O que você precisa saber sobre a tecnologia start-stop?

Mesmo enquanto dirige, é provável que um carro passe bastante tempo parado em sinais de trânsito, pedágios ou no engarrafamento. E o motor continua consumindo combustível, mesmo sem gerar movimento. Diante disso, cada vez mais motoristas estão investindo em veículos com a tecnologia start-stop.

Conhecer esse sistema e suas particularidades é um passo importante em qualquer oficina para saber como lidar com a demanda desses novos clientes.

Acompanhe e aprenda mais sobre a tecnologia start-stop, seus benefícios e quais cuidados devem ser tomados.

O que é a tecnologia start-stop?

Manter o motor ligado por muito tempo sem mover o carro é um desperdício de combustível O sistema start-stop desliga automaticamente o motor quando o carro não está em movimento e religa automaticamente o motor quando o motorista troca o pedal do freio pelo acelerador.

A principal diferença em relação a um desligamento manual é que apenas o motor fica parado. O sistema elétrico do carro continua funcionando, alimentando o ar-condicionado, por exemplo. Ele também é capaz de reconhecer quando o veículo está em uma ladeira e não se desliga, já que isso poderia provocar um acidente.

Quais são seus principais benefícios?

A tecnologia start-stop foi feita para lidar com uma série de dificuldades dos motoristas, proporcionando diversos benefícios. Veja aqui algumas dessas vantagens.

Economiza combustível

Mesmo que o veículo esteja parado, enquanto o motor está ligado, ele continua consumindo combustível. Sendo assim, enquanto o carro está parado em um engarrafamento, ele também está gerando gastos, mas não está exercendo sua função. Algo que pode aumentar consideravelmente seu custo no dia a dia.

A primeira função do sistema start-stop é ajudar a reduzir esse consumo. Como ele desliga e religa o motor automaticamente quando necessário, o total de combustível usado no dia é reduzido. A estimativa é uma economia em torno de 10% por dia. Considerando que alguns veículos percorrem mais de 500 km com um tanque cheio, seu rendimento aumenta o equivalente a 50 km.

Emite menos poluentes

Outra preocupação comum com a quantidade de veículos atualmente é a emissão de gases poluentes. A queima de combustível sempre gera um subproduto que agrava a poluição do ar nas grandes cidades e intensifica o aquecimento global. Algo que fica mais evidente durante um engarrafamento.

Com a tecnologia start-stop, o motor fica ativo por bem menos tempo, o que reduz a quantidade de combustível queimado e de gases poluentes emitidos. Em larga escala, essa redução faz uma grande diferença na qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas com grande concentração de veículos.

Faz menos barulho

Além da poluição do ar, outro problema que os carros trazem é a poluição sonora. Mesmo enquanto estão parados, os motores ainda fazem bastante barulho, o que pode ser prejudicial em áreas como escolas, hospitais, maternidades, creches, entre outros. Mesmo em outras áreas, o excesso de som também pode ser prejudicial à saúde da população ao redor.

Mesmo que apenas uma parte dos motores tenham um sistema start-stop, reduzir o número total de motores ligados e emitindo ruído contribui bastante para reduzir a poluição sonora. Algo que também ajuda no conforto de quem dirige.

Componentes leves

Uma questão importante a ser levada em conta na instalação de qualquer novo sistema em um veículo é o seu peso. Quanto mais pesado for o carro, maior é a força necessária no motor para fazê-lo se mover, além do aumento da pressão sobre o sistema de suspensão.

Felizmente, a tecnologia start-stop envolve componentes bem menores e leves, não havendo grande impacto no peso total do veículo. Isso significa que há poucas restrições para sua instalação e menor impacto no funcionamento de outros sistemas no veículo.

Sistema opcional

Há situações em que o sistema start-stop pode não ser ideal, como nos casos em que o veículo está em uma rua inclinada. Se o motor fosse desligado repentinamente, sem que o motorista puxe o freio de mão, pode provocar um acidente.

Felizmente, você pode decidir quando este sistema está ativo ou não em seu veículo. Se houver alguma situação em que ele não seja ideal, basta desativá-lo. O motor continuará ligado, até ser desligado manualmente.

Quais cuidados você precisa tomar?

Como qualquer novo sistema em um veículo, ele também exige alguns cuidados em particular dentro da oficina. Veja aqui os pontos mais importantes a serem levados em conta.

Bateria específica para esse sistema

Para que o sistema start-stop funcione, ele faz uso da bateria do veículo com muito mais frequência. Além de manter o sistema elétrico do carro funcionando, o que consome a bateria, ela também precisa ser acionada sempre que o motor for reativado.

Para dar conta de toda essa demanda, é necessário instalar uma bateria mais robustas que as convencionais. Portanto, fique atento na hora da reposição, instalar bateria de um veículo sem a tecnologia em um com o Start Stop pode até ser mais barato mas vai gerar uma grande dor de cabeça.

Desgaste mais frequente das velas

As velas do veículo é que fazem a ignição do motor, sendo acionadas quando o motorista dá a partida. Com a tecnologia start-stop, elas são usadas com maior frequência, sempre que o motor passa pelo processo de desligamento e religamento automáticos.

O resultado desse maior uso, como você deve imaginar, é um desgaste mais rápido dessa peça. Isso significa que a frequência das trocas tende a ser mais alta.

Manutenção mais frequente

Claro, as velas não são os únicos componentes afetados pela constante liga e desliga do motor. Dependendo do quão frequente é o seu uso, pode ser que outros componentes do veículo, como motor de partida, sofram desgaste mais rápido. Como resultado, o motorista precisa agendar revisões de acordo com o recomendado no manual do proprietário, além de ter atenção enquanto usa esse sistema.

Com o tempo, o start stop vai se tornar mais comum, exigindo mais manutenção, é aí que as oficinas preparadas para atender essa e outras tecnologias vão sair na frente.

E se você quer continuar se informando sobre as melhores peças e tecnologias automotivas, siga-nos no Facebook e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa