Tecnologias para caminhão: 10 soluções que vieram para ficar
O caminhoneiro é um profissional capaz de lidar com diferentes desafios: a distância e a saudade de casa, o trânsito, o transporte de cargas e as longas horas na direção. Apesar da sua admirável desenvoltura, o mercado já oferece avanços tecnológicos que beneficiam essa atividade. Para tornar a rotina mais fluida, confortável, econômica e agradável, todos os anos são lançadas diversas tecnologias para caminhão.
Com a implementação dessa tecnologia automotiva, os profissionais conseguem desempenhar sua função com mais responsabilidade e segurança. Por isso, reunimos uma lista de soluções disponíveis para facilitar a vida do caminhoneiro. Confira!
1. Retrovisores digitais
Os retrovisores são um importante item de segurança e devem estar na posição correta. Esse é um dos primeiros ensinamentos das aulas de direção. No entanto, os espelhos tradicionais têm algumas limitações devido ao ajuste manual. Para melhorar esse dispositivo, as montadoras já oferecem esse recurso.
Trata-se de uma tecnologia que visa proporcionar uma visão panorâmica, que busca reduzir significativamente os pontos cegos e oferecer uma visibilidade maior durante as curvas e manobras. Isso ocorre porque os retrovisores digitais contam com câmeras e sensores instalados do lado externo do veículo e proporcionam uma visão completa do que acontece ao redor do caminhão.
Normalmente, as câmeras são instaladas nos cantos superiores externos da cabine, cujas imagens são captadas e transmitidas em tempo real e alta resolução para as telas fixadas na cabine. Com isso, além da visão ampla, o motorista pode constatar a presença de obstáculos sem precisar movimentar-se para encontrar o melhor ângulo e ajustar o campo de visão.
E mais: o dispositivo não sofre interferências relacionadas ao tempo (chuva, neve ou serração), facilita a identificação de veículos maiores, ciclistas e até pedestres. Também possui um sistema infravermelho que melhora a visão noturna. Ou seja, só vantagens!
2. Computadores de bordo
O computador de bordo é um equipamento que concentra todas as informações pertinentes sobre a condução. Ele é comum em carros de passeios e está integrando vários modelos de caminhões mais modernos. O seu ponto alto é a possibilidade do motorista ter maior controle do veículo dentro da cabine.
Dentre as suas principais funcionalidades estão:
- relógios;
- cronômetro;
- quilometragem parcial;
- quilometragem total;
- velocidade atual;
- alerta de excesso de velocidade;
- consumo do combustível;
- necessidade de troca de óleo;
- temperatura do caminhão;
- horímetro (horas de funcionamento do veículo).
Outra vantagem do computador de bordo é a otimização da manutenção do veículo, pois ele alerta o motorista sobre eventuais necessidades de reparos, como a troca de óleo lubrificante (prolonga a vida útil do motor). Isso acontece porque o equipamento registra os dados em tempo real, o que facilita a identificação de problemas e possíveis falhas.
Dessa forma, o computador de bordo também auxilia na realização de reparos, pois monitora o veículo durante toda a rota e registra todos os dados no sistema. Dependendo da condição do caminhão e dos dados apresentados, o motorista será alertado sobre a necessidade de realizar a manutenção periódica.
3. Motores elétricos
A busca por alternativas aos combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, também tem pautado o mercado voltado para produção de novas tecnologias para caminhão. Sabemos que há anos o planeta sofre com a emissão de gases poluentes e pouco se tem feito para reduzir esse dano. Por isso, motores movidos a eletricidade estão ganhando mais espaço no meio automotivo e conquistam adeptos cada vez mais.
Esse pensamento sustentável que visa encontrar novas fontes de energia também traz vantagens para os motores: poluição sonora, contribuindo diretamente para o conforto do motorista e para uma condução mais agradável no trânsito, e a facilidade de manutenção, devido aos componentes e peças diferenciados em relação aos motores convencionais.
A redução da emissão de gases poluentes na atmosfera — contribuindo para a conservação do meio ambiente — somada às facilidades que a tecnologia proporciona tornam a condução do caminhão ainda mais segura, precisa e agradável.
4. Sistema de roteirização
Se para um motorista comum sair de casa com a orientação do trajeto com base em um mapa virtual já é rotina, para um motorista profissional é indispensável. O uso de dados de geolocalização via sistema de roteirização é uma espécie de copiloto tecnológico que traz inúmeras vantagens, como:
- rotas personalizadas;
- indicação do melhor trajeto;
- desvio de congestionamentos e rodovias com más condições;
- economia com pedágios e combustíveis;
- manutenção da estrutura do caminhão.
Isto é, além de otimizar as viagens, o sistema de roteirização proporciona mais segurança para o transporte de cargas e também reduz o custo e tempo de entrega.
5. Direção autônoma
Esse termo pode trazer um estranhamento devido à sensação de insegurança que ele causa. Em veículos de passeio já é uma realidade, mas é viável para caminhões também? Sim! Primeiro você deve entender que o objetivo dessa tecnologia não é substituir o motorista pela máquina, mas permitir que ele faça uso inteligente do seu trabalho. Isto é, que ele possa descansar durante os trechos mais tediosos do caminho.
Mas como esse conceito futurista funciona na prática? O motorista inúmeros recursos tecnológicos à sua disposição, como câmeras, sensores e radares. Então, quando o sistema indicar um longo período de velocidade e direção constantes, sem necessidade de conversões, a máquina faz uso dessas informações captadas e segue a condução.
Para isso, o sistema realiza uma checagem completa ao redor do caminhão: identifica pedestres e obstáculos, faz a leitura de placas de trânsito, monitora a velocidade e a direção de acordo com a localização desejada e faz uso de demais informações adicionais.
Com isso, é possível tornar a viagem menos cansativa para o motorista, criar rotas inteligentes, reduzir o consumo de combustível, otimizar as entregas e até diminuir o número de acidentes na estrada.
6. Veículos do tamanho certo
A principal meta das empresas de transporte é oferecer uma entrega rápida. Para isso, as mercadorias precisam ser transportadas do local de estoque até o cliente final. E o meio utilizado para alcançar esse objetivo são os caminhões. Mas como tornar essa logística mais produtiva e eficiente? Com veículos do tamanho certo.
Você deve estar se perguntando como isso ajuda o transporte de cargas. É simples: quando as cargas condizem com o tamanho do veículo, o processo se torna mais rápido, seguro e econômico. Por isso, muitas marcas já oferecem modelos com variados tipos e tamanhos em seus catálogos.
Isto é, se as cargas são proporcionais ao tamanho do veículo e a logística consegue agrupar bem as encomendas para um raio de destino comum, a transportadora vai economizar nos custos, uma vez que não vai precisar enviar dois caminhões — com combustível e mão de obra — para a mesma região. Além disso, a empresa vai ganhar com a eficiência de cada trajeto.
Ciente disso, conte com essa informação na sua próxima aquisição de frota e ofereça um melhor atendimento aos seus clientes.
7. Programação de tarefas
O que acha de ter um programa responsável por gerenciar o carregamento de cargas? Ele é capaz de indicar como deve ser feita a distribuição dos paletes com imagens de computação gráfica. Parece muito à frente do tempo? Pois saiba que esse sistema já vem sendo anunciado desde 2016 e está cada vez mais próximo de se tornar rotina entre os caminhoneiros.
A novidade é uma excelente saída para evitar erros comuns de distribuição de peso e sobrecarga no eixo. Essas falhas não só prejudicam o veículo como geram custos e perda de tempo, além de resultar em multa em alguns casos.
8. Freio de emergência
A atenção é uma característica imprescindível para quem trafega nas estradas com frequência. No entanto, muitas vezes, o excesso de atenção e preciosismo também podem induzir ao erro. Que tal contar com uma tecnologia para tornar as decisões mais acertadas? Esse é o objetivo do freio de emergência.
Trata-se de uma tecnologia que busca detectar os obstáculos — fixos ou móveis — durante o percurso e é capaz de realizar frenagens emergenciais mesmo quando o motorista não aciona o freio de forma manual e há um forte risco iminente de bater em outro veículo. Vale lembrar que o sistema Advanced Emergency Braking (AEB) também foi pensado para evitar alarmes falsos e frenagens desnecessárias.
Mas como o sistema detecta uma possível situação de perigo? Veja qual a sua composição:
- radar multiantena na dianteira do veículo com o objetivo de captar informações;
- câmera instalada atrás do pára-brisas para analisar informações como posição, dimensão e natureza do objeto;
- compilação de informações captados via computador de bordo;
- análise dos dados do próprio caminhão, como velocidade, pressão do pedal de aceleração e atividade do limpador de para-brisa.
Agora que você conhece o sistema, é a vez de saber como ele funciona na prática. São duas etapas. No primeiro momento, um alerta é enviado ao computador de bordo, acompanhado de um sinal sonoro indicando uma possível colisão. Isso ocorre para que o motorista entenda que há um risco e que o sistema foi acionado.
Depois, o assistente de freio aumenta a sensibilidade do pedal para auxiliar o motorista a evitar o choque. Caso o condutor não tenha essa reação, o sistema emite um novo alerta e começa a frear. Tudo isso com base em cálculos que envolvem a velocidade do caminhão, a distância do veículo até o obstáculo e o tempo necessário para a frenagem.
9. Softwares de gerenciamento de frota
Toda empresa que trabalha com transporte de cargas precisa de um software de gerenciamento de frota. Esse sistema é fundamental para simplificar o trabalho dos gestores, pois possibilita o controle dos vários veículos simultaneamente, de forma digital.
Com isso, o software garante a integridade das informações, reduz a burocracia de operações manuais, cria relatórios com estatísticas reais e também auxilia na manutenção preventiva dos caminhões. Tudo isso corrobora para uma gestão mais eficiente e redução de custos.
10. Tendências de tecnologias para caminhão
Antes de serem comercializadas, as tecnologias passam por uma fase de testes. Vale a pena ficar atento e conhecê-las para garantir qualidade e destacar-se no mercado. Confira algumas:
Monitoramento por drone
Quem trabalha com transporte de cargas sabe que esse serviço é muito visado, portanto requer o máximo de segurança. Além de dispositivos eletrônicos no próprio caminhão, é possível investir em monitoramento remoto em tempo real via drone. Com esse recurso, é possível identificar paradas repentinas, desvios bruscos e movimentações suspeitas.
Telas de bloqueio
Esse dispositivo lembra os filmes de ação onde o protagonista precisa salvar o mundo de um possível roubo ou explosão. Parece algo futurista, mas já está sendo testado. Imagine uma tela acoplada ao compartimento de carga com o objetivo de bloquear o transporte criminoso. Para mais segurança e comodidade, você pode acionar esse dispositivo de diferentes formas: por controle remoto (podendo ser acionado remotamente), via sensor ou até de forma manual.
Smart Truck
Agora até quem não usa caminhão com frequência vai ficar com vontade de ter um para chamar de seu. Já pensou ter uma inteligência artificial como copiloto? Isso mesmo, os chamados caminhões inteligentes são capazes de rastrear o pallet em todo o seu trajeto, desde o carregamento no estoque até o seu destino final. Além disso, o smart truck também gera relatórios importantes para o funcionamento do veículo e pode até indicar a quantidade de dióxido de carbono emitida, auxiliando o monitoramento e busca de redução de emissão de gases poluentes no meio ambiente.
Conectividade ampla
O caminhão gera muitas informações quando está em movimento: é, literalmente, uma “máquina”. Se bem analisados, esses dados podem ser cruzados, resultando em uma visão panorâmica para o motorista e o gestor da frota. Com base nisso, ele consegue otimizar a logística e reduzir os custos de transporte.
Quanto mais conectividade melhor é a logística. Por exemplo, se um caminhão com conectividade ampla detecta outro caminhão com a mesma tecnologia na via, ambos terão a troca de informações como tipo de veículo, posição na rodovia, percurso e velocidade.
Dessa forma, o sistema emite orientações inteligentes para os dois veículos e, consequentemente, a estrada ganha uma tráfego melhor. Agora imagine vários caminhões na mesma região fazendo o uso dessa tecnologia. Todos saem ganhando!
Agora vamos para um exemplo prático? O escudo de proteção digital permite que diferentes veículos, em um raio de centenas de metros, troquem informações até dez vezes por segundo. Isto é, o sistema indica, muito antes que os motoristas ou sensores percebam, a presença de carros e motocicletas.
Dessa forma, aqueles veículos que possuem a tecnologia nesse raio de distância ganham mais uma chance de realizar a condução defensiva, contribuindo para um trânsito mais seguro e, claro, conectado.
Melhoria na aerodinâmica
Você já deve ter percebido que os últimos lançamentos de caminhões possuem uma estética futurista. Isso ocorre porque cada vez mais as montadoras estão investindo em aerodinâmica. O objetivo é proporcionar mais estabilidade ao veículo e conforto ergonômico para o condutor acompanhado de um design elegante.
