Para o Motorista

Carro novo ou seminovo: veja os benefícios de cada um e saiba por qual optar

carro novo ou seminovo

Está se preparando para comprar um veículo ou para trocar o seu? Nessa hora, uma dúvida comum é saber se é mais vantajoso adquirir um carro novo ou seminovo. Há vantagens e desvantagens entre as duas opções e a decisão final deve ser tomada de acordo com os seus desejos, necessidades e, claro, condições de pagamento.

Neste artigo, vamos mostrar a você um comparativo entre o carro novo e o seminovo, apontando os benefícios e desvantagens de cada um deles. A ideia é ajudar você a decidir qual a opção mais indicada no seu caso. Assim, você saberá quais aspectos devem ser levados em conta para escolher um veículo nas duas situações. Confira!

Quais são as vantagens?

É mais vantajoso comprar um carro novo ou seminovo? Não há uma opinião fechada sobre esse assunto. Se perguntar aos seus amigos, certamente terá respostas diferentes. Por isso, vamos desvendar as diferenças entre eles e quais são as vantagens.

Carro novo

Entre os principais benefícios da compra de um veículo zero-quilômetro está, sem dúvidas, a garantia de fábrica. Normalmente, as montadoras concedem de três a cinco anos dessa vantagem, o que oferece mais segurança ao comprador.

Ao comprar um veículo novo, você também terá mais facilidades para obter a documentação. Outra vantagem dessa escolha é que você pode ter uma confiança maior na vida útil das peças e em sua qualidade. Afinal, dificilmente você terá problemas mecânicos nos primeiros quilômetros rodados com o carro, não é mesmo?

Por fim, na hora da revenda, as chances de fazer isso com maior facilidade aumentam. Se bem que, nesse caso, você não precise correr para trocar de automóvel, uma vez que o prazo de validade das suas peças é bem maior. Assim, poderá planejar-se bem financeiramente para a próxima compra.

Veículo seminovo

As vantagens de comprar um carro seminovo vão muito além do preço mais em conta. Uma delas é que, com a diferença do valor, você consegue adquirir um veículo com mais opcionais de conforto, como quatro portas, ar-condicionado, câmbio automático etc.

Além disso, a depreciação é pelo menos 10% menor do que a ocorrida com os carros saídos de fábrica. Quanto à garantia, o seminovo costuma conservá-la, desde que a compra seja feita dentro do prazo estabelecido pela fábrica e que o dono anterior tenha feito as revisões previstas no manual.

No entanto, é preciso cuidado ao escolher o seu seminovo. Só vai valer a sua compra em relação ao zero-quilômetro se você verificar com cuidado as condições atuais. Como ele foi cuidado, a quilometragem, entre outros pontos, são de extrema importância. Um bom mecânico de confiança pode ajudar você nessa avaliação.

O que levar em conta?

Além do que já mencionamos, você deve fazer uma análise bem aprofundada das questões que listaremos a seguir para descobrir qual é a opção mais adequada.

Preço e condições de pagamento

Você já entendeu que, ao comprar um carro seminovo, você poderá economizar ao escolher o modelo que prefere, certo? Além disso, é possível aliar a compra a mais possibilidades de equipamentos, conforto, sofisticação e potência. Isso porque ele será mais barato e terá desvalorizado menos do que o zero-quilômetro.

Por outro lado, os carros novos, normalmente, são financiados pelas empresas com taxas de juros mais atrativas. Se você pretende parcelar a compra, deve, portanto, colocar na ponta do lápis todos os valores pesquisados para checar qual deles vale mais a pena.

Frequência de troca

Você é daquelas pessoas que trocam de carro a cada ano porque gostam de acompanhar as novidades e tendências tecnológicas do mercado? Ou, ainda, precisa fazer isso porque usa o veículo para trabalhar ou viajar e não quer que ele seja desvalorizado por causa da quilometragem alta?

Saiba que se a sua frequência de troca do carro for muito alta, a compra de carro zero fará com que você perca muito dinheiro. Isso acontece porque há uma desvalorização mais rápida para os veículos novos. Entretanto, se for passar pelo menos três ou quatro anos com o mesmo carro, é uma boa ideia optar pelo zero-quilômetro.

Garantia e acessórios

Compare os modelos de carros que você mais gostaria de ter e pesquise entre os novos e seminovos. Certamente, você encontrará veículos usados com muito mais opções de equipamentos, acessórios, itens de conforto, etc. pelo mesmo valor de um zero que, muitas vezes, vem da fábrica sem esses adicionais. Fora isso, a montadora mantém a garantia mesmo com a troca do proprietário.

Como escolher entre carro novo e seminovo?

Essa é uma decisão bem pessoal, mas elaboramos uma lista com 8 dicas de atitudes que você deve tomar antes de bater o martelo sobre a sua escolha. Temos certeza de que ela vai ajudar você a optar pelo melhor:

  • pesquise modelos e preços, tanto na internet quanto pessoalmente. Analise comparativos feitos pela imprensa especializada e, até mesmo, entre amigos;
  • verifique a variação de preços usando a Tabela Fipe;
  • faça as contas dos custos, incluindo impostos a pagar, licenciamento do veículo e consumo de combustível;
  • sempre faça o test drive;
  • no caso do seminovo, leve o carro para uma avaliação do seu mecânico de confiança;
  • também no caso dos carros seminovos, não deixe de pesquisar o histórico da documentação e de multas;
  • compre somente em revendas e lojas com credibilidade e experiência no mercado;
  • não se esqueça de fazer a cotação do seguro automotivo, levando em conta o modelo e o ano de fabricação.

Com tudo o que foi lido aqui, você provavelmente já tem uma ideia melhor de como fazer a análise e tomar a decisão certa sobre a compra do veículo. Só não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro para a compra, levando em consideração os gastos com combustível, manutenção, IPVA, seguro etc.

Independentemente da sua escolha entre carro novo ou seminovo, não deixe, também, de fazer a manutenção preventiva, levando o veículo a uma oficina mecânica com credibilidade e que use peças de qualidade no seu automóvel.

E então, gostou das nossas dicas? Leia o nosso guia completo sobre troca de carro e descubra o momento ideal para fazer essa mudança!