7 ótimas dicas de como vender um carro

Saber como vender um carro pode ser uma tarefa muito complicada para quem não tem prática no assunto. Porém, essa é a principal alternativa das pessoas que pretendem trocar o seu veículo. Afinal, as negociações de venda com as concessionárias, geralmente, tendem a derrubar muito o valor do carro. 

O problema se torna ainda mais complexo quando existe algum reparo a ser feito no veículo. O sucesso ou fracasso na venda do seu carro está diretamente relacionado com o que você faz antes de anunciá-lo. Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo. 

Nele, mostraremos 7 dicas simples que podem facilitar muito a venda do seu veículo. Continue lendo!

1. Reúna todos os documentos do veículo

O primeiro passo para saber como vender um carro é reunir todos os documentos do veículo. Nesse caso, temos os seguintes:

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV);
  • Documento Único de Transferências (DUT), um dos documentos necessários para a transferência do automóvel;
  • nada consta emitido pelo DETRAN do seu estado;
  • nota fiscal de aquisição, caso você seja o primeiro dono do carro, entre outras. 

É importante ter atenção quanto à forma de apresentação de algum desses documentos. Afinal, dependendo do ano do seu carro ou de quando ele foi emplacado, alguns não são mais impressos, existindo apenas em meio digital.

2. Encontre formas de anunciar

Outro ponto importante em como vender um carro é descobrir formas interessantes para anunciar o seu veículo. Basicamente, entre as três opções, a principal é contar com a ajuda de um intermediário. Nesse caso, é uma pessoa que já tem contato com possíveis compradores, o que facilita todo processo.

Porém, o trabalho dessas pessoas não é gratuito. Isso significa que ele cobra um percentual do valor do carro para fazer esse tipo de intermediação. A vantagem disso é a venda ser mais fácil. Tendo em vista, que esses profissionais já têm credibilidade sendo conhecidos no mercado. 

Como vender um carro na internet

Por outro lado, você mesmo pode fazer um anúncio utilizando a Internet. Atualmente, as redes sociais facilitam muito a divulgação e comercialização de diversos tipos de produtos. Não é raro encontrar publicações de pessoas vendendo carros e motos nesses sites especializados em vendas e, até mesmo, nas redes sociais. 

A grande vantagem é que esses canais têm poder de alcance absurdo. Além disso, muitas permitem a divulgação de veículos de forma gratuita. O interessante é que não são apenas seus seguidores ou amigos que receberão o seu anúncio. Isso significa ser perfeitamente possível que uma pessoa que está em seu círculo de amizade possa recomendar seu carro para outras, facilitando a venda.

Exposição do carro

Por fim, não podemos negligenciar o poder de uma boa exposição do carro em um local de grande movimento. Isso significa que além da estratégia mencionada, você também pode demonstrar o veículo à venda para as pessoas que passam por uma rua, por exemplo. Mesmo na era digital, esse tipo de anúncio ainda é possível. Logo, vale a pena investir em ambas as estratégias. 

3. Pense na forma de receber o valor da venda

Outra coisa importante a ser analisada é a forma de receber o valor da venda. Até mesmo os veículos mais simples têm um preço considerável. Sair com esse dinheiro pela rua até a sua casa ou banco pode ser bastante arriscado, especialmente em algumas cidades do Brasil. 

Por isso, você também precisa pensar na forma em que esse dinheiro chega até suas mãos. Uma alternativa interessante é apostar nas transferências online, tanto por meio do DOC, TED ou o famoso PIX. Contudo, também é preciso ter atenção nesses momentos. 

Isso porque também existem fraudes nesse tipo de operação. Sendo assim — contanto que não seja uma pessoa conhecida ou da sua família — jamais transfira o veículo sem ter a certeza de que o dinheiro já está em sua conta. 

4. Estipule um preço adequado

Como tratamos do assunto valor no tópico anterior em como vender um carro é importante destacar as formas de definir o preço do seu veículo. Basicamente, você precisa analisar dois critérios distintos. O primeiro é o preço que o mercado vem praticando em veículos do mesmo ano e modelo que o que você pretende vender. 

Quanto a isso é preciso ter dois cuidados. Primeiro, sempre analise o carro que tem os mesmos opcionais que o seu. Segundo, verifique veículos que estão sendo vendidos dentro do seu próprio estado e, principalmente, cidade. Os preços podem variar muito de um lugar para o outro.

Após avaliar o valor de mercado, você também pode conferir a tabela FIPE do seu veículo. Ela demonstra o valor médio que o seu carro tem. Em muitos casos, ela não é utilizada para determinar categoricamente o preço de um automóvel. Porém, serve para fornecer uma base para ambos os lados da negociação. 

5. Esteja aberto a negociações

Outro ponto importante em como vender um carro é estar aberto a negociações. Apesar de ser interessante fixar um preço de venda é fundamental dispor de uma margem de valor para conceder descontos ao eventual comprador.

Determinar um preço engessado em imutável pode prejudicar em muito a venda do seu veículo. Por isso é importante ter um valor com o qual você seria capaz de abrir mão para conseguir vender o automóvel. 

6. Verifique a possibilidade de consertar pequenas avarias

Outra dica importante é verificar a possibilidade de fazer pequenos reparos ou manutenção corretiva. Às vezes, você pode perder muito o valor de venda do seu carro devido a problemas simples que poderiam ser resolvidos anteriormente.

7. Faça uma revisão total no veículo em um mecânico de confiança

Para finalizar, também é interessante fazer uma revisão completa no veículo em uma oficina mecânica de sua confiança. Isso evitará que o futuro comprador tenha problemas logo após a compra e acabe colocando a culpa em cima de você. 

Ao ter uma comprovação de que o carro foi revisado antes da venda é possível se blindar quanto a esse tipo de reclamação por conta da outra parte da negociação. 

Agora, você já deve ter percebido que saber como vender um carro não é tão complexo quanto parece. Seguindo essas dicas, essa tarefa se tornará mais simples. Assim, você terá acesso ao valor da venda rapidamente, podendo utilizá-lo para investir em outro automóvel. 

Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre esse universo automobilístico? Então, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos como identificar o melhor momento para trocar de carro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa