MOTOR

Limpeza do bico injetor: quando e como fazer?

Você já deve ter visto muitos clientes chegarem com aquele discurso típico: “meu carro está gastando mais combustível”, “sinto que o motor não tem mais a mesma potência”. E, na maioria das vezes, o problema pode estar relacionado ao bico injetor sujo. Mas nem todo mundo entende a importância desse componente. Então, vamos falar sobre como fazer a limpeza do bico injetor e evitar que seus clientes passem por esse tipo de dor de cabeça?

O bico injetor é uma das peças mais importantes para o bom desempenho do motor, mas muitos motoristas nem sabem da sua existência, até que surgem os problemas. E, quando ele já está sujo, os danos podem ter ido além do esperado.

Quer saber mais sobre como fazer limpeza do bico injetor e quando indicá-la para seus clientes? Acompanhe e confira tudo!

Como funciona o bico injetor e qual a sua importância?

O bico injetor é uma peça do sistema de injeção eletrônica, que tem a função de borrifar o combustível de maneira exata dentro do motor, para que ele seja queimado de forma eficiente.

É ele que garante que a mistura de ar e combustível seja adequada para a queima perfeita no motor. Parece simples, mas a verdade é que o funcionamento irregular dessa peça afeta o desempenho do veículo.

Quando o bico está limpo e funcionando bem, o carro responde melhor ao acelerador, o consumo de combustível é otimizado e o motor trabalha de forma suave.

No entanto, qualquer sujeira ou entupimento pode comprometer todo o sistema, levando a problemas como perda de potência, aumento no consumo de combustível e até falhas na marcha lenta.

Mas vale lembrar que o combustível, antes de chegar nos injetores passa por três filtros, o da bomba, o principal e o filtro do próprio injetor, além disso o bico é projetado de tal forma que resista as condições de uso do motor.

Tudo isso não garante 100% que o bico injetor acumule resíduos. Isso ocorre principalmente devido à qualidade do combustível, que pode conter impurezas. Esse acúmulo afeta a precisão da pulverização, levando a uma queima irregular.

Quais são os sinais de problemas no bico injetor?

Vamos abordar alguns aspectos importantes sobre os sinais de problemas no bico injetor. Confira abaixo!

Dificuldade na partida a frio

Um dos primeiros sinais de problemas no bico injetor é a dificuldade de dar partida, principalmente em dias frios. Isso acaba acontecendo porque o bico injetor pode não estar pulverizando o combustível de forma adequada, dificultando a combustão inicial.

Ritmo irregular do motor (marcha lenta irregular)

Quando o carro está em marcha lenta e o motor apresenta um ritmo irregular, pode ser outro indicativo de que os bicos injetores estão sujos ou entupidos.

Esse problema afeta a quantidade de combustível que chega ao motor, gerando oscilações. Um motor em bom estado deve funcionar suavemente, sem grandes variações.

Aumento das emissões

Caso seja constatado um aumento das emissões de escape pode ser um indicativo que o bico injetor não está trabalhando adequadamente e a causa precisa ser investigada.

Um excesso de combustível não queimado pode causar falhas no catalisador.

Perda de potência

Bicos injetores com problemas podem causar dificuldades adicionais ao enfrentar aclives ou quando o veículo está carregado. Se houver uma queda  no desempenho nessas situações, é provável que o motor não esteja recebendo a quantidade adequada de combustível.

Luz da injeção acesa no painel

Luz da injeção acesa no painel precisa ser investigada, somente apagar a luz não vai resolver o problema, a causa precisa ser encontrada e sanada, muitas vezes essa anomalia pode estar relacionada ao funcionamento do bico injetor.

Quando é recomendada a limpeza?

De maneira geral a maioria das montadoras não recomendam limpeza preventiva, somente se o veículo apresentar algum dos sintomas mencionados. O que se pode fazer é uma medição do volume de injeção das válvulas. O volume deve ser o mesmo para todos os cilindros. 

Algumas montadoras não recomendam qualquer tipo de manutenção dos bicos injetores, se apresentarem falha devem ser substituídos.

Então, sempre que os sinais mencionados acima surgirem, é importante verificar o estado do bico injetor e, se necessário, fazer a limpeza.

Quais são os métodos de limpeza do bico injetor?

Existem diferentes formas de realizar a limpeza do bico injetor, e a escolha do método depende do grau de sujeira e da preferência do profissional. Conheça os métodos mais comuns:

Limpeza ultrassônica

Esse é o método mais completo e eficiente. O bico injetor é removido e colocado em uma cuba com um líquido especial. Ondas ultrassônicas são aplicadas para soltar as impurezas, limpando até os resíduos mais resistentes. É a solução ideal quando o bico já está bem sujo ou entupido.

Limpeza com equipamento especializado

Alguns mecânicos utilizam máquinas de limpeza de bico injetor que aplicam uma solução diretamente no sistema de injeção, sem a necessidade de remover os bicos. Esse método é mais rápido e menos invasivo, mas não tão eficaz quanto a limpeza ultrassônica.

Substituição do bico injetor

Em casos extremos, onde a sujeira comprometeu o funcionamento da peça de forma irreversível, a substituição do bico pode ser a única solução. Nesse caso, é importante alertar sobre os custos e os benefícios de substituir por uma peça nova.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre limpeza do bico injetor, pode orientar melhor os seus clientes e garantir que saiam da sua oficina satisfeitos com o desempenho de seus veículos. Afinal, um motor bem cuidado faz toda a diferença!

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para conferir a nossa linha de produtos especializados em injeção eletrônica no Auto Experts

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa