Freio a tambor: um panorama técnico sobre seu funcionamento e peças
Quem trabalha com oficina mecânica sabe que existem diferentes tipos de freio disponíveis no mercado, não é mesmo? O freio a tambor é um dos mais comuns, porque oferece inúmeras vantagens para os motoristas. Você entende como ele funciona ou conhece as principais peças?
Pensando nessas e em outras questões, preparamos este artigo. Durante a leitura, você encontrará um panorama técnico a respeito de suas características e outras informações úteis. Aproveite o texto para saber mais!
Quais são as diferenças entre freio a tambor e freio a disco?
Em poucas palavras, pode-se dizer que o freio a disco é composto por pastilhas e por um disco. Acionado de forma hidráulica quando o pedal é utilizado pelo motorista, faz com que os pistões pressionem as pastilhas contra o disco. Ele é conhecido como uma opção eficiente, porque dissipa bem a energia absorvida graças à exposição ao fluxo de ar. Além disso, não acumula sujeira. Em contrapartida, geralmente é mais caro. O tambor, por sua vez, é composto por um tambor metálico, placa de montagem, cilindro de roda, molas, ajustadores, sapatas de freio e, claro, a lona de freio. Seu funcionamento acontece quando o motorista pisa no pedal do freio e é transmitida uma pressão de fluido que age nos pistões, pressionando as sapatas contra as paredes internas do tambor. Este que está em movimento, gera atrito e, com isso, a diminuilçao da velocidade ou parada do veículo. Uma de suas grandes vantagens é ter um custo relativo menor. Contudo, ele costuma ser menos eficiente do que o freio a disco. Normalmente, os carros velozes, pesados e com maior motorização usam discos na parte traseira, pois o tambor tem a desvantagem de desregular com o passar do tempo. A manutenção do tambor também tende a ser barata, mas isso depende da quantidade de reparos e trocas a serem realizados. Quando é necessário trocar o tambor, o cilindro e a lona de uma vez, o procedimento fica mais custoso do que substituir as pastilhas ou o disco. Portanto, isso varia de caso a caso.Como funciona, na prática, o freio a tambor?
De modo geral, freios a tambor têm as seguintes peças:- tambor;
- lonas;
- cilindros;
- molas;
- pistão;
- duto;
- sapatas ou patins;
- reguladores.
Quais são os problemas mais comuns do freio a tambor e como resolvê-los?
Há alguns sinais que podem indicar problemas no freio:- a falta de estabilidade no freio de mão;
- uma roda "arrasta" ou bloqueia mais que as outras;
- a impossibilidade de frear de uma vez;
- a ineficiência da frenagem (o carro "atravessa" durante a frenagem).