Carros do futuro: o que já foi lançado e quais são as tendências
Se os carros voadores parecem coisa de filme de ficção científica para você, talvez esteja na hora de saber que eles já começaram a ser desenvolvidos. Essa é uma tendência para os carros do futuro, mas que certamente está um pouco mais distante do que soluções que já vemos por aí, rodando nas ruas.
Quais são os recursos essenciais para compor os carros do futuro? Que características esses veículos têm? Quais são as principais tendências nesse sentido? Essas são apenas algumas das perguntas que você poderá responder com este post.
Quer saber mais? Então, vamos ao que interessa!
Como são os carros do futuro?
Os carros do futuro não precisam ser esteticamente superelaborados para se configurarem nessa categoria, certo? Na verdade, o conceito futurístico diz muito mais a respeito das tecnologias usadas nesses veículos do que a como eles se parecem.
Entre algumas tendências que já começaram a ser desenvolvidas e que podemos esperar, inclusive em um futuro próximo, estão:
Carros elétricos
Os carros elétricos não são necessariamente o futuro da locomoção, mas o presente. Muitos deles já estão rodando pelas ruas como utilitários convencionais, por exemplo, totalmente imersos na rotina das pessoas.
Esses são veículos que usam baterias recarregáveis ou células de combustível para gerar energia elétrica e movimentar o motor. Eles poluem menos, consomem menos combustível e têm menor custo de manutenção.
É um combo com tudo o que o consumidor deseja!
Carros conectados
Outra tendência que já está muito mais com cada de realidade são os veículos altamente conectados com inteligência artificial e internet das coisas. Se comunicar com o seu carro é algo quase natural hoje em dia, não é mesmo? Acionar o som e até dirigir de forma automática já é possível.
Esses são veículos que usam a tecnologia para se comunicar com outros dispositivos, como smartphones, semáforos, câmeras e sensores. Eles podem oferecer mais segurança, conforto, entretenimento e eficiência.
Carros autônomos
Os carros autônomos, por sua vez, são aqueles que aprendem com os seus padrões de uso e com algumas configurações de fábrica. Já imaginou ter um carro que sabe tudo sobre você? Ao sair do trabalho, ele leva você para casa. Ao escolher um destino, ele elege o melhor caminho para seguir. E tudo isso sem qualquer interferência humana.
Os carros autônomos usam sensores, câmeras, radares e algoritmos para dirigir sem a intervenção de qualquer pessoa. Eles podem reduzir o número de acidentes, o tempo de viagem, o estresse e o consumo de energia. Assim, você pode aproveitar o tempo de deslocamento para ler, assistir suas séries ou conversar ao telefone.
Carros voadores
Apesar de ser uma aposta muito otimista, por que não pensarmos em carros voadores? Sim, esse conceito super futurista pode ser uma realidade, afinal de contar. Com hélices, turbinas ou asas, talvez eles possam decolar e pousar verticalmente, como um helicóptero ou um drone.
Esses veículos poderiam facilmente evitar o congestionamento terrestre, diminuir a distância entre os pontos, aumentar a mobilidade e até a acessibilidade. E olha que já existem empresas atentas a essa possibilidade.
Carros super tecnológicos à venda
Para quem quer curtir a tecnologia sem ter que esperar pelo futuro, já existem carros com recursos bastante interessantes sendo comercializados no Brasil. A seguir, trouxemos alguns entre eles!
Chery Tiggo 8
Além de ser um SUV super sofisticados, o Tiggo 8 ainda é um dos carros mais tecnológicos que estão sendo vendidos no Brasil. O seu foco é promover mais segurança e conectividade aos usuários.
O modelo dispõe de controles eletrônicos de estabilidade e tração, alerta de ponto cego, piloto automático, direção elétrica e muito mais. O ar-condicionado é automático e os bancos são ajustáveis de forma eletrônica.
Além disso, as portas se abrem com sensores de aproximação e o motor é acionado por um botão. Tem mais! O limpador de parabrisas funciona com um sensor de chuva, os faróis acendem com sensor crespuscular e partida do veículo pode ser dada de forma remota. É praticamente o futuro, hoje.
Jeep Compass Série S
Quem também não fica para trás é o Jeep Compass Série S, repleto de recursos tecnológicos voltados também para a segurança, para a conectividade e para o conforto dos ocupantes. Quer ver só?
A versão do Jeep vem com um detector de tráfego cruzado, que impede acidentes ao manobrar. Além disso, conta com uma frenagem autônoma que evita colisões contra pedestres de forma emergencial. Isso sem falar no detector de fadiga do motorista.
Outros recursos interessantes incluem um sistema de reconhecimento de placas que cria alertas em caso de excesso de velocidade, faróis que se ajustam de forma automática e abertura das portas via sensores de aproximação.
Volkswagen Jetta GLi
As oficinas do futuro vão precisar se preparar, porque o Volkswagen Jetta GLi também não está para brincadeira. A versão da Volks vem na categoria dos sedans, com vantagens atrativas para quem ama tecnológica e quer se sentir no meio de um Sci-Fi.
São necessários menos de 7 segundos para o sedan atingir os 100 km/h, o que denuncia o nível tecnológico do seu sistema mecânico. Mas não é só uma questão de velocidade. O carro também conta com detector de fadiga com aviso, alerta de colisão e frenagem autônoma, com controles de estabilidade e tração.
O banco do motorista conta com ajustes elétricos e uma memória que salva as posições favoritas. Outro detalhe interessante é que o ambiente interno pode ser regulado com até 10 cores distintas. E, para aumentar a praticidade, as portas se destravam por aproximação.
Não são só os carros que estão inovando. Essas mudanças influenciam todo o mercado automotivo, demandando um novo posicionamento das montadoras, das oficinas e até das universidades. Não nascem apenas carros do futuro, mas carreiras do futuro.
Esses são apenas alguns dos modelos que mostram que estamos muito mais próximos dos carros do futuro do que imaginávamos. Com diversos dispositivos que geram conforto e praticidade, além de segurança e excelente desempenho, é possível criar novas expectativas daqui para frente.
Curtiu saber mais sobre as tendências dos carros do futuro? Então, compartilhe com outras pessoas nas suas redes sociais!