Quando o projeto é bem planejado e executado, o caminhão rompe a resistência do ar com facilidade e diminui o seu gasto energético. E apesar de inovadora, essa tecnologia já é tendência, o que significa melhores condições de negociações com baixo custo.
Sustentabilidade
Como já foi dito, o transporte de cargas têm uma forte responsabilidade na conservação do meio ambiente devido às emissões de gases poluentes. Por isso, as novas máquinas privilegiam fontes alternativas de combustíveis. Também há um investimento maior para uso de motores elétricos e outras deduções ou compensações de impactos ambientais.
Dupla embreagem
Lançada pelo mercado internacional, essa tecnologia visa a rapidez na troca de marchas. O dispositivo também traz mais suavidade e menor desgaste nos componentes do veículo, o que reduz consideravelmente os custos de manutenção.
Que tal “pular” uma ou mais marchas e ir direto da terceira para a quinta durante uma descida? Ou da quarta para a segunda numa reduzida? Tudo isso é possível com o gerenciamento inteligente do câmbio de dupla embreagem.
Veja como ele funciona na prática: são utilizados dois eixos de entrada e força ao mesmo tempo que as duas marchas são engatadas (simultaneamente). Ou seja, se o veículo arranca na primeira marcha, a segunda já está pronta para entrar em ação. Daí, a partir do momento em que uma das embreagens é liberada, a outra fica acoplada. Mas esse processo é muito rápido, ocorre em frações de segundo, de forma automática.
Mais vantagens das tecnologias para caminhão
Para quem só encontra tecnologia na oficina mecânica, chegou a vez de você concordar que os caminhões inteligentes já são uma realidade e têm muito o que evoluir. O motorista, por sua vez, é o principal beneficiado com esses feitos. A seguir, veja alguns progressos que as novas tecnologias para caminhão trazem para essa categoria profissional.
Conforto
Tudo o que vem para facilitar a vida do condutor é muito bem-vindo. A modernização de itens essenciais para a direção, como câmbio e direção, diminuem o esforço necessário durante a viagem e tornam o trajeto mais agradável. Dessa forma, o motorista não se sente tão cansado e consegue focar mais no seu trabalho. Um veículo bem climatizado, por exemplo, traz um conforto térmico aconchegante para a cabine capaz de minimizar possíveis desconfortos de longas horas na estrada.
Segurança
Assim como o monitoramento por drones e as telas de bloqueio é importante investir em soluções como GPS e sistemas de rastreamento para oferecer mais proteção e segurança ao motorista, ao veículo e à carga, pois estes vivem constantemente expostos aos perigos.
Economia
Todo dispositivo tecnológico é pensado com o objetivo de ser capaz de otimizar o manuseio do veículo ou de diminuir os custos. Ou seja, se a entrega é bem planejada e as rotas são definidas de forma inteligente, há economia de combustível e itens como freios e pneus. Com a entrega mais eficiente, há economia de tempo. E assim em diante em inúmeras tecnologias para caminhão.
Planejamento de cargas
Imagine organizar todas as informações sobre as cargas de forma manual: local de armazenamento, destino, prazos de entrega, data de validade e demais detalhes sobre os itens que serão levados até o cliente. Seria um processo demorado e trabalhoso para ser feito por pessoas, concorda? Para isso podemos contar com a inteligência artificial. O mercado já dispõe de programas inteligentes capazes de suprir essa necessidade e facilitar as demais etapas do transporte de cargas.
Definição de rotas
Parece muito estranho lembrar que há pouco tempo os motoristas se orientavam por mapas físicos para realizarem viagens automobilísticas. Sair de um ponto A para o B era fácil de assimilar, mas e para atender várias rotas num único dia? Como organizar essa logística? Graças à tecnologia esse processo ficou mais rápido e prático. Com um bom GPS é possível trafegar até por vias desconhecidas, com definição de rotas inteligentes e otimização nas entregas.
Como você viu, as tecnologias para caminhão têm revolucionado o desempenho dos veículos e os processos logísticos e de gestão. Que tal implantar essas novidades na sua companhia ou até mesmo alinhar-se com as tendências do mercado? Se você busca competitividade, melhor atendimento para os seus clientes e bons resultados, não deixe de investir nessa área!
Agora que você já conhece as opções existentes e as que estão por vir terá mais facilidade para montar ou trocar o seu automóvel. E para mais informações sobre o mundo dos caminhões, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.