Conheça as principais competições esportivas do automobilismo
O gosto pelas competições esportivas do automobilismo e os carros de competição é uma paixão nacional, que vai bem além do ídolo Ayrton Senna — e da Fórmula 1. Ela começou ainda no século XX, na França, e, desde então, tem conquistado fãs no mundo inteiro — o que chama a atenção de grandes empresas e patrocinadores.
Por ser uma atividade tão abrangente, as competições esportivas do automobilismo se multiplicaram com o passar dos anos, favorecendo o aparecimento de novos profissionais e tecnologia de ponta. Neste artigo, você vai conhecer as mais importantes e como elas acontecem em cada canto do mundo. Continue a leitura!
O início do automobilismo
Conta-se que a primeira corrida de carros aconteceu na França. Por incrível que pareça, os automóveis corriam a uma velocidade de 19 km/h. Ela se dividia em duas fases, sendo a primeira com 50 km e a segunda com 127 km. Na ocasião, o vencedor foi desclassificado, pois, de acordo com os organizadores, o veículo apresentou um objeto proibido. O prêmio foi concedido ao segundo lugar, que foi ocupado por Georges Lemaitre.
Aos poucos, a prática foi se espalhando para outros países e adquirindo novas características, a fim de se aperfeiçoar e garantir a segurança dos competidores. Uma das principais foi a proibição das corridas de rua, que aconteceu nos Estados Unidos e na França, o que incentivou as empresas a criar um espaço específico para o exercício do esporte. Inicialmente foram usados os hipódromos, originalmente criados para corrida de cavalos.
Alguns dos primeiros autódromos foram: o Milwaukee Mile, o Indianapolis Motor Speedway, ambos nos Estados Unidos, e o Brookslands, na Inglaterra. Quanto aos primeiros circuitos, destacam-se o Spa-Frahcorchamps, da Bélgica, e o Circuit de la Sarthe, na França.
Por falar em França, foi no país que nasceu a FIA — Federação Internacional de Automobilismo. É essa entidade a responsável por regulamentar e inspecionar os automóveis, assegurando que estejam segundo cada categoria, como fórmula, off-road, ralis etc.
As principais categorias de competições esportivas do automobilismo
Antes de falar sobre as principais competições esportivas, vale a pena citar as categorias mais importantes por trás delas. A primeira é a Fórmula 1.
Fórmula 1
A mais tradicional categoria de automobilismo surgiu no século XX, em 1950. O nome fórmula é dado aos carros que competem. Eles são fabricados para uso do piloto, de maneira aerodinâmica. Disputado no mundo inteiro, a categoria se divide em 21 grand prix, repartidas entre cinco regiões: Ásia, Europa, Oriente Médio, Oceania e América.
Além da Fórmula 1, há também a Fórmula 2, que funciona como uma preparação para a primeira, na qual todos os competidores usam o mesmo chassi, motor e fornecedor de pneus. Há também a Fórmula 3, criada em 2019, como uma mistura das competições GP3 e o Campeonato Europeu de Fórmula 3. Ela também é uma via de acesso para ser piloto da Fórmula 1. As três modalidades são organizadas pela FIA.
A principal categoria do automobilismo mundial conta com diversas competições, os GPs — ou Grande Prêmio, disputados em vários países ao redor do mundo. Neste ano, por exemplo, a modalidade apresenta 23 provas, iniciada no fim de março, no Oriente Médio, e deve terminar em dezembro, com o GP de Abu Dhabi.
Stock car
Também tradicional, a stock car surgiu no final da década de 70 e é uma das que mais conta com patrocínios — como o da Fras-le e da Fremax — e cobertura da mídia. Os veículos usados são muito parecidos com os de passeio. Algumas das marcas que mais têm visibilidade são: Chevrolet e Toyota.
NASCAR
Além da competição, esse título também nomeia a associação automobilística responsável pelas disputas da modalidade de stock car. Iniciada nos anos 20, nos Estados Unidos, os circuitos são ovais e de longa duração. Ao todo, são mais de 1500 corridas e 1000 circuitos, sendo o Daytona 500 o mais famoso deles.
Rali
O rali é uma das categorias do automobilismo que conta com dois pilotos no interior do veículo: um deles dirige e o outro é responsável pela navegação. Falando em veículo, eles podem ser modificados ou intactos.
A modalidade acontece em um espaço aberto, podendo ser uma estrada (Rally de estrada) ou de estágio (Rally de estágio), a categoria profissional. Esse último pode durar vários dias e inclui múltiplas etapas, com diferentes condições — como mata semifechada e até trechos com neve.
Em cada uma das modalidades citadas no último tópico, destaca-se uma ou duas competições que, geralmente, reúnem alguns dos melhores pilotos do mundo, que se evidenciam por seu talento nas pistas. Conheça essas competições a seguir!
Dakar Rally
Considerada uma competição mista por reunir motos, caminhões e até quadriciclos, o Dakar Rally é a maior disputa de rali do mundo. Até 2019 acontecia na América do sul, mas, no ano seguinte, voltou ao seu local de origem, no Oriente Médio. Tudo começou em 1978.
Apesar de muito famosa, a competição levanta polêmicas e controvérsias, já tendo sido cancelada pelo receio de ataques terroristas. Não é incomum que os pilotos participantes — e outros envolvidos, como patrocinadores, jornalistas etc. — sejam mortos.
Rally dos sertões
Com grande destaque nacional, existe o Rally dos Sertões, que nasceu em 1993. Seu percurso começa em Goiânia e vai até cidades do Nordeste, como Fortaleza/CE. São quase 5000 km de corrida. Ela faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Mundial Cross Country.
Fórmula Truck
Criada no fim dos anos 80, seu nome original era Copa Brasil de Caminhões. Os veículos de corrida são caminhões superpotentes, de 6 marcas. Ao todo são 24 pilotos e 14 equipes participantes. Dado o porte dos automóveis, as corridas têm um limite médio de velocidade, que não deve ultrapassar os 200km/h.
Copa Truck
Com sede no Brasil, essa disputa começou no final dos anos 80. O campeonato acontece em temporadas, que se dividem em fases, geralmente, ocorridas nas regiões do Brasil. Exclusivamente nacional, a modalidade reúne os melhores pilotos de caminhão e é patrocinada pela Fras-le.
Quer saber mais curiosidades sobre as principais competições do automobilismo e suas categorias? Assine a newsletter da Fras-le!