Sistema ABS: conheça mais sobre essa tecnologia e peças envolvidas
Todo carro sai de fábrica com uma série de mecanismos para garantir a segurança do motorista e seus passageiros. À medida que a tecnologia se desenvolve, cada veículo também ganha mais recursos para facilitar seu controle. Um dos melhores exemplos desses avanços é o sistema de freio ABS, que já faz parte de todos os novos veículos atualmente.
Você provavelmente já ouviu falar desse nome ou mesmo algumas de suas funcionalidades. Esse é um dos componentes mais importantes para minimizar o risco de acidentes, especialmente em situações que exigem reação rápida por parte do motorista.
Acompanhe e entenda como funciona o sistema de freio ABS e suas principais vantagens.
O que é o sistema de freio ABS?
Abreviação de “Anti-lock Braking System” o sistema de freio ABS é uma tecnologia que auxilia na frenagem do veículo. Ele atua de forma independente nas rodas do veículo, controlando o travamento das rodas e reduzindo o tempo de frenagem.
A função dos freios, em condições normais, é travar as rodas. Porém, ao contrário do que alguns acreditam, um travamento repentino não significa o menor tempo de parada.
Além disso, quando as rodas travam, o motorista tem menos controle sobre o veículo.
Durante uma parada repentina, o ABS intervém nos freios, soltando e travando o sistema várias vezes rapidamente. Isso permite que o motorista mantenha o controle sobre o veículo, além de reduzir o tempo necessário para desacelerar.
Ele costuma ser utilizado junto a outros sistemas, disponíveis em alguns veículos para garantir mais segurança ao motorista. Com uma parada mais rápida e menor risco de derrapagem, é possível evitar acidentes com mais facilidade.
Como funciona o sistema de freio ABS?
O sistema de freio ABS possui quatro componentes principais, cada um com uma função diferente no controle do freio.
- Controlador eletrônico: que monitora os sensores de velocidade;
- Válvulas hidráulicas: responsável por controlar a pressão dos fluidos em cada roda;
- Sensores de velocidade (um por roda): são responsáveis por interpretar as informações de rotação das rodas e disparar sinais para a central eletrônica em caso de desalinhamento com a velocidade do automóvel;
- Bomba hidráulica: sua função é receber o fluido de freio após o acionamento do sistema.
- os desgastes das pastilhas, discos, tambores e das sapatas de freio;
- a situação do fluido;
- estado dos cilindros;
- o funcionamento do sistema de freio ABS;
- entre outros.