O que é preciso fazer quando seu carro é atingido por uma enchente?
Carro e enchente são duas palavras que, quando juntas, podem assustar qualquer motorista. Em períodos de chuva forte, os alagamentos são muito comuns em algumas cidades brasileiras, estando relacionados a um processo de urbanização desorganizado e sem planejamento.
Por ser um problema antigo, sabemos as consequências que ele provoca. No entanto, ainda sim vemos motoristas imprudentes que se arriscam a atravessar uma enchente e acabam se envolvendo em um acidente de trânsito.
Por outro lado, existem aqueles motoristas que, durante o período de chuvas intensas, tomam todos os cuidados necessários, mas, apesar das precauções, o carro acaba atingido por uma enchente. E o que fazer quando isso acontecer? A primeira dica é: não se desesperar; e a segunda: não deixar de ler este artigo!
Por meio dele, você saberá o passo a passo de como proceder caso o carro seja atingido por uma enchente. Então, acompanhe a leitura!
Acione o seguro ou guincho para remover o carro do local
Antes de qualquer decisão, é necessário ter em mente que, ao visualizar uma placa alertando sobre presença de enchentes, ou perceber que, no local onde você está, a água sobe a nível rápido demais, não se arrisque a atravessar. Pare o veículo e procure um lugar seguro, ok?
Tomou os devidos cuidados e o carro foi pego por uma enchente? Mantenha a calma e não coloque a sua vida e a de mais pessoas em risco numa tentativa de “salvar” o veículo, pois os prejuízos podem ser recuperados.
O próximo passo consiste em observar se o carro parou de funcionar. Se o veículo estava ligado e desligou de repente, é sinal de que já tem presença de água nos componentes do motor.
Não instista em ligar o carro em uma enchente
Nesse caso, é recomendado não insistir para que ele volte a funcionar, uma vez que a ação pode resultar no calço hidráulico. Este é um problema grave que danifica diversas peças do motor por causa do acúmulo de água ou de óleo.
Sendo assim, espere a chuva passar e a água baixar para acionar o seguro ou o guincho e fazer a remoção do veículo. Se você tem o seguro, a situação é ainda mais tranquila. A seguradora ficará responsável pela reparação parcial ou total do veículo.
Contudo, se esse não é seu caso, saiba que você pode ser indenizado. Para isso, é preciso registrar um boletim de ocorrência e solicitar a ajuda de um advogado. Lembrando que o conserto de um veículo danificado por uma enchente pode custar de R$ 2.000 a R$ 10.000.
Leve o veículo para uma oficina
A ida ao mecânico será inevitável após a retirada do veículo da enchente. Afinal, será preciso realizar uma revisão completa para restaurar as partes danificadas. Os seguintes elementos devem ser observados:
- freios: quando molhadas, tanto as pastilhas quanto as lonas de freio ficam encharcadas e, por isso, têm sua capacitação de frenagem prejudicadas ― o mesmo vale para carros com freio ABS;
- embreagem e correia: quando em contato com a água, elas perdem a capacidade de aderência;
- parte elétrica: é de se esperar que, após uma enchente, o sistema elétrico do veículo tenha sido queimado e, por isso, necessite de reparos;
- filtro de ar: precisa ser trocado por causa do exceto de sujeira.
Tenha atenção especial com o motor do seu carro! Como mencionamos, a presença de água no motor pode causar o calço hidráulico. Esse problema ocorre em motores de combustão interna, quando o líquido (água ou óleo) é sugado para dentro da câmara de combustão. Com isso, o pistão exerce um grande esforço para sustentar a pressão.
O nível de gravidade desse problema é determinado pelo estado do motor quando a água entrou na câmara de combustão. Ou seja, se o veículo estava em marcha lenta, o motor simplesmente para de funcionar, e os danos podem não ser tão grandes.
A situação mais grave é quando o calço hidráulico ocorre no momento em que o veículo está dando partida, pois componentes como bielas, válvulas, virabrequim e bronzinas são afetados, podendo gerar a perda total do motor. Por isso, na revisão, realize uma vistoria completa no motor do seu carro.
Faça uma higienização profissional completa
A higienização também será muito necessária nessa etapa de recuperação do carro. Isso porque, mesmo que a água “seque”, a sujeira vai permanecer no veículo — o que resulta em mau cheiro e mofo. Sendo assim, para garantir uma limpeza completa e bem-feita, será preciso desmontar toda a parte interna do automóvel.
Acessórios como os bancos têm espuma injetada que absorve a água; por isso, é necessário retirar o tecido ou o couro para dar início ao processo de secagem e recuperação.
O carpete e o feltro também precisam ser removidos para serem higienizados. Vale ressaltar que, quando o proprietário demora para fazer a limpeza, ocorre a perda de alguns componentes como o feltro, sendo necessário a instalação de um novo.
Restaure a funilaria
Sabemos que muitas enchentes resultam em correntes que acabam arrastando tudo que encontram no caminho. Dessa forma, quando o veículo é tomado pela água, ele pode ser atingido por diferentes tipos de objetos que estragam a pintura e causam amassados na lataria. Por esse motivo, a restauração da funilaria é essencial para devolver ao carro o aspecto de novo.
Pontuamos que todas essas etapas de recuperação do veículo devem ser feitas por uma oficina de confiança, que tenha capacidade de resolver esses problemas e de devolver o carro em perfeitas condições de funcionamento.
Por isso, escolha uma empresa especializada nesse tipo de serviço e que preze pela qualidade. Logo, não use como princípio de escolha o preço cobrado, pois o barato pode custar caro. Lembre-se disso!
Carro em enchente? Preze pela segurança.
Afinal, por questões de segurança, todos esses procedimentos devem ser feitos antes de colocar o carro em uso novamente, reforçando a necessidade de escolher bem a empresa responsável pela recuperação do seu veículo.
Essas foram as nossas dicas do que você deve fazer quando o seu automóvel for tomado por uma enchente. Sabemos que a melhor solução é a prevenção, mas imprevistos acontecem e, por isso, é fundamental saber o que fazer diante de uma situação inusitada.
Gostou do artigo? Então, compartilhe esta informação com seus amigos nas suas redes sociais!