Conheça aqui quais são as principais partes do motor

Você sabe quais são as principais partes do motor de um carro? Os motores estão repletos de peças e estruturas que são indispensáveis para o bom funcionamento do veículo, afinal, ele funciona como o “coração” do automóvel.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, entender sobre o funcionamento do motor e seus componentes não é tão complexo. Além de, ser importante porque se algum problema ocorrer com uma de suas peças, o carro pode parar no meio da via — o que é muito perigoso.

Tem interesse pelo assunto e quer descobrir quais são as principais partes do motor de um veículo? Então, continue a leitura deste post que vamos apresentar um miniguia sobre o tema. Não perca!

Como funciona um motor de automóvel?

Inicialmente, para que seja possível entender sobre o tema, é preciso entender como funciona o motor de um carro. Na prática, no momento em que o motorista gira a chave, o combustível é enviado para os cilindros — compartimentos do bloco do motor.

Nos cilindros, os pistões agem da mesma maneira que êmbolos em uma seringa, por exemplo. As válvulas controlam a entrada de combustível vaporizado e de ar aspirado em quantias corretas.

A referida mistura é pressionada pelo pistão e acabada por uma centelha. Com a explosão, o pistão é empurrado para fora e o virabrequim gira. Tá vendo como o funcionamento do motor não é tão difícil?

Se você ainda não conseguiu entender direito o funcionamento do sistema, não se preocupe. O assunto vai se tornar mais fácil quando explicarmos, no próximo tópico, os principais componentes do motor.

Quais são as principais partes do motor?

Agora que você já sabe como o motor funciona, vamos apresentar, a seguir, quais são as suas principais peças!

Válvulas

As válvulas de admissão e escape são componentes que se abrem na hora adequada a fim de deixar que combustível e ar entrem e saiam. É válido ressaltar que ambas as válvulas ficam fechadas no momento da compressão e a combustão de modo que a câmara de combustão fique vedada.

Vela de ignição

Já a vela de ignição é uma peça que concede a centelha que inflama a mistura de combustível e ar para que a combustão ocorra. A faísca deve ocorrer somente da hora adequada para que tudo funcione devidamente.

Pistão

O pistão, por sua vez, é uma peça cilíndrica de metal que tem como função se mover para baixo e para cima no interior do cilindro.

Anéis do pistão

Os anéis de pistão têm como finalidade proporcionar uma vedação deslizante entre a borda externa do pistão e a borda interna do cilindro. Assim, podemos dizer que essa peça possui duas finalidades:

  • manter o óleo no cárter e impedir o seu vazamento para a área de combustão — local em que ele seria queimado e perdido;
  • impedir que a mistura de combustível e ar escape da câmara de combustão e vaze para o cárter durante a combustão e a compressão.

A maior parte dos veículos que “queimam óleo” e exigem que um litro seja adicionado a cada poucos quilômetros rodados fazem isso porque o motor é antigo e os anéis de vedação não funcionam mais da maneira adequada.

Biela

A biela é uma haste que liga o pistão ao eixo. Na prática, ela pode girar em qualquer uma das extremidades de maneira que o seu ângulo se altere de acordo com os movimentos do pistão, rodando o eixo.

Virabrequim

O virabrequim é uma peça que altera o movimento do pistão para cima e para baixo em movimento circular, fazendo com que as rodas do veículo se movam por meio do movimento no eixo cardã.

Bloco do motor

O bloco do motor é o local em que se localizam os cilindros. Trata-se de uma peça robusta para que ela consiga aguentar as explosões e comportar os sistemas de lubrificação e de arrefecimento.

Cárter e filtro de óleo

O cárter tem como finalidade armazenar e resfriar o óleo que, por sua vez, consegue lubrificar os pistões e auxiliar no resfriamento do bloco do motor. Antes, contudo, ele passa pelo filtro para eliminar impurezas.

Radiador e reservatório

O radiador é uma peça que consegue resfriar o fluido de arrefecimento que acabou de vir do reservatório e passa pelo motor. Esse sistema é capaz de manter o motor na temperatura adequada.

Quais são os prejuízos que podem ser causados se o motor apresentar falhas?

Um carro que apresenta falhas em partes do motor pode ter diversos problemas, afinal, como vimos, apesar de o motor parecer um único bloco, na verdade ele é composto por uma infinidade de peças diferentes, sendo todas relevantes para o bom funcionamento do veículo.

Cada um dos componentes do motor deve se mover para que o carro saia do lugar. Em geral, a maior parte dessas peças é composta de ligas metálicas, sendo que durante o movimento os metais entram em atrito.

Nos casos em que as peças não estão bem lubrificadas, em conjunto da alta temperatura, os componentes se fundem — motivo pelo qual esse problema é chamado de fundir o motor. Manter o óleo do motor em dia é primordial para evitar esse tipo de situação.

De modo geral, o calor também é muito prejudicial ao motor, uma vez que quando as peças estão quentes elas costumam expandir, ou seja, aumentar de tamanho. Isso gera mais atrito e pode fazer o sistema travar.

Para controlar a temperatura do motor uma boa dica é atentar para o painel do carro que, por sua vez, conta com uma luz de indicação de temperatura do líquido de arrefecimento.

Por fim, para evitar problemas no motor, também é relevante fazer a troca de filtros de acordo com o indicado pela fabricante do veículo no manual do condutor, uma vez que essa peça é responsável por impedir que partículas de impureza entrem no motor.

Agora que você já sabe quais são as principais partes do motor, atente para os cuidados que apresentamos e faça a devida manutenção em seu veículo para evitar um problema ainda maior nessa peça que é vital para o funcionamento do carro!

Gostou deste post? Então, assine a newsletter para receber atualizações dos nossos conteúdos em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa