos lados. Nesse caso, podemos citar o desgaste das pastilhas e disco de freio ou vazamento do circuito hidráulico do freio.
Excesso de peso
Ligado à deficiência do sistema de freio em um dos lados do veículo, o excesso de peso pode intensificar o desequilíbrio do sistema e acarretar a falta de estabilidade do carro.
Levando em consideração a gravidade desse problema para a segurança de todos os passageiros, é extremamente importante que o proprietário leve o veículo o quanto antes a uma oficina e não exagere no peso de carga transportada em seu automóvel.
Rodas desbalanceadas
Quando é percebido pelo motorista o volante puxando para um lado, uma das possibilidades bastante recorrentes é o problema ligado ao balanceamento das rodas.
Isso porque o desbalanceamento provoca variações em seu ângulo, bem como no peso que as rodas suportam, o que gera um desequilíbrio sentido na condução do carro — podendo tender para um dos lados da via.
Estas foram as principais informações sobre os possíveis fatores que ocasionam o carro puxando quando freia. É fundamental conhecer mais sobre esse assunto para poder agir de forma ágil e eficiente na a correção do problema, como é o caso da calibragem certa dos pneus, do conserto de vazamentos, da troca de pastilhas etc.
Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!