Qual temperatura do motor é normal? Aprenda como verificar
Os carros podem ser considerados como um dos principais meios de transporte, tanto em vias urbanas quanto em longos trajetos. Isso se deve aos seus inúmeros benefícios, como é o caso do maior conforto e segurança se comparado a outros veículos, como as motocicletas. Por conta disso, certamente você tem ou deseja algum dia comprar um automóvel.
Nesse caso, vale comentar que, além de se preocupar com os temas de condução do veículo, é fundamental ter atenção à parte funcional e mecânica do carro. A esse respeito, podemos citar a temperatura do motor como um ponto de grande importância para a boa performance e vida útil das peças. A variação anormal desse parâmetro pode acarretar danos graves e gerar gastos altos com a manutenção do veículo.
Mas, você sabe qual temperatura do motor é normal? Continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre esse tópico!
O que é a temperatura do motor do carro?
Antes de mais nada, é importante falarmos sobre o que consiste a temperatura do motor do carro, uma vez que, mesmo parecendo um termo simples, muitos ainda não sabem o que é e qual o impacto dessa métrica para o funcionamento do veículo. Basicamente, o motor de um automóvel funciona a combustão interna por meio de 4 ciclos, sendo eles: admissão, compressão, explosão e exaustão.
Todo esse processo tem como base a queima de combustível para gerar energia mecânica responsável por fazer o veículo andar. Naturalmente, há um aumento da temperatura do motor ocasionado pela fase de combustão. Por meio do sistema de arrefecimento, é possível controlar a temperatura, mantendo-a em valores ideais para o funcionamento do motor.
Por que é importante ficar atento a esse parâmetro?
A variação de temperatura de um motor pode gerar problemas, tanto em valores baixos quanto altos, uma vez que o bom funcionamento das peças e componentes internos, bem como dos sistemas mecânicos necessitam de faixas específicas para operarem com máxima performance e desempenho.
No caso de avarias que ocasionam “motor frio”, como é o caso da danificação da válvula termostática, percebe-se uma menor eficiência energética fazendo com que o veículo consuma mais combustível e gere maior quantidade de poluentes. Além do mais, as peças do motor foram fabricadas levando em consideração a temperatura ideal de funcionamento. Por isso, há espaços e folgas que existem para permitir a dilatação natural dos componentes devido ao calor interno, garantindo o perfeito encaixe quando o motor está devidamente aquecido.
Quando há algum problema que impede alcançar a temperatura ideal, a performance dinâmica das peças e sistemas internos é comprometida. Por outro lado, valores altos também podem prejudicar em muito a vitalidade do motor. Um exemplo que pode gerar a elevação da temperatura é o vazamento do líquido de arrefecimento.
Caso o motorista não perceba a indicação de alerta de superaquecimento no painel, haverá a fundição de componentes, como pistão, válvulas e anéis, o que provocará o travamento do motor. Levando em consideração que esse prejuízo pode ter um custo muito alto de reparação é muito importante ter atenção na temperatura do motor e realizar cuidados preventivos, como a revisão de peças do sistema de arrefecimento.
Qual é a temperatura considerada normal?
Agora que você já tem uma melhor noção sobre o que é a temperatura do motor do carro e qual a importância de ficar atento aos valores em funcionamento, é válido salientar qual é o valor-base de temperatura ideal para o trabalho do motor. Normalmente, a temperatura varia na faixa de 90º C a 110º C, dependendo do ano e modelo do veículo.
Sendo assim, resultados no termômetro acima disso podem indicar o superaquecimento do motor, acarretando em sérios danos à integridade das peças internas. Já valores abaixo disso, podem indicar deficiência na válvula termostática que faz com que o veículo nunca chegue à sua temperatura ideal de funcionamento.
Como verificar o valor da temperatura do automóvel?
Embora possa parecer uma tarefa simples, muitos proprietários de veículos acabam não sabendo como é possível identificar a temperatura do motor durante o funcionamento do veículo. Para facilitar essa verificação, é possível encontrar um medidor de temperatura no painel do carro. Esse sistema de medida conta com uma escala graduada de temperatura em graus Celsius que estabelece um intervalo de temperatura, consultando o manual do veículo você encontrará a informação de qual a temperatura ideal de funcionamento do motor. Outros automóveis possuem apenas uma escala com cores que indicam a faixa ideal de funcionamento, normalmente verde e a faixa que requer parada imediata do veículo, se atingida, em vermelho. Existe ainda veículos mais antigos que não possuem indicador de temperatura, apenas uma luz vermelha que acende se a faixa de temperatura acima do normal for atingida, nesse caso também é mandatório a parada do veículo.
Por meio de um sensor de temperatura instalado no bloco do motor é passado ao painel a condição interna do motor. Caso ele sofra alguma alteração de temperatura, os dados são enviados ao termômetro no painel, o que ajuda o motorista a iniciar rapidamente ações para diminuir os danos do superaquecimento e levar o carro o quanto antes até uma oficina para efetuar a manutenção do sistema de arrefecimento.
Quais as principais ações de prevenção para o superaquecimento do motor?
O superaquecimento é um dos problemas que mais causam danos às peças de um motor. Por conta disso, é fundamental conhecer quais são as ações preventivas que podem ser feitas para diminuir os riscos de fundição dos componentes. Nesse caso, um dos primeiros cuidados é a verificação periódica da condição de trabalho dos componentes do sistema de arrefecimento. Ou seja, é importante, principalmente, inspecionar a presença de possíveis vazamentos ou danos estruturais nas peças do sistema, como radiador, mangueiras, correia e válvula.
Além do mais, sempre tenha atenção às sinalizações no painel do veículo. Isso porque, muitas das causas de prejuízos altos provocados por superaquecimento são devido a falta de atenção do condutor em notar a sinalização de que a temperatura está acima do normal. Nesse caso, quanto mais tempo o motor permanece ligado, maiores são os estragos causados nas peças internas.
Portanto, essas foram as principais informações acerca de qual temperatura do motor é normal. Percebe-se que saber mais sobre esse tema pode fazê-lo executar as ações corretas em meio ao superaquecimento do veículo e evitar prejuízos altos com a danificação de peças internas do motor.
Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!