Manutenção da direção elétrica: quais são os problemas comuns e tipos?
Sinônimo de tecnologia e conforto, a direção elétrica hoje está presente em grande parte dos veículos que rodam pelo Brasil. Até mesmo alguns modelos mais populares já contam com esse recurso que facilita a vida de quem dirige e aumenta a segurança no trânsito. Para poder contar com todos esses benefícios, no entanto, a manutenção da direção elétrica é um cuidado que não pode passar despercebido.
Além disso, é importante também ter atenção aos possíveis sinais de falhas, que podem indicar a necessidade de realizar uma revisão no sistema de direção.
Pensando nisso, decidimos mostrar neste post as principais informações que você precisa saber sobre a manutenção da direção elétrica, incluindo os problemas mais comuns desse sistema. Acompanhe!
Entenda como funciona a direção elétrica
A direção elétrica é uma inovação que veio para substituir os sistemas de direção hidráulicos e tornar ainda mais fácil a sua experiência ao dirigir. Sua principal caraterística é a capacidade de tornar os movimentos no volante ainda mais leves e precisos, especialmente em situações que exigem manobras com o veículo.
Para que isso aconteça, um motor é integrado à caixa de direção para auxiliar na tarefa de virar as rodas. Ele pode se localizar na coluna de direção, no eixo do pinhão ou na cremalheira. Além disso, sensores são utilizados para captar a movimentação realizada pelo condutor e transmitir as instruções de rotação ao motor.
Como o motor do sistema de direção elétrica funciona de forma independente, ele não consome recursos do motor do veículo. Essa é uma grande vantagem frente aos sistemas de direção hidráulica, podendo resultar em até 5% de economia no consumo de combustível em alguns veículos.
Outra diferença é que, além de dispensar o uso de óleo, a direção elétrica também não utiliza peças como correias, mangueiras e polias. Por outro lado, ela traz uma série de novos componentes eletrônicos que precisam de atenção para garantir o bom funcionamento do sistema.
Conheça os principais problemas que ocorrem com a direção elétrica
Quando algum componente da direção elétrica apresenta falhas, a consequência logo é sentida pelo motorista ao virar o volante. Elas podem ir desde pequenas objeções no movimento até a problemas que podem comprometer a dirigibilidade e a segurança do veículo.
Especialmente no Brasil, onde nem sempre as vias apresentam as condições ideais de conservação, os componentes da direção elétrica costumam ser bastante exigidos. Por isso, alguns problemas envolvendo o sistema são recorrentes e devem ser motivo de atenção.
A seguir, vamos mostrar quais são os sintomas de que pode haver algo de errado com e como os problemas podem ser solucionados.
Barulhos na direção
Podem surgir ruídos e estalos na região do painel do veículo ao movimentar o volante. Isso acontece quando há desgaste e folgas em coxins, cruzetas e acoplamentos, que ficam ao longo de todo o mecanismo. Nessas situações, podem até mesmo ocorrer travamentos no sistema, prejudicando ainda mais a direção.
Trepidação no volante
Quando o volante trepida em excesso mesmo em situações de baixa velocidade e pouca potência, o problema pode estar na caixa de direção. Geralmente, isso acontece por causa do desgaste natural dos seus componentes internos.
Antes de se decidir pela substituição, uma dica é realizar o alinhamento das rodas, que também pode ser a fonte desse tipo de problema.
Direção resistente
A direção elétrica se caracteriza por ser muito leve e exigir pouco esforço. Por isso, o aumento na resistência ao virar o volante é um claro indício de que ela pode estar com algum problema. O motivo, novamente, costuma ser o desgaste dos componentes, que prejudica o desempenho de todo o conjunto.
Desgaste por sujeira
Esse é um problema mais comum em modelos que apresentam o motor na cremalheira. Com a entrada de água e detritos no sistema, seja por enchente ou mesmo pelas condições das vias, os componentes metálicos acabam sofrendo um desgaste acentuado com o passar do tempo. Em casos mais extremos, o motor elétrico pode acabar queimando, demandando um reparo imediato.
Problemas elétricos
Naturalmente, esse sistema de direção conta também com uma série de componentes elétricos e eletrônicos. Eles também estão sujeitos a falhas, que podem comprometer o funcionamento de outros sistemas do veículo, como o controle de estabilidade, sistema de freios e recursos de estacionamento, por exemplo.
Além dos sensores, a direção elétrica conta ainda com uma central eletrônica de controle, que é responsável por transmitir as informações sobre a rotação do volante até as rodas. Em casos de falhas em qualquer desses componentes, o sistema passará a funcionar de maneira parcial, sem o auxílio provido pela atuação do motor elétrico.
Saiba como fazer a manutenção da direção elétrica
Ao notar qualquer um desses sinais que vimos acima na direção elétrica do seu veículo, o melhor a fazer é procurar pelo auxílio de um profissional de confiança o quanto antes. Essa é a melhor maneira de obter um diagnóstico preciso sobre o real problema e determinar as medidas que precisarão ser tomadas.
Por demandar um conhecimento técnico específico, o ideal é optar por oficinas especializadas nesse tipo de reparo. Afinal, um diagnóstico impreciso ou mesmo intervenções equivocadas nesse sistema podem acabar fazendo com que o serviço saia mais caro e leve mais tempo do que realmente seria necessário.
Em geral, os reparos na direção elétrica são complexos e exigem a desmontagem de todo o sistema. Por isso, para se certificar da natureza dos desgastes, vale utilizar o scanner automotivo para verificar as peças de forma consistente sem precisar removê-las do veículo.
Ao final dos reparos, é importante utilizar novamente o scanner para refazer a calibração do sistema. Esse cuidado garante que o sistema de direção esteja devidamente alinhado e nas condições ideais para uma direção segura.
Mesmo antes de sentir os primeiros sinais de desgaste, uma boa prática é realizar também a manutenção preventiva da direção elétrica. Assim, tem a certeza de que tudo está em boas condições e ainda ajuda a aumentar a vida útil do conjunto.
Como você já sabe, contar com o auxílio de bons profissionais é um passo indispensável para ter sucesso na manutenção da direção elétrica. Além disso, utilizar peças e componentes de reposição de qualidade é fundamental para ter a tranquilidade que você precisa ao volante.
Entre em contato conosco e conheça as opções do catálogo da Fras-le para qualquer necessidade com o seu veículo!