Tire agora todas as suas dúvidas sobre o sistema Common Rail Diesel
Os sistemas Common Rail Diesel são usados para melhorar a eficiência dos motores de veículos movidos a diesel, fornecendo pressão de combustível e tempo ideais em relação à carga do motor e velocidade. Trata-se de um tipo de sistema de injeção de combustível usado para injetar esse produto nas câmaras de combustão dos motores.
Tal sistema foi desenvolvido na década de 1970 como uma atualização dos sistemas anteriores de injeção de combustível, e foi comercializado a partir de 1980. É considerado um dos sistemas de injeção a diesel mais avançados do mundo atualmente e foi adaptado por muitas montadoras em todo o mundo, devido ao seu funcionamento.
Você já ouviu falar sobre o sistema Common Rail Diesel? Se está confuso sobre isso, não há motivo para se preocupar. Este guia esclarecerá todas as suas dúvidas sobre o assunto, confira!
Saiba o que é e como funciona o sistema Common Rail Diesel
Common Rail Diesel System é um compressor mecânico de deslocamento variável que fornece compressão para garantir a combustão dentro de um motor.
O objetivo dessa compressão é manter a geração de energia uniforme, proporcionando eficiência de combustível e reduzindo as emissões de escape. A maneira como esse sistema funciona depende de muitos fatores.
O funcionamento do Common Rail Diesel System é influenciado pelo volume de ar, a pressão e a temperatura. Todos esses componentes são regulados por válvulas solenoides que controlam os atuadores individuais para cada cilindro, os quais regulam a pressão de injeção de diesel dentro do motor.
Agora que você sabe o que é esse sistema, vamos explicar a relevância de conhecê-lo.
Compreenda a importância de saber mais sobre o sistema
Não subestime a importância do sistema Common Rail Diesel. Ao conhecer os seus diferentes componentes, você compreenderá como eles funcionam em conjunto e o seu impacto no consumo de combustível, bem como nas emissões de gases poluentes.
Com isso, descobrirá quais os seus benefícios e poderá comparar as especificações antes de tomar uma decisão de compra.
Esclareça as suas dúvidas
É normal que você tenha algum tipo de dúvida que precise ser esclarecida sobre o sistema Common Rail Diesel. O primeiro ponto é que é preciso compreender todos os detalhes de como esse sistema funciona.
Abaixo, registraremos várias respostas sobre as principais incertezas que os mecânicos podem ter ao se deparar com os termos!
Pressão do sistema Common Rail Diesel
A pressão desse sistema é uma característica dos motores a diesel que garante que o combustível seja fornecido de forma constante e precisa. Ela precisa ser mantida dentro do motor à medida que há mudanças de carga, além de responder a picos de demanda de energia, fornecendo rapidamente combustível adicional quando necessário.
Perigos de um sistema de injeção eletrônica Common Rail Diesel
Os motores a diesel e os sistemas de injeção de combustível existem há mais de um século. O motor mais atual é conhecido por contar com um sistema de injeção eletrônica — ou simplesmente Common Rail Diesel. Essa maneira otimizada de injetar os combustíveis ocorre em função de injetores com extrema precisão.
Esses componentes liberam uma dose precisa de combustível cada vez que o motorista gira a chave. Para entender quais são os perigos de um sistema de injeção eletrônica, é importante levar em consideração que os carros de hoje estão mais inteligentes do que nunca, equipados como motores computadorizados.
Além disso, cada vez mais os veículos são fabricados com sistemas modernos de controle de emissões, como um sistema de diagnóstico a bordo ou OBDII. Eles monitoram o desempenho do motor e identificam, até mesmo, pequenos problemas, antes que possam causar estragos maiores. Por esse motivo, são especialmente úteis para identificar quaisquer perigos o mais rápido possível.
Benefícios do sistema
Os benefícios do Common Rail Diesel fazem com que o sistema pareça uma tecnologia quase perfeita. Por exemplo, ele é mais eficiente em termos de economia, mais durável e compacto do que seus antecessores. Sendo assim, é uma opção tão atraente para o público.
O sistema foi projetado para funcionar em conjunto com outros componentes atualizados. Compreender esse aspecto do sistema diesel Common Rail Diesel pode ajudá-lo a entender melhor como todos os componentes funcionam e quais problemas ou preocupações podem ser antecipadas para os seus clientes.
Há determinadas peças, por exemplo, que podem não funcionar corretamente com carros ou tipos de motor mais antigos.
Componentes do sistema Common Rail Diesel
Os componentes do sistema Common Rail Diesel, normalmente, consistem em uma unidade de controle eletrônico, uma cabeça de cilindro, um turbocompressor, um intercooler, um resfriador de ar de carga e de combustível.
Todos esses elementos atuam em conjunto para manter a pressão em um nível ideal, bem como as temperaturas adequadas.
Esses componentes são vitais para que os motores dos veículos funcionem corretamente. Eles garantem que o combustível seja distribuído em pequenas gotas, que entram em combustão facilmente quando atingem as paredes da câmara — o que aumenta a potência e a economia.
Além do mais, os componentes do sistema Common Rail Diesel asseguram que o gás utilizado estará sempre em ótimas condições e que nunca entrará em contato com o ar, visto que isso pode causar corrosão ou diluição. Como pode ver, o Common Rivel Diesel faz com que os carros funcionem e evitam uma série de problemas.
Veículos que usam o sistema de injeção
Praticamente todos os modelos que contêm motores a diesel funcionam com esse tipo de injeção. Vale destacar que os fabricantes têm as suas próprias técnicas para a implementação da tecnologia, especificações distintas e variações no processamento eletrônico, na regulagem da pressão e nos procedimentos mecânicos.
O sistema Common Rail Diesel é aplicado em quase todos os tipos de veículo, desde os modelos voltados para o off road até aqueles que são conhecidos como populares compactos. Afinal de contas, essa tecnologia pode ser projetada para funcionar de maneira diferente de outros sistemas convencionais.
Confira outras vantagens do sistema Common Rail Diesel
Os automóveis fabricados com o sistema Common Rail Diesel vêm com calibração automática. A bomba inteligente é capaz de detectar automaticamente a ocorrência de mudanças na pressão, o que permite responder com o ajuste do volume — fornecendo, assim, combustão e desempenho do motor ideais, além de gerar níveis de emissões mais benéficos ao meio ambiente.
Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o sistema Common Rail Diesel? Saiba que vale a pena trabalhar com ele em sua oficina mecânica, já que a maioria dos carros modernos está equipada com esses componentes. Ele pode ir além de oferecer redução de custos aos seus clientes e aumentar a lucratividade do negócio.
Achou este conteúdo interessante? Então, deixe o seu comentário ou sugestão que em breve responderemos!