Todo caminhoneiro sabe bem que a sua segurança na estrada começa com a manutenção do veículo quando está fora dela. Entre os cuidados mais importantes, está o de escolher o pneu de caminhão correto no momento de fazer a substituição.
Para isso, é preciso considerar tanto o modelo do veículo como o tipo de serviço que ele vai desempenhar. Assim, é possível escolher o modelo que vai garantir a tranquilidade em qualquer situação. Aliás, esse cuidado também evita prejuízos de perder o investimento feito na aquisição de pneus incompatíveis com sua necessidade.
Mas, você sabe quais são os diferentes tipos de pneu de caminhão, suas especificações e para quais casos eles são indicados? Continue por aqui para entender tudo sobre o tema!
Engana-se quem pensa que os pneus de caminhão são todos iguais. A verdade é que existem vários tipos, de modo que possam atender com maior eficiência as diferentes necessidades do dia a dia do setor de transporte, sobretudo de cargas.
Escolher o tipo de pneu certo para o seu caminhão também impacta de forma positiva o consumo de combustível e até na conservação dos demais componentes do veículo. A partir de agora, mostraremos quais são os tipos de pneus, suas características e para quais situações eles são indicados.
Esses são pneus indicados para veículos que rodam prioritariamente em trechos urbanos, como ônibus de passageiros e caminhões que fazem entregas em geral. Isso porque eles são mais duros e pesados, daí sua classificação como pneu de alta severidade — o que também podemos entender como mais resistente.
Dentro das cidades, as vias costumam exigir manobras mais difíceis, além de frenagens e acelerações constantes. Soma-se a isso o fato de que esses veículos tendem a rodar carregados e percorrer distâncias curtas. Tais condições exigem que os pneus estejam preparados para suportar a carga de trabalho, garantindo maior segurança e durabilidade.
Os pneus de baixa severidade, por outro lado, são aqueles construídos em uma estrutura mais leve, sendo apropriados para veículos que percorrem sobretudo estradas asfaltadas e vias expressas. Eles apresentam maior aderência ao solo, estabilidade em altas velocidades e otimizam o consumo de combustível.
Para tirar a maior vantagem de suas características, no entanto, é importante estar atento às limitações que esses pneus apresentam. É preciso sempre observar a sua capacidade de peso, que é menor do que a de outros modelos, assim como a sua resistência a danos e ao calor.
Também não é uma boa ideia utilizar pneus de baixa severidade em estradas de terra e mal conservadas por grandes períodos. Quando eles estiverem equipados no veículo, dê sempre preferência a vias asfaltadas e que apresentem longos trechos de reta.
Quando os trajetos realizados pelo veículo demandam um equilíbrio entre as características dos tipos anteriores, talvez seja bom optar pelos pneus de média severidade. Esse costuma ser o caso de rotas regionais, em que é preciso rodar tanto por vias e estradas mais rápidas quanto em cidades, que apresentam condições mais adversas, como aclives e declives.
Ao buscar uma melhor relação custo-benefício na hora de trocar os pneus do caminhão, alguns optam pelos pneus de média severidade. Isso porque, devido às suas características mais balanceadas entre resistência e desempenho, imaginam que essa é a melhor alternativa.
No entanto, a verdade é que essa decisão deve ser tomada de forma planejada, de modo que sua utilização seja de fato bem dividida entre os cenários possíveis. Assim, os pneus de média severidade terão o desempenho esperado e uma boa durabilidade.
Assim como ocorre no caso dos veículos de passeio e esportivos, os pneus off-road são indicados para caminhões que precisam interagir com terrenos de terra e lama. Suas principais características são a alta aderência ao solo e a resistência ao desgaste, que é bem maior nesses tipos de via.
Apesar de existirem muitas estradas que oferecem péssimas condições de tráfego aos veículos, o mais comum é que esses pneus sejam empregados para usos específicos. São exemplos os caminhões que operam nas áreas de mineração e de construção civil.
Mais uma vez, temos pneus de características mistas, mas, aqui, entre os off-road e os comuns de asfalto. Para optar por eles, serve a mesma lógica dos pneus de média severidade: vale a pena quando a proporção entre vias asfaltadas e de terra está próxima de 50% para cada.
Adiantamos no início do post, mas vale a pena reforçar que a escolha pelo pneu correto para cada tipo de caminhão deve levar em conta as especificações do próprio veículo e o seu objetivo no dia a dia. Em caso de dúvidas, o melhor a fazer é consultar seu manual do proprietário, no qual devem constar as informações sobre o tipo de pneu ideal a ser utilizado.
Também é fundamental estar atento aos sinais que demonstram o momento de realizar a troca dos pneus do caminhão. O mais importante deles é o indicador TWI, que são aqueles ressaltos de borracha existentes nos sulcos. Quando o desgaste do pneu atingir essa marca, ele já é considerado careca e precisa ser substituído.
Verifique regularmente também se existem bolhas ou rachaduras ao longo das estruturas dos pneus. Essas partes se tornam verdadeiros pontos fracos, trazendo riscos e insegurança a qualquer viagem. Se observar esse tipo de dano nos pneus, o ideal é realizar a troca quanto antes.
A escolha pelo pneu de caminhão correto passa ainda pelas marcas e fabricantes. O melhor é sempre optar por produtos de empresas reconhecidas no mercado e que ofereçam garantia contra qualquer defeito de fabricação. Seguindo esses cuidados, não há dúvidas de que você vai acertar na escolha dos pneus e conseguir aproveitar todos os benefícios que eles podem fornecer ao seu trabalho.
Então, esclareceu as suas dúvidas sobre os tipos de pneu de caminhão e quando utilizá-los? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos próximos conteúdos sobre o universo automotivo!