5 cuidados que você precisa ter com viagens de carro

Em tempos de pandemia, além de atentar para os cuidados com a revisão do veículo e a possibilidade de dirigir na chuva, o motorista precisa colocar na lista outros itens. Ao programar suas viagens de carro, é necessário acrescentar os cuidados para não ser contaminado pelo vírus da Covid-19 ou transmiti-lo, caso seja um assintomático.

A orientação geral é para que todos fiquem em casa e, assim, evitem a aglomeração de pessoas. No entanto, sabemos que nem todos têm condições de seguir à risca essa recomendação e, por isso, precisam sair. Essa é a realidade dos motoristas particulares, por exemplo, que, apesar da pandemia, precisam seguir com a rotina de viagens.

Sabendo disso, preparamos este artigo para mostrar a você quais são os cuidados necessários visando reduzir as chances de ser contaminado enquanto viaja de carro. Acompanhe a leitura!

Existe risco em realizar viagens de carro na pandemia?

Como mencionamos, durante a pandemia, muitas pessoas precisaram continuar com a sua rotina de trabalho. Afinal de contas, mesmo que a recomendação seja para que todos fiquem em casa, sabemos que os serviços considerados essenciais para a sobrevivência, abastecimento, saúde e segurança permaneceram a todo vapor.

Logo, foi necessário que muitos saíssem para cumprir com esse propósito. Então, surge a dúvida: há risco de contaminação ao viajar de carro durante a pandemia? A resposta é sim. Isso porque, desde que tenha pontos de contato com outras pessoas, é possível que ocorra a transmissão do vírus. Em caso de viagens, os pontos de contato são:

  • postos de combustíveis;
  • pedágios;
  • restaurantes;
  • pousadas;
  • caronas.

Quais cuidados devem ser tomados para viajar na pandemia?

Diante dos riscos de contaminação e a necessidade de viajar na pandemia, a solução para se manter seguro está nos cuidados com a higienização durante o trajeto. Então, saiba o que você precisa fazer para evitar as chances de contaminação e se manter seguro enquanto viaja.

1. Promova a limpeza do interior do veículo

Antes de qualquer medida, a higienização do carro é a primeira coisa que você deve fazer. Sendo assim, limpe todas as superfícies que serão tocadas, como:

  • câmbio;
  • volante;
  • espelho retrovisor;
  • maçanetas;
  • painel;
  • e botões de rádio, farol, lanterna ou qualquer outro que precisa ser acionado.

Eles devem ser devidamente higienizados com álcool em gel 70%. Caso tenha restrições ao produto, a limpeza deve ser feita com apenas água e sabão. Você pode até carregar dentro do carro um borrifador com essa mistura para facilitar a higienização.

2. Use a máscara ao sair do veículo e/ou abrir a janela

Sabemos que o uso da máscara é uma das principais recomendações de proteção contra a Covid-19; por isso, desde que começou a pandemia, o item se tornou obrigatório. No entanto, se você for viajar sozinho ou com pessoas com quem já convive, não há necessidade de utilizar a máscara enquanto todos estiverem dentro do carro.

No entanto, é necessário deixar o acessório sempre por perto para utilizá-lo quando precisar sair do carro ou abrir a janela para dialogar com terceiros. É o caso de situações de paradas em postos de combustível e pedágios. Lembrando que, em situações como essa, a utilização da máscara é obrigatória, ok?

É importante deixar claro que, caso uma pessoa de fora (que não compartilhou o mesmo ambiente que você durante a pandemia, como a sua família) for pegar carona, todos que estiverem dentro do carro deverão utilizar a máscara. Tenha em mente que vocês estão dentro de um recinto fechado e, por isso, é importante se precaver. Mesmo que a outra pessoa pareça estar saudável, ainda há o risco de ela está contaminada.

3. Prefira viajar com as janelas abertas

Escolher entre deixar as janelas abertas ou fechá-las e ligar o ar-condicionado é, com certeza, uma das principais dúvidas dos motoristas que vão viajar durante esse período.

A recomendação dos especialistas é para que o motorista dirija o veículo com as janelas abertas, pois proporcionam uma melhor circulação de ar dentro do carro. Mas isso não impede de você ligar o ar-condicionado por alguns minutos apenas para manter no sistema de refrigeração ativo.

4. Leve álcool em gel em suas viagens de carro

Além da máscara, o álcool em gel se tornou um item indispensável durante a pandemia. Tendo em vista a função que ele tem de higienizar, ficam claros os motivos pelos quais se tornou tão necessário no nosso dia a dia.

Sendo assim, orientamos que você leve junto um recipiente com álcool 70% para fazer a higienização das mãos, superfícies de contato e objetos que serão manuseados durante a viagem.

5. Dê preferência de viajar sozinho

Embora seja permitido viajar com mais de uma pessoa dentro do veículo, aconselhamos que, sempre que possível, você escolha fazer a viagem sozinho.

Isso porque, além de evitar uma pequena aglomeração, suas chances de contrair (ou transmitir) o vírus serão bastante reduzidas. Lembrando que pessoas assintomáticas não demonstram os sintomas, mas podem transmitir o vírus. Por isso, se você for ter contato com qualquer pessoa durante a viagem, não se coloque em risco e faça uso de todas as medidas de proteção.

É possível realizar viagens com carro alugado?

Sim, durante a pandemia, muitas locadoras de veículos continuam funcionando. Nesse caso, os cuidados com a higienização devem ser redobrados. Por isso, antes de alugar um carro, procure saber como está sendo o procedimento adotado pela locadora para realizar a limpeza dos veículos após a utilização.

Lembrando que as orientações citadas neste artigo devem ser seguidas mesmo quando a empresa responsável pelo veículo já tenha realizado a limpeza do automóvel antes de passá-lo para você, ok? Como mencionamos, durante a viagem, há chances de ocorrer contaminação caso as medidas de proteção não sejam seguidas à risca.

Esses são os cuidados básicos que você precisa ter sempre que for realizar suas viagens de carro. Como vimos, as orientações são fáceis de serem seguidas. Por isso, não deixe de colocar em prática nenhuma delas. Além disso, ressaltamos a importância de continuar permanecendo em casa até a situação ser totalmente controlada no Brasil.

Achou as informações deste artigo úteis? Então, compartilhe-as com seus amigos e colegas divulgando nas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.