Sistema ADAS: como está deixando os veículos mais seguros?

Sistema ADAS: como está deixando os veículos mais seguros?

A tecnologia digital oferece mais praticidade e eficiência em diversos aspectos do dia a dia, incluindo na hora de dirigir. Existem cada vez mais recursos de assistência ao motorista, feitos para deixar a direção mais segura. Todas essas funcionalidades se combinam no que conhecemos hoje como o sistema ADAS de um veículo. Como esse sistema está deixando os veículos mais seguros?

Contar com esta tecnologia traz muito mais segurança e praticidade para dirigir. Especialmente se você possui algum fator que limita seu controle sobre o veículo. Assim, você pode relaxar mais enquanto dirige, sem aumentar o risco de acidentes.

Acompanhe e entenda melhor como funciona o sistema ADAS, seus principais recursos e vantagens.

O que é sistema ADAS?

ADAS é uma sigla em inglês para Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (Advanced Driver-Assistance Systems). Trata-se de um termo para se referir a todos os recursos de tecnologia automotiva utilizados tornar a direção do veículo mais segura, confortável e fácil.

Por ser um termo abrangente, ele inclui uma série de funcionalidades. Desde sistemas de alerta a diferentes tipos de perigo até aqueles que tomam controle do carro em situações de emergência.

Como funciona?

Existem duas categorias de funcionalidades para o sistema ADAS. Primeiro, existem as funcionalidades passivas. Estas funções estão sempre ativas e funcionam como alertas para o motorista em caso de ameaça. Assim, caso haja um risco de colisão ao manobrar, por exemplo, você recebe um aviso antes que aconteça.

Segundo, existem os sistemas ativos de assistência, os quais podem tomar controle do veículo em diferentes situações. Um bom exemplo são os reguladores de velocidade, os quais mantêm o veículo na velocidade certa de acordo com o trânsito. Ideal para quem dirige em vias expressas, onde é necessário manter a mesma velocidade por horas.

Quais as funcionalidades?

Como mencionamos, o sistema ADAS engloba várias funcionalidades diferentes, tanto ativas quanto passivas. Veja a seguir algumas das principais delas e como elas contribuem com a melhor direção.

Assistência de estacionamento

Esse é um sistema que automatiza parte do processo de estacionamento do carro. Quando acionado, ele detecta o posicionamento da vaga em relação ao veículo, calcula o movimento necessário e faz sua manobra por conta própria. Uma forma bem simples de estacionar com segurança, evitando colisões, mesmo em áreas com pouco espaço disponível.

Detecção de ponto cego

Outro recurso bastante útil para todo motorista é a detecção de ponto cego. Como o nome diz, trata-se de um sistema que gera um alerta quando detecta algo no ponto cego do motorista, que pode ser nas laterais ou atrás do veículo. Assim, você não corre o risco de colidir com algo fora da sua vista.

Detecção de pedestres

Uma das funções do sistema ADAS é diminuir o risco de acidentes. Algo bem exemplificado pela detecção de pedestres. Esse recurso monitora o caminho do veículo e identifica quando há pessoas em sua trajetória. Caso encontre alguma, pode alertar o motorista ou mesmo acionar outros sistemas de assistência do veículo para prevenir acidentes.

Freio automático de emergência

Os freios são indispensáveis para dirigir com segurança. Porém, há casos em que o motorista não aciona o sistema a tempo, o que aumenta o tempo de frenagem e pode levar a vários acidentes. Por isso muitos veículos possuem algum recurso de freio de emergência, o qual é ativado automaticamente como resposta a outros alertas. Muito útil para motoristas com tempo de reação mais lento.

Quais os benefícios?

Contar com um sistema ADAS em um veículo traz muito mais comodidade e segurança para o motorista. Confira aqui alguns dos seus principais benefícios.

Reduzir erro humano

Boa parte dos acidentes de trânsito ocorrem devido a erro humano. Problema na marcha, decisão incorreta ao dirigir, falta de atenção, entre outros fatores. Com a ajuda dessas tecnologias, você fica mais protegido contra estas situações, já que o próprio veículo pode intervir nestas situações e corrigir qualquer erro cometido pelo motorista.

Economia de combustível

Outro benefício comum deste sistema é a possibilidade de economizar combustível enquanto dirige. Muitos desses recursos envolvem automatizar certas funções ao dirigir, principalmente no controle da velocidade e ajustes mais minuciosos de direção. Como a máquina é mais eficiente nestas ações, ela consegue executar cada comando com o mínimo de consumo de combustível.

Segurança autônoma

Para quem dirige várias horas por dia ou tem alguma dificuldade física, é fundamental contar com o sistema ADAS para manter sua segurança. Caso você perca o controle do veículo ou fique com sono ao volante, não corre o mesmo risco de sofrer um acidente repentino. Sem necessidade de intervenção da parte do motorista.

Acessibilidade

Outra vantagem importante destes sistemas é proporcionar maior acessibilidade no trânsito. Muitos motoristas têm dificuldade de locomoção, tempo de reação lento ou outros problemas de saúde que podem diminuir seu controle sobre o veículo. Com a assistência ao motorista, eles podem dirigir com mais segurança e praticidade, apesar de suas dificuldades.

Como aumenta a segurança?

Assim como o ABS, iluminação e GPS, o sistema ADAS é um avanço considerável nas tecnologias de segurança e comodidade para todo motorista. A possibilidade de intervenção direta enquanto dirige já reduz consideravelmente as chances de acidentes no trânsito.

Mesmo que você faça uso apenas dos recursos passivos, já está mais protegido contra certas ameaças. Especialmente aquelas que podem ocorrer quando você está menos atento.

Como contar com o sistema ADAS no carro?

Não se trata de apenas um sistema, mas de um conjunto de funcionalidades que contribuem com sua segurança. Portanto, eles devem ser adicionados individualmente ao carro por um mecânico especializado, tanto em sua instalação quanto manutenção.

Porém, muitos desses recursos dialogam entre si, como é o caso da detecção de pedestres e do freio automático. Portanto, eles devem ser instalados de forma que funcionem corretamente em conjunto.

Agora você entende melhor o que é o sistema ADAS e por que ele é tão importante para a segurança e comodidade do motorista. Se você dirige com bastante frequência e quer mais praticidade, vale a pena investir em alguns destes recursos e começar a usá-los desde já.

Quer continuar se informando sobre as melhores ferramentas para dirigir com segurança? Então siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn agora mesmo!