5 erros na gestão de uma oficina mecânica que devem ser evitados

Para manter uma oficina mecânica com bons resultados por um longo período de tempo, não basta apenas ter bons profissionais e saber consertar bem os veículos. É necessário ter um bom planejamento, desde a escolha dos materiais utilizados, passando pelo controle de gastos excessivos, além das estratégias de marketing e divulgação.

São conceitos diferentes que atuam de forma conjunta para o sucesso da oficina e, quando negligenciados, podem fazer com que um estabelecimento que tem o potencial de crescimento, nunca atinja o seu auge. Para ajudar a evitar esse tipo de problema em seu estabelecimento, neste post, apresentamos os 5 erros mais comuns na gestão de oficina mecânica que você deve evitar a qualquer custo. Confira!

1. Negligenciar o treinamento dos funcionários

Sua equipe é ótima, seus colaboradores são experientes e estão com você há muito tempo, tudo isso é muito importante, porém, se eles não se mantiverem atualizados e qualificados, mesmo com anos de experiência, acabaram sendo superados pelas inovações. 

Os veículos estão cada vez mais modernos e tecnológicos, contando com sistemas complexos que controlam os mínimos detalhes. A manutenção deles depende de um conhecimento mais amplo sobre como a tecnologia influencia na mecânica automotiva. 

Além disso, as próprias ferramentas mais modernas exigem um maior nível de conhecimento, pois são produtos criados para entregar muito mais precisão, reduzindo a margem de erro, o esforço físico e melhorando a ergonomia. 

Por isso, se você quer manter a sua oficina competitiva, terá que investir na qualificação de seus colaboradores para trabalhar com o que há de mais atual — independentemente da experiência deles, todos os profissionais precisam passar por atualização periodicamente, até para relembrar algumas coisas.

2. Não controlar o estoque

Outro erro recorrente em oficinas mal geridas é a falta de um bom controle de estoque, que pode fazer com que haja perda no prazo de serviços por falta de componentes, além de outros gargalos produtivos. Muitos gestores acabam adiando o controle do fluxo de mercadoria por achar que é uma tarefa demorada, repetitiva e tediosa — mas, na verdade, ela é fundamental. 

Com a ajuda de um bom software de gestão é possível automatizar uma série de rotinas repetitivas, reduzindo a margem de erros e tornando a atividade menos massante. Dessa maneira, você passa a ter uma maior planejamento com base na quantidade de cada item disponível dentro de seu estoque e consegue controlar os desperdícios, perdas e roubos de peças e componentes com mais precisão.

3. Não separar as contas pessoais das da empresa

Um erro comum, principalmente de gestores iniciantes de oficinas médias e pequenas, é o de não separar as finanças pessoais das finanças do negócio. Essa é a senha para que seu planejamento financeiro vá por água abaixo, pois você estará sempre correndo o risco de utilizar o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais e o dinheiro pessoal para cobrir despesas da empresa. Os dois lados da moeda saem prejudicados.

A solução para esse problema é objetiva: crie uma conta separada para guardar o dinheiro proveniente da oficina e estipule um salário para você receber mensalmente em outra conta. Dessa maneira, você, além de organizar melhor as suas contas pessoais e da empresa, começará a acumular um capital de giro importante para o crescimento do negócio. 

Gestão de oficina e tecnologia

Com a transformação digital e o grande número de fintechs que temos atualmente, nunca foi tão fácil abrir uma conta de pessoa física e jurídica. Aproveite o momento e dê esse importante passo!

4. Não precificar o seviços de maneira correta

A precificação correta de um serviço deve ser feita com base no equilíbrio, ou seja, você não pode cobrar barato demais pelo serviço, pois não conseguirá o faturamento necessário para manter a sua estrutura e funcionários, além da lucratividade.

Da mesma maneira, ao cobrar caro demais, muito acima da média de mercado, afastará a clientela, e ficará sem o faturamento desejado. O cálculo correto do preço do serviço deve levar em conta uma série de fatores. 

O primeiro, é identificar o custo para a execução de cada serviço, contando a mão de obra, materiais necessários, despesas, tempo etc. Depois, é necessário levar em conta a sua margem de lucro e a expectativa do público em relação aos preços praticados na média.

Por isso, é tão importante focar em redução de custos, de erros, de desperdícios, negociar com fornecedores para obter vantagens e tornar a rotina mais produtiva — para que vocês possam produzir mais, com menos. Assim, você reduz o custo do serviço para poder cobrar um preço acessível aos consumidores e que entregue uma boa margem de lucro para a oficina.

5. Não fazer a divulgação da oficina

De nada adianta seguir todas as dicas dadas neste post, ou seja, ter uma equipe qualificada e atualizada, separar as contas para fazer um bom planejamento financeiro, manter um bom controle de estoque e uma boa precificação, se a sua oficina não for divulgada de forma eficiente. Atender aos clientes atuais e quem passa na frente se sua loja é fácil e não é necessário muito planejamento para isso. 

Porém, se você busca o crescimento, deve atingir quem ainda não conhece a sua oficina, quem ainda não sabe da sua qualidade e dificilmente passaria em frente ao seu estabelecimento.

Para isso, comece criando uma identidade visual para a sua oficina, com uma boa logo e elementos gráficos que remontam ao mercado. Crie perfis nas redes sociais, principalmente no Instagram, e divulgue seus serviços para as pessoas de sua região. 

Para atrair visitas, crie posts com dicas sobre cuidados com carro, necessidade de fazer a revisão periódica, sobre os barulhos que podem indicar problemas etc. É importante não focar apenas em seus serviços, mas oferecer materiais abrangentes, que façam o público recorrer a sua oficina como referência e lembrar dela na hora que precisar de reparos em seu veículo.

Esperamos que nossas dicas ajudem na redução de seus erros na gestão de oficina mecânica e que vocês possam otimizar os serviços, alcançando mais clientes, aumentando o faturamento e a lucratividade. Não esqueça sempre de escolher bons fornecedores e de utilizar a tecnologia ao seu favor para ampliar o seu campo de atuação.

Gostou das nossas dicas? Então, siga a nossa página no Facebook e receba em primeira mão as nossas novidades e promoções.

Estoque para oficina mecânica

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